ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830 |
Resumo: | O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar. |
id |
FASF_038abd3afbc06d96956624a2539ac9ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/830 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLARO presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar.FaSFBranco, Emerson PereiraAdriano, GiseleSilva, Cleverson Cirino Coelho daBranco, Alessandra Batista de Godoi2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83010.22408/reva602021830546-562Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-5622526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581/*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45./*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990./*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003./*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014./*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017./*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008./*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253./*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015./*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019./*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008./*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007./*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006./*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/830Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
title |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR Branco, Emerson Pereira |
title_short |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
title_full |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
title_sort |
ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR |
author |
Branco, Emerson Pereira |
author_facet |
Branco, Emerson Pereira Adriano, Gisele Silva, Cleverson Cirino Coelho da Branco, Alessandra Batista de Godoi |
author_role |
author |
author2 |
Adriano, Gisele Silva, Cleverson Cirino Coelho da Branco, Alessandra Batista de Godoi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Emerson Pereira Adriano, Gisele Silva, Cleverson Cirino Coelho da Branco, Alessandra Batista de Godoi |
description |
O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa e quantitativa que abordou a gestão escolar, a infraestrutura e os aspectos pedagógicos de um grupo de 45 escolas da região noroeste do Paraná no ano de 2019. O Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) serviu de referencial para a pesquisa. O objetivo foi realizar um diagnóstico das escolas e investigar como as dimensões citadas podem influenciar no processo de ensino e apredizagem. Os resultados apontam que a maior parte das escolas pesquisadas possue muitas demandas de infraestrutura e de recursos financeiros, como a falta de espaços essenciais, a exemplo o laboratório de Ciências.Palavras Chave: Educação Básica. Censo escolar. Ambiente Escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830 10.22408/reva602021830546-562 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021830546-562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/830/581 /*ref*/ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56 p. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 15-45. /*ref*/CHASSOT, A. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990. /*ref*/FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. /*ref*/GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014. /*ref*/INEP. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2017. /*ref*/INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008. /*ref*/MALDANNER, O. A. Situações de estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (organizador). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-253. /*ref*/PASQUINI, A. S.; SOUZA, M. M. P. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Maringá: Centro Universitário de Maringá. 2015. /*ref*/PARANÁ. Prova Paraná: avaliação diagnóstica. 2019. Disponível em: <http://www.provaparana.pr.gov.br/Pagina/Objetivos>. Acesso em 10 nov. 2019. /*ref*/PEREIRA, R. F. Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de Física: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2008. /*ref*/RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003. /*ref*/RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007. /*ref*/TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das Ciências Naturais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006. /*ref*/VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 546-562 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572894736384 |