ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Emerson Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Adriano, Gisele, Silva, Cleverson Cirino Coelho da, Branco, Alessandra Batista de Godoi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
DOI: 10.22408/reva602021830546-562
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
Resumo: O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.
id FASF_038abd3afbc06d96956624a2539ac9ce
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/830
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLARO presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.FaSFBranco, Emerson PereiraAdriano, GiseleSilva, Cleverson Cirino Coelho daBranco, Alessandra Batista de Godoi2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83010.22408/reva602021830546-562Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-5622526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581/*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45./*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990./*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003./*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014./*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017./*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008./*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253./*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015./*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019./*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008./*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007./*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006./*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/830Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
Branco, Emerson Pereira
Branco, Emerson Pereira
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
author Branco, Emerson Pereira
author_facet Branco, Emerson Pereira
Branco, Emerson Pereira
Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
author_role author
author2 Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Emerson Pereira
Adriano, Gisele
Silva, Cleverson Cirino Coelho da
Branco, Alessandra Batista de Godoi
description O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
10.22408/reva602021830546-562
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830
identifier_str_mv 10.22408/reva602021830546-562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581
/*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45.
/*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
/*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
/*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014.
/*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017.
/*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
/*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253.
/*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015.
/*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019.
/*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008.
/*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
/*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007.
/*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006.
/*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-562
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1822180475908653056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22408/reva602021830546-562