ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Emerson Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Adriano, Gisele, Silva, Cleverson Cirino Coelho da, Branco, Alessandra Batista de Godoi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
Resumo: O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.
id FASF_038abd3afbc06d96956624a2539ac9ce
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/830
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLARO presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.FaSFBranco, Emerson PereiraAdriano, GiseleSilva, Cleverson Cirino Coelho daBranco, Alessandra Batista de Godoi2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83010.22408/reva602021830546-562Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-5622526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581/*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45./*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990./*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003./*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014./*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017./*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008./*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253./*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015./*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019./*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008./*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007./*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006./*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/830Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
Branco, Emerson Pereira
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
author Branco, Emerson Pereira
author_facet Branco, Emerson Pereira
Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
author_role author
author2 Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Emerson Pereira
Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
description O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
10.22408/reva602021830546-562
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
identifier_str_mv 10.22408/reva602021830546-562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581
/*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45.
/*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
/*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
/*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014.
/*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017.
/*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
/*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253.
/*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015.
/*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019.
/*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008.
/*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
/*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007.
/*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006.
/*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-562
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572894736384