Construindo significativamente o ensino da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Leonardo Diego
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151
Resumo: O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
id FASB-2_9cb19ab82bbdd0e77090cdc2e460ef28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Construindo significativamente o ensino da ciênciaAprendizagem significativaDavid AusubelEducaçãoEnsino de CiênciaO Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/15110.26893/rm.v14i19.151Revista Mosaicum; n. 19 (2014): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v14i19reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151/131https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Leonardo Diego Dantas Filho, Francisco Ferreira 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:52.46Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Construindo significativamente o ensino da ciência
title Construindo significativamente o ensino da ciência
spellingShingle Construindo significativamente o ensino da ciência
Lins, Leonardo Diego
Aprendizagem significativa
David Ausubel
Educação
Ensino de Ciência
title_short Construindo significativamente o ensino da ciência
title_full Construindo significativamente o ensino da ciência
title_fullStr Construindo significativamente o ensino da ciência
title_full_unstemmed Construindo significativamente o ensino da ciência
title_sort Construindo significativamente o ensino da ciência
author Lins, Leonardo Diego
author_facet Lins, Leonardo Diego
Dantas Filho, Francisco Ferreira
author_role author
author2 Dantas Filho, Francisco Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Leonardo Diego
Dantas Filho, Francisco Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
David Ausubel
Educação
Ensino de Ciência
topic Aprendizagem significativa
David Ausubel
Educação
Ensino de Ciência
dc.description.none.fl_txt_mv O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
description O Ensino de Ciência, de maneira geral, é caracterizado pelo excesso de exercícios repetitivos, problemas resolvidos, utilização de uma sucessão de “fórmulas”, muitas vezes decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda, visando à compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no cotidiano do aluno. Particularmente, há graves problemas no Ensino de Ciência, como a aprendizagem mecânica por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõe-se a operacionalização didática dos conteúdos ministrados em Ciência pelo modelo cognitivista ausubeliano, pois é o mais adaptável à concepção de material didático em Ciência, permitindo a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz, como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151
10.26893/rm.v14i19.151
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151
identifier_str_mv 10.26893/rm.v14i19.151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/151/131
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 19 (2014): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v14i19
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aprendizagem significativa
David Ausubel
Educação
Ensino de Ciência
_version_ 1704448767108841472