ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/744 |
Resumo: | O presente artigo analisou quantitativamente o vínculo dos alunos com as práticas pedagógicas de uma escola da educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente do estado de contaminação comunitária do COVID-19. Foram analisados os acessos à plataforma Google Classroom e os resultados de aprovação 2020 da escola. A hipótese desta pesquisa é que as turmas iniciais de cada segmento tendem exibir menor vínculo às atividades pedagógicas por se tratar de alunos novos na instituição. Para interpretação do conceito e dos resultados utilizamos o referencial teórico da Psicologia Cognitiva e, para analisar os dados, elaboramos uma estatística descritiva dos acessos dos alunos à plataforma digital por turmas e a correlação de Pearson para verificação das variáveis alunos novos e antigos para aferir a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Os resultados demonstraram um decréscimo de adesão à Plataforma Digital, uma fraca correlação entre alunos novos/antigos com a manutenção de vínculo com as tarefas pedagógicas e pouca possibilidade de que turmas terminais tendem exibir maior qualidade no vínculo dos discentes. |
id |
FASF_0c39a95012a650a9d70737322dc9e384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/744 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUALO presente artigo analisou quantitativamente o vínculo dos alunos com as práticas pedagógicas de uma escola da educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente do estado de contaminação comunitária do COVID-19. Foram analisados os acessos à plataforma Google Classroom e os resultados de aprovação 2020 da escola. A hipótese desta pesquisa é que as turmas iniciais de cada segmento tendem exibir menor vínculo às atividades pedagógicas por se tratar de alunos novos na instituição. Para interpretação do conceito e dos resultados utilizamos o referencial teórico da Psicologia Cognitiva e, para analisar os dados, elaboramos uma estatística descritiva dos acessos dos alunos à plataforma digital por turmas e a correlação de Pearson para verificação das variáveis alunos novos e antigos para aferir a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Os resultados demonstraram um decréscimo de adesão à Plataforma Digital, uma fraca correlação entre alunos novos/antigos com a manutenção de vínculo com as tarefas pedagógicas e pouca possibilidade de que turmas terminais tendem exibir maior qualidade no vínculo dos discentes.FaSFPereira, Diogo BonioliCampos, Luís Antônio MonteiroCampos, Lígia Moraes2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/74410.22408/reva802023744e-8009Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80092526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/744/1038/*ref*/ALONSO, M. Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira, 1985./*ref*/BEE, H.; BOYD, D.; MONTEIRO, C. A criança em desenvolvimento. 12a ed. Porto Alegre: Artmed, 2011./*ref*/BRASIL. Lei No 13.979/2020. 2020/*ref*/HUANG, C. et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. The Lancet, v. 395, n. 10223, p. 497–506, fev. 2020./*ref*/JASAREVIC, T. Declaración de la OMS tras superarse los 100 000 casos de COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/es/news/item/07-03-2020-who-statement-on-cases-of-covid-19-surpassing-100-000>. Acesso em: 3 fev. 2021. 2020./*ref*/LEVIN, J.; FOX, J. A.; FORDE, D. R. Estatística para ciências humanas. Tradução: Jorge Ritter. 11ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012./*ref*/MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus Brasil. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 25 out. 2020./*ref*/OMS. Actualización de la estrategia frente a la COVID-19. Ginebra, Suiza: IGO, 2020./*ref*/PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Tradução: Nathanael C. Caixeiro; Tradução: Zilda Abujamra Daeir; Tradução: Celia E. A. Di Piero. 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983./*ref*/PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Tradução: Guilherme João de Freitas Texeira. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013./*ref*/PLATÃO. A República. Tradução: Pietro Nassetti. 3o ed. São Paulo: Martin Claret, 2011./*ref*/RIO DE JANEIRO. Decreto no 46.973/2020. 2020.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:56Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/744Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:56Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
title |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
spellingShingle |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL Pereira, Diogo Bonioli |
title_short |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
title_full |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
title_fullStr |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
title_sort |
ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL |
author |
Pereira, Diogo Bonioli |
author_facet |
Pereira, Diogo Bonioli Campos, Luís Antônio Monteiro Campos, Lígia Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Luís Antônio Monteiro Campos, Lígia Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diogo Bonioli Campos, Luís Antônio Monteiro Campos, Lígia Moraes |
description |
O presente artigo analisou quantitativamente o vínculo dos alunos com as práticas pedagógicas de uma escola da educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente do estