O artista e a gênese do bom e do mau em Friedrich Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/86 |
Resumo: | O referido artigo visa assinalar como a formação dos valores morais em Friedrich Nietzsche é impulsionada pela vontade de poder em sua expressão artística. De acordo com esse filósofo, partindo de suas análises da moral individual, a consolidação dos valores das “sociedades escravas” fomentará o estilo de vida simplório, dotado de uma vontade de poder fraca, enquanto as “sociedades nobres” apresentam condições para uma vida autêntica que assume a vontade de poder em sua forma mais originária. A aceitação ou a tentativa de negação da vontade de poder determinará o papel que se assume neste cenário hermenêutico, pois essa vontade se revela como um potencial criativo determinante para a nossa forma de viver. Diante do campo de batalha constituído por diversas formas de valorar, está o homem concebido aqui como um artista, um legítimo artesão de seus próprios valores. A partir da aproximação entre as assertivas encontradas na Genealogia da Moral e em Além do bem e do mal, não almejamos definir esse artista aparentado ao Além-Homem, mas nos arriscamos ao delinear sua relação com a vivência moral. |
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O artista e a gênese do bom e do mau em Friedrich NietzscheTransvaloraçãoNietzscheVontade de poderO referido artigo visa assinalar como a formação dos valores morais em Friedrich Nietzsche é impulsionada pela vontade de poder em sua expressão artística. De acordo com esse filósofo, partindo de suas análises da moral individual, a consolidação dos valores das “sociedades escravas” fomentará o estilo de vida simplório, dotado de uma vontade de poder fraca, enquanto as “sociedades nobres” apresentam condições para uma vida autêntica que assume a vontade de poder em sua forma mais originária. A aceitação ou a tentativa de negação da vontade de poder determinará o papel que se assume neste cenário hermenêutico, pois essa vontade se revela como um potencial criativo determinante para a nossa forma de viver. Diante do campo de batalha constituído por diversas formas de valorar, está o homem concebido aqui como um artista, um legítimo artesão de seus próprios valores. A partir da aproximação entre as assertivas encontradas na Genealogia da Moral e em Além do bem e do mal, não almejamos definir esse artista aparentado ao Além-Homem, mas nos arriscamos ao delinear sua relação com a vivência moral.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/8610.26893/rm.v13i25.86Revista Mosaicum; n. 25 (2017): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v13i25reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/86/70https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Leonardo de Sousa Oliveira 2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:42.397Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
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O referido artigo visa assinalar como a formação dos valores morais em Friedrich Nietzsche é impulsionada pela vontade de poder em sua expressão artística. De acordo com esse filósofo, partindo de suas análises da moral individual, a consolidação dos valores das “sociedades escravas” fomentará o estilo de vida simplório, dotado de uma vontade de poder fraca, enquanto as “sociedades nobres” apresentam condições para uma vida autêntica que assume a vontade de poder em sua forma mais originária. A aceitação ou a tentativa de negação da vontade de poder determinará o papel que se assume neste cenário hermenêutico, pois essa vontade se revela como um potencial criativo determinante para a nossa forma de viver. Diante do campo de batalha constituído por diversas formas de valorar, está o homem concebido aqui como um artista, um legítimo artesão de seus próprios valores. A partir da aproximação entre as assertivas encontradas na Genealogia da Moral e em Além do bem e do mal, não almejamos definir esse artista aparentado ao Além-Homem, mas nos arriscamos ao delinear sua relação com a vivência moral. |
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