Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
DOI: | 10.26893/rm.v5i10.332 |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332 |
Resumo: | O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense. |
id |
FASB-2_86f45ff459e5ddb4270eba12ed088d74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/332 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood EtnografiaA conquista da honra (Flags of our fathers)Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)CinemaClint EastwoodSemióforoO objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/33210.26893/rm.v5i10.332Revista Mosaicum; n. 10 (2009): Revista Mosaicum; 20/05/20071980-41801808-589X10.26893/rm.v5i10reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332/291https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Dalvi, Maria Amélia2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/332Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:25.314Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
title |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
spellingShingle |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood Dalvi, Maria Amélia Etnografia A conquista da honra (Flags of our fathers) Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) Cinema Clint Eastwood Semióforo Dalvi, Maria Amélia Etnografia A conquista da honra (Flags of our fathers) Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) Cinema Clint Eastwood Semióforo |
title_short |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
title_full |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
title_fullStr |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
title_full_unstemmed |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
title_sort |
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood |
author |
Dalvi, Maria Amélia |
author_facet |
Dalvi, Maria Amélia Dalvi, Maria Amélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalvi, Maria Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnografia A conquista da honra (Flags of our fathers) Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) Cinema Clint Eastwood Semióforo |
topic |
Etnografia A conquista da honra (Flags of our fathers) Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) Cinema Clint Eastwood Semióforo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense. |
description |
O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332 10.26893/rm.v5i10.332 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v5i10.332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332/291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 10 (2009): Revista Mosaicum; 20/05/2007 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v5i10 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Etnografia A conquista da honra (Flags of our fathers) Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) Cinema Clint Eastwood Semióforo |
_version_ |
1821891966233739264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26893/rm.v5i10.332 |