A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/911 |
Resumo: | Mediante o emprego da Análise Textual Discursiva efetuamos uma revisão de artigos sobre produção de materiais didáticos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) apresentados no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Nesta revisão, buscamos identificar as características de ações inclusivas apontadas por Maria Teresa Égler Mantoan. As propostas avaliadas apresentam sugestões de atividades de ensino e adaptações de materiais concretos e experimentos para o atendimento de demandas de alunos com NEE. Os resultados demonstram que grande parte das sugestões apontadas por Mantoan são contempladas nas propostas de materiais didáticos analisados, mostrando a preocupação de professores com a garantia do acesso à educação de qualidade a todos os alunos. O fato que de que sugestões de Mantoan sejam seguidas espontaneamente e de forma coletiva, aponta que um caminho comum está sendo construído pelos interessados no processo de educação inclusiva na Física. Por outro lado, encontramos que as propostas de materiais e atividades para educação inclusiva na Física revela-se ainda muito atrelada a concepções excludentes, uma vez que ainda se opta por atividades diferenciadas, individuais e com caráter de reforço. Espera-se que este estudo auxilie na adequação e promoção de novas produções a partir do paradigma inclusivo que proponham ações didáticas igualitárias respeitem a diferentes formas de aprender.Palavras Chave: Ensino de Física. Alunos com NEE. Produção de materiais didáticos. |
id |
FASF_01b109a6baa4272877bd31453370af91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/911 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEFMediante o emprego da Análise Textual Discursiva efetuamos uma revisão de artigos sobre produção de materiais didáticos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) apresentados no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Nesta revisão, buscamos identificar as características de ações inclusivas apontadas por Maria Teresa Égler Mantoan. As propostas avaliadas apresentam sugestões de atividades de ensino e adaptações de materiais concretos e experimentos para o atendimento de demandas de alunos com NEE. Os resultados demonstram que grande parte das sugestões apontadas por Mantoan são contempladas nas propostas de materiais didáticos analisados, mostrando a preocupação de professores com a garantia do acesso à educação de qualidade a todos os alunos. O fato que de que sugestões de Mantoan sejam seguidas espontaneamente e de forma coletiva, aponta que um caminho comum está sendo construído pelos interessados no processo de educação inclusiva na Física. Por outro lado, encontramos que as propostas de materiais e atividades para educação inclusiva na Física revela-se ainda muito atrelada a concepções excludentes, uma vez que ainda se opta por atividades diferenciadas, individuais e com caráter de reforço. Espera-se que este estudo auxilie na adequação e promoção de novas produções a partir do paradigma inclusivo que proponham ações didáticas igualitárias respeitem a diferentes formas de aprender.Palavras Chave: Ensino de Física. Alunos com NEE. Produção de materiais didáticos.FaSFAlderete, Noelia Janina AlvesZara, Reginaldo A.2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/91110.22408/reva6020219111425-1437Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1425-14372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/911/685/*ref*/ALDERETE, N.J.A, ZARA, R.A. Revisão/*ref*/narrativa dos artigos sobre física inclusiva/*ref*/publicados no XXIII Simpósio Nacional de/*ref*/Ensino de Física, Revista Pontes, V6, pp.120-/*ref*/, 2019./*ref*/BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da/*ref*/educação nacional.. Lei de Diretrizes e Bases./*ref*/Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em:/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9/*ref*/_ldbn1.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020./*ref*/FERNANDES, S. S.; MIRANDA, D. V.;/*ref*/PIMENTEL, A. G. “ ME INCLUI NESSA !?”/*ref*/UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E/*ref*/INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR/*ref*/NENHUM ALUNO DE FORA . SALVADOR:/*ref*/XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,/*ref*/Disponível em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/GALVÃO, C. B.; RUAS, P. A. A. R. USO DE/*ref*/SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UM ALUNO/*ref*/COM. 2019/*ref*/GLOBO, O. Aumenta inclusão de alunos com/*ref*/deficiência, mas escolas não têm estrutura/*ref*/para recebê-los. 2018. Disponível em:/*ref*/<https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a/*ref*/umenta-inclusao-de-alunos-com-deficienciamas-escolas-nao-tem-estrutura-para-recebe-los22348736>. Acesso em: 25 fev. 2020./*ref*/JÚNIOR, E. R. DO N.; CASTRO, M. P. P. DE./*ref*/ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS/*ref*/E ADAPTAÇÕES VISUAL NA DISCIPLINA/*ref*/DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA/*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE/*ref*/FLUMINENSE DARCY. Salvador: XXIII/*ref*/Simpósio Nacional de Ensino de Física,/*ref*/Disponível em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que/*ref*/é? Como fazer? 