Construindo significativamente o ensino da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
DOI: | 10.26893/rm.v14i19.151 |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151 |
Resumo: | O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. |
id |
FASB-2_9cb19ab82bbdd0e77090cdc2e460ef28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Construindo significativamente o ensino da ciênciaAprendizagem significativaDavid AusubelEducaçãoEnsino de CiênciaO Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/15110.26893/rm.v14i19.151Revista Mosaicum; n. 19 (2014): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v14i19reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151/131https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Leonardo Diego Dantas Filho, Francisco Ferreira 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:52.46Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo significativamente o ensino da ciência |
title |
Construindo significativamente o ensino da ciência |
spellingShingle |
Construindo significativamente o ensino da ciência Construindo significativamente o ensino da ciência Lins, Leonardo Diego Aprendizagem significativa David Ausubel Educação Ensino de Ciência Lins, Leonardo Diego Aprendizagem significativa David Ausubel Educação Ensino de Ciência |
title_short |
Construindo significativamente o ensino da ciência |
title_full |
Construindo significativamente o ensino da ciência |
title_fullStr |
Construindo significativamente o ensino da ciência Construindo significativamente o ensino da ciência |
title_full_unstemmed |
Construindo significativamente o ensino da ciência Construindo significativamente o ensino da ciência |
title_sort |
Construindo significativamente o ensino da ciência |
author |
Lins, Leonardo Diego |
author_facet |
Lins, Leonardo Diego Lins, Leonardo Diego Dantas Filho, Francisco Ferreira Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Leonardo Diego Dantas Filho, Francisco Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa David Ausubel Educação Ensino de Ciência |
topic |
Aprendizagem significativa David Ausubel Educação Ensino de Ciência |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. |
description |
O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151 10.26893/rm.v14i19.151 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v14i19.151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 19 (2014): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v14i19 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Aprendizagem significativa David Ausubel Educação Ensino de Ciência |
_version_ |
1821890971624800256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26893/rm.v14i19.151 |