As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
Texto Completo: http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/122
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a obra ‘Teoria Geral do Estado’ de Gerog Jellinek, buscando em seus fundamentos apontar as principais contribuições do referido autor ao Direito Internacional. Assim, parte-se da explicação da Autolimitação do Estado, segundo a qual o próprio Estado delimita o seu campo de ação por meio de regras jurídicas, as quais são criadas pelo Estado e para o Estado. Uma vez estabelecida a base de sua tese, na sequência do texto explora-se os reflexos da autolimitação do Estado para a teoria do Direito Internacional, primeiramente em relação ao fundamento voluntarista das regras de Direito Internacional, diferenciando-se do posicionamento jusnaturalista até então dominante; e, posteriormente, no que tange a sua posição monista com primado no Direito Interno enquanto base para compreender as relações entre o Direito Internacional e o Direito Doméstico. Para tanto, por meio do método dedutivo, realiza-se por meio desse escrito uma análise minuciosa da referida obra, trazendo, quando necessário, outros aportes doutrinários para fundamentar as explicações de Jellinek no que diz respeito à sua visão do Direto Internacional em relação ao Estado soberano.
id FASB-1_7e91534acf1ee970905ea2c37e4942bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/122
network_acronym_str FASB-1
network_name_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
spelling As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg JellinekDireito; Direito Internacional; Teoria do Direito.Gerog Jellinek; Teoria Geral do Estado; Autolimitação; Voluntarismo; Monismo.O presente artigo tem como objetivo analisar a obra ‘Teoria Geral do Estado’ de Gerog Jellinek, buscando em seus fundamentos apontar as principais contribuições do referido autor ao Direito Internacional. Assim, parte-se da explicação da Autolimitação do Estado, segundo a qual o próprio Estado delimita o seu campo de ação por meio de regras jurídicas, as quais são criadas pelo Estado e para o Estado. Uma vez estabelecida a base de sua tese, na sequência do texto explora-se os reflexos da autolimitação do Estado para a teoria do Direito Internacional, primeiramente em relação ao fundamento voluntarista das regras de Direito Internacional, diferenciando-se do posicionamento jusnaturalista até então dominante; e, posteriormente, no que tange a sua posição monista com primado no Direito Interno enquanto base para compreender as relações entre o Direito Internacional e o Direito Doméstico. Para tanto, por meio do método dedutivo, realiza-se por meio desse escrito uma análise minuciosa da referida obra, trazendo, quando necessário, outros aportes doutrinários para fundamentar as explicações de Jellinek no que diz respeito à sua visão do Direto Internacional em relação ao Estado soberano.International Journal of Professional Business ReviewCardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritivaapplication/pdfhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/12210.21902/revistacampjur.v4i2.122CAMPO JURÍDICO; v. 4, n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 136-1512317-4056reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direitoinstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/122/141info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T15:18:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/122Revistahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/oai2317-40562317-2444opendoar:null2020-06-25 22:02:37.971Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
title As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
spellingShingle As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
Cardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.
Direito; Direito Internacional; Teoria do Direito.
Gerog Jellinek; Teoria Geral do Estado; Autolimitação; Voluntarismo; Monismo.
title_short As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
title_full As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
title_fullStr As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
title_full_unstemmed As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
title_sort As Relações Entre o Direito Internacional e o Estado Soberano na Visão de Georg Jellinek
author Cardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.
author_facet Cardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Squeff, Tatiana de A. F. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Direito Internacional; Teoria do Direito.
Gerog Jellinek; Teoria Geral do Estado; Autolimitação; Voluntarismo; Monismo.
topic Direito; Direito Internacional; Teoria do Direito.
Gerog Jellinek; Teoria Geral do Estado; Autolimitação; Voluntarismo; Monismo.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivo analisar a obra ‘Teoria Geral do Estado’ de Gerog Jellinek, buscando em seus fundamentos apontar as principais contribuições do referido autor ao Direito Internacional. Assim, parte-se da explicação da Autolimitação do Estado, segundo a qual o próprio Estado delimita o seu campo de ação por meio de regras jurídicas, as quais são criadas pelo Estado e para o Estado. Uma vez estabelecida a base de sua tese, na sequência do texto explora-se os reflexos da autolimitação do Estado para a teoria do Direito Internacional, primeiramente em relação ao fundamento voluntarista das regras de Direito Internacional, diferenciando-se do posicionamento jusnaturalista até então dominante; e, posteriormente, no que tange a sua posição monista com primado no Direito Interno enquanto base para compreender as relações entre o Direito Internacional e o Direito Doméstico. Para tanto, por meio do método dedutivo, realiza-se por meio desse escrito uma análise minuciosa da referida obra, trazendo, quando necessário, outros aportes doutrinários para fundamentar as explicações de Jellinek no que diz respeito à sua visão do Direto Internacional em relação ao Estado soberano.
description O presente artigo tem como objetivo analisar a obra ‘Teoria Geral do Estado’ de Gerog Jellinek, buscando em seus fundamentos apontar as principais contribuições do referido autor ao Direito Internacional. Assim, parte-se da explicação da Autolimitação do Estado, segundo a qual o próprio Estado delimita o seu campo de ação por meio de regras jurídicas, as quais são criadas pelo Estado e para o Estado. Uma vez estabelecida a base de sua tese, na sequência do texto explora-se os reflexos da autolimitação do Estado para a teoria do Direito Internacional, primeiramente em relação ao fundamento voluntarista das regras de Direito Internacional, diferenciando-se do posicionamento jusnaturalista até então dominante; e, posteriormente, no que tange a sua posição monista com primado no Direito Interno enquanto base para compreender as relações entre o Direito Internacional e o Direito Doméstico. Para tanto, por meio do método dedutivo, realiza-se por meio desse escrito uma análise minuciosa da referida obra, trazendo, quando necessário, outros aportes doutrinários para fundamentar as explicações de Jellinek no que diz respeito à sua visão do Direto Internacional em relação ao Estado soberano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/122
10.21902/revistacampjur.v4i2.122
url http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/122
identifier_str_mv 10.21902/revistacampjur.v4i2.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/122/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
dc.source.none.fl_str_mv CAMPO JURÍDICO; v. 4, n. 2 (2016): Julho/Dezembro; 136-151
2317-4056
reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
collection Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674120933866995712