Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazil-Sousa,Clarissa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Marques,Raquel Monteiro, Albrecht,Míriam Pilz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biota Neotropica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032009000300002
Resumo: Alimento é considerado o principal eixo da partilha de nicho entre peixes, sendo um fator importante para a organização de suas populações. Com o intuito de investigar essa assertiva para duas espécies filogeneticamente próximas, a dieta natural de dois peixes da família Heptapteridae, Rhamdioglanis transfasciatus e Rhamdia quelen foi caracterizada e comparada ao longo do curso longitudinal do rio Macaé. R. quelen foi classificada como carnívora, sendo crustáceos e peixes os itens mais importantes da sua dieta, ao passo que R. transfasciatus foi considerada invertívora, tendo consumido principalmente larvas de Trichoptera e de Diptera. A posição trófica calculada revelou que ambas as espécies são consumidoras secundárias, com valores um pouco maiores para R. quelen. As espécies podem ser consideradas generalistas, mas com algumas diferenças na estratégia alimentar adotada por suas populações: alguns grupos de indivíduos de R. quelen se comportaram de forma especialista, enquanto que a população de R. transfasciatus se comporta de forma generalista em sua maioria. Na comparação intraespecífica, a dieta de ambas foi muito semelhante entre as duas localidades, porém a sobreposição de nicho entre as populações das duas espécies foi quase nula nos locais de coocorrência, indicando a existência de partilha alimentar entre Rhamdia quelen e Rhamdioglanis transfasciatus no rio Macaé.
id FAPESP-1_24845b96ea33f1201f4ae68ba2b2ca16
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-06032009000300002
network_acronym_str FAPESP-1
network_name_str Biota Neotropica
repository_id_str
spelling Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJalimentaçãonichopartilha de recursosRhamdioglanis transfasciatusRhamdia quelenAlimento é considerado o principal eixo da partilha de nicho entre peixes, sendo um fator importante para a organização de suas populações. Com o intuito de investigar essa assertiva para duas espécies filogeneticamente próximas, a dieta natural de dois peixes da família Heptapteridae, Rhamdioglanis transfasciatus e Rhamdia quelen foi caracterizada e comparada ao longo do curso longitudinal do rio Macaé. R. quelen foi classificada como carnívora, sendo crustáceos e peixes os itens mais importantes da sua dieta, ao passo que R. transfasciatus foi considerada invertívora, tendo consumido principalmente larvas de Trichoptera e de Diptera. A posição trófica calculada revelou que ambas as espécies são consumidoras secundárias, com valores um pouco maiores para R. quelen. As espécies podem ser consideradas generalistas, mas com algumas diferenças na estratégia alimentar adotada por suas populações: alguns grupos de indivíduos de R. quelen se comportaram de forma especialista, enquanto que a população de R. transfasciatus se comporta de forma generalista em sua maioria. Na comparação intraespecífica, a dieta de ambas foi muito semelhante entre as duas localidades, porém a sobreposição de nicho entre as populações das duas espécies foi quase nula nos locais de coocorrência, indicando a existência de partilha alimentar entre Rhamdia quelen e Rhamdioglanis transfasciatus no rio Macaé.Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032009000300002Biota Neotropica v.9 n.3 2009reponame:Biota Neotropicainstname:Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP)instacron:BIOTA - FAPESP10.1590/S1676-06032009000300002info:eu-repo/semantics/openAccessBrazil-Sousa,ClarissaMarques,Raquel MonteiroAlbrecht,Míriam Pilzpor2010-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S1676-06032009000300002Revistahttps://www.biotaneotropica.org.br/v20n1/pt/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||juliosa@unifap.br1676-06111676-0611opendoar:2010-01-26T00:00Biota Neotropica - Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
title Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
spellingShingle Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
Brazil-Sousa,Clarissa
alimentação
nicho
partilha de recursos
Rhamdioglanis transfasciatus
Rhamdia quelen
title_short Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
title_full Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
title_fullStr Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
title_full_unstemmed Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
title_sort Segregação alimentar entre duas espécies de Heptapteridae no Rio Macaé, RJ
author Brazil-Sousa,Clarissa
author_facet Brazil-Sousa,Clarissa
Marques,Raquel Monteiro
Albrecht,Míriam Pilz
author_role author
author2 Marques,Raquel Monteiro
Albrecht,Míriam Pilz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazil-Sousa,Clarissa
Marques,Raquel Monteiro
Albrecht,Míriam Pilz
dc.subject.por.fl_str_mv alimentação
nicho
partilha de recursos
Rhamdioglanis transfasciatus
Rhamdia quelen
topic alimentação
nicho
partilha de recursos
Rhamdioglanis transfasciatus
Rhamdia quelen
description Alimento é considerado o principal eixo da partilha de nicho entre peixes, sendo um fator importante para a organização de suas populações. Com o intuito de investigar essa assertiva para duas espécies filogeneticamente próximas, a dieta natural de dois peixes da família Heptapteridae, Rhamdioglanis transfasciatus e Rhamdia quelen foi caracterizada e comparada ao longo do curso longitudinal do rio Macaé. R. quelen foi classificada como carnívora, sendo crustáceos e peixes os itens mais importantes da sua dieta, ao passo que R. transfasciatus foi considerada invertívora, tendo consumido principalmente larvas de Trichoptera e de Diptera. A posição trófica calculada revelou que ambas as espécies são consumidoras secundárias, com valores um pouco maiores para R. quelen. As espécies podem ser consideradas generalistas, mas com algumas diferenças na estratégia alimentar adotada por suas populações: alguns grupos de indivíduos de R. quelen se comportaram de forma especialista, enquanto que a população de R. transfasciatus se comporta de forma generalista em sua maioria. Na comparação intraespecífica, a dieta de ambas foi muito semelhante entre as duas localidades, porém a sobreposição de nicho entre as populações das duas espécies foi quase nula nos locais de coocorrência, indicando a existência de partilha alimentar entre Rhamdia quelen e Rhamdioglanis transfasciatus no rio Macaé.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032009000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-06032009000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP
dc.source.none.fl_str_mv Biota Neotropica v.9 n.3 2009
reponame:Biota Neotropica
instname:Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP)
instacron:BIOTA - FAPESP
instname_str Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP)
instacron_str BIOTA - FAPESP
institution BIOTA - FAPESP
reponame_str Biota Neotropica
collection Biota Neotropica
repository.name.fl_str_mv Biota Neotropica - Instituto Virtual da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP)
repository.mail.fl_str_mv ||juliosa@unifap.br
_version_ 1754575896755306496