1. ed. São Paulo: [s.n.]./*ref*/MARINHO, K. et al. SEQUÊNCIA/*ref*/DIDÁTICA COM O USO DE UM/*ref*/AUDIOTERMÔMETRO PARA A/*ref*/INCLUSÃO DE ALUNOS COM/*ref*/DEFICIÊNCIA VISUAL EM. SALVADOR:/*ref*/XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,/*ref*/Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a/*ref*/compreensão possibilitada pela análise textual/*ref*/discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9,/*ref*/n. 2, p. 191–211, 2003./*ref*/PEREIRA, R. DE L. et al. O USO DE/*ref*/SOFTWARE DE SIMULAÇÃO E/*ref*/APLICATIVOS NA PRODUÇÃO DE/*ref*/MATERIAL DIDÁTICO PARA/*ref*/ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA/*ref*/AUDITIVA. SALVADOR: XXIII Simpósio/*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível/*ref*/em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/QUEIROZ, S. T.; BORGES, R. S.; PEREIRA, L./*ref*/FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS –/*ref*/METODOLOGIA PARA O ENSINO DA/*ref*/MECÂNICA. SALVADOR: XXIII Simpósio/*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível/*ref*/em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/QUINTANILHA, S.; BARBOSA-LIMA, A./*ref*/ENSINANDO ASTRONOMIA PARA UM/*ref*/ALUNO COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA :/*ref*/UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO E/*ref*/ENSINO DE. SALVADOR: XXIII Simpósio/*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível/*ref*/em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/RAMOS, J. C. et al. ESTRATÉGIA/*ref*/METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA/*ref*/MATEMÁTICA APLICADA A FÍSICA PARA/*ref*/DEFICIENTES VISUAIS. SALVADOR: XXIII/*ref*/Simpósio Nacional de Ensino de Física,/*ref*/Disponível em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/SANTOS, JOÃO RICARDO VIOLA DOS;/*ref*/DALTO, J. O. SOBRE ANÁLISE DE/*ref*/CONTEÚDO, ANÁLISE TEXTUAL/*ref*/DISCURSIVA E ANÁLISE NARRATIVA:/*ref*/investigando produções escritas em Matemática./*ref*/V Seminário Internacional De Pesquisa Em/*ref*/Educação Matemática, v. 34, n. 1, p. 125–140,/*ref*//*ref*/SILVA, C. A. DA et al. O ENSINO DE FISICA/*ref*/PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA/*ref*/VISUAL , ESTUDO DE CASO SENSAÇÃO/*ref*/TÉRMICA. SALVADOR: XXIII Simpósio/*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível/*ref*/em:/*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro/*ref*/grama/searchKeyWord.asp>/*ref*/UNESCO. DECLARAÇÃO DE/*ref*/SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e/*ref*/Práticas na Área das Necessidades Educativas/*ref*/Especiais. 1994. Disponível em:/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sala/*ref*/manca.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/911Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
title |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF Alderete, Noelia Janina Alves |
title_short |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
title_full |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
title_sort |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO XXIII SNEF |
author |
Alderete, Noelia Janina Alves |
author_facet |
Alderete, Noelia Janina Alves Zara, Reginaldo A. |
author_role |
author |
author2 |
Zara, Reginaldo A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alderete, Noelia Janina Alves Zara, Reginaldo A. |
description |
Mediante o emprego da Análise Textual Discursiva efetuamos uma revisão de artigos sobre produção de materiais didáticos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) apresentados no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Nesta revisão, buscamos identificar as características de ações inclusivas apontadas por Maria Teresa Égler Mantoan. As propostas avaliadas apresentam sugestões de atividades de ensino e adaptações de materiais concretos e experimentos para o atendimento de demandas de alunos com NEE. Os resultados demonstram que grande parte das sugestões apontadas por Mantoan são contempladas nas propostas de materiais didáticos analisados, mostrando a preocupação de professores com a garantia do acesso à educação de qualidade a todos os alunos. O fato que de que sugestões de Mantoan sejam seguidas espontaneamente e de forma coletiva, aponta que um caminho comum está sendo construído pelos interessados no processo de educação inclusiva na Física. Por outro lado, encontramos que as propostas de materiais e atividades para educação inclusiva na Física revela-se ainda muito atrelada a concepções excludentes, uma vez que ainda se opta por atividades diferenciadas, individuais e com caráter de reforço. Espera-se que este estudo auxilie na adequação e promoção de novas produções a partir do paradigma inclusivo que proponham ações didáticas igualitárias respeitem a diferentes formas de