Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvi, Maria Amélia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
DOI: 10.26893/rm.v5i10.332
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332
Resumo: O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.
id FASB-2_86f45ff459e5ddb4270eba12ed088d74
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/332
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood EtnografiaA conquista da honra (Flags of our fathers)Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)CinemaClint EastwoodSemióforoO objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/33210.26893/rm.v5i10.332Revista Mosaicum; n. 10 (2009): Revista Mosaicum; 20/05/20071980-41801808-589X10.26893/rm.v5i10reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332/291https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Dalvi, Maria Amélia2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/332Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:25.314Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
title Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
spellingShingle Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Dalvi, Maria Amélia
Etnografia
A conquista da honra (Flags of our fathers)
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cinema
Clint Eastwood
Semióforo
Dalvi, Maria Amélia
Etnografia
A conquista da honra (Flags of our fathers)
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cinema
Clint Eastwood
Semióforo
title_short Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
title_full Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
title_fullStr Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
title_full_unstemmed Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
title_sort Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
author Dalvi, Maria Amélia
author_facet Dalvi, Maria Amélia
Dalvi, Maria Amélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalvi, Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
A conquista da honra (Flags of our fathers)
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cinema
Clint Eastwood
Semióforo
topic Etnografia
A conquista da honra (Flags of our fathers)
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cinema
Clint Eastwood
Semióforo
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.
description O objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332
10.26893/rm.v5i10.332
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332
identifier_str_mv 10.26893/rm.v5i10.332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/332/291
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 10 (2009): Revista Mosaicum; 20/05/2007
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v5i10
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Etnografia
A conquista da honra (Flags of our fathers)
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
Cinema
Clint Eastwood
Semióforo
_version_ 1821891966233739264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26893/rm.v5i10.332