aprender.Palavras Chave: Ensino de Física. Alunos com NEE. Produção de materiais didáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/911 10.22408/reva6020219111425-1437 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/911 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219111425-1437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/911/685 /*ref*/ALDERETE, N.J.A, ZARA, R.A. Revisão /*ref*/narrativa dos artigos sobre física inclusiva /*ref*/publicados no XXIII Simpósio Nacional de /*ref*/Ensino de Física, Revista Pontes, V6, pp.120- /*ref*/, 2019. /*ref*/BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da /*ref*/educação nacional.. Lei de Diretrizes e Bases. /*ref*/Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: /*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9 /*ref*/_ldbn1.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020. /*ref*/FERNANDES, S. S.; MIRANDA, D. V.; /*ref*/PIMENTEL, A. G. “ ME INCLUI NESSA !?” /*ref*/UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E /*ref*/INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR /*ref*/NENHUM ALUNO DE FORA . SALVADOR: /*ref*/XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, /*ref*/Disponível em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/GALVÃO, C. B.; RUAS, P. A. A. R. USO DE /*ref*/SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UM ALUNO /*ref*/COM. 2019 /*ref*/GLOBO, O. Aumenta inclusão de alunos com /*ref*/deficiência, mas escolas não têm estrutura /*ref*/para recebê-los. 2018. Disponível em: /*ref*/<https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a /*ref*/umenta-inclusao-de-alunos-com-deficienciamas-escolas-nao-tem-estrutura-para-recebe-los22348736>. Acesso em: 25 fev. 2020. /*ref*/JÚNIOR, E. R. DO N.; CASTRO, M. P. P. DE. /*ref*/ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIDÁTICOS /*ref*/E ADAPTAÇÕES VISUAL NA DISCIPLINA /*ref*/DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I NA /*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE /*ref*/FLUMINENSE DARCY. Salvador: XXIII /*ref*/Simpósio Nacional de Ensino de Física, /*ref*/Disponível em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que /*ref*/é? Como fazer? 1. ed. São Paulo: [s.n.]. /*ref*/MARINHO, K. et al. SEQUÊNCIA /*ref*/DIDÁTICA COM O USO DE UM /*ref*/AUDIOTERMÔMETRO PARA A /*ref*/INCLUSÃO DE ALUNOS COM /*ref*/DEFICIÊNCIA VISUAL EM. SALVADOR: /*ref*/XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, /*ref*/Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a /*ref*/compreensão possibilitada pela análise textual /*ref*/discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, /*ref*/n. 2, p. 191–211, 2003. /*ref*/PEREIRA, R. DE L. et al. O USO DE /*ref*/SOFTWARE DE SIMULAÇÃO E /*ref*/APLICATIVOS NA PRODUÇÃO DE /*ref*/MATERIAL DIDÁTICO PARA /*ref*/ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA /*ref*/AUDITIVA. SALVADOR: XXIII Simpósio /*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível /*ref*/em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/QUEIROZ, S. T.; BORGES, R. S.; PEREIRA, L. /*ref*/FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS – /*ref*/METODOLOGIA PARA O ENSINO DA /*ref*/MECÂNICA. SALVADOR: XXIII Simpósio /*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível /*ref*/em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/QUINTANILHA, S.; BARBOSA-LIMA, A. /*ref*/ENSINANDO ASTRONOMIA PARA UM /*ref*/ALUNO COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA : /*ref*/UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO E /*ref*/ENSINO DE. SALVADOR: XXIII Simpósio /*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível /*ref*/em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/RAMOS, J. C. et al. ESTRATÉGIA /*ref*/METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA /*ref*/MATEMÁTICA APLICADA A FÍSICA PARA /*ref*/DEFICIENTES VISUAIS. SALVADOR: XXIII /*ref*/Simpósio Nacional de Ensino de Física, /*ref*/Disponível em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/SANTOS, JOÃO RICARDO VIOLA DOS; /*ref*/DALTO, J. O. SOBRE ANÁLISE DE /*ref*/CONTEÚDO, ANÁLISE TEXTUAL /*ref*/DISCURSIVA E ANÁLISE NARRATIVA: /*ref*/investigando produções escritas em Matemática. /*ref*/V Seminário Internacional De Pesquisa Em /*ref*/Educação Matemática, v. 34, n. 1, p. 125–140, /*ref*/ /*ref*/SILVA, C. A. DA et al. O ENSINO DE FISICA /*ref*/PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA /*ref*/VISUAL , ESTUDO DE CASO SENSAÇÃO /*ref*/TÉRMICA. SALVADOR: XXIII Simpósio /*ref*/Nacional de Ensino de Física, 2019Disponível /*ref*/em: /*ref*/<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/pro /*ref*/grama/searchKeyWord.asp> /*ref*/UNESCO. DECLARAÇÃO DE /*ref*/SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e /*ref*/Práticas na Área das Necessidades Educativas /*ref*/Especiais. 1994. Disponível em: /*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/sala /*ref*/manca.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1425-1437 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574901710848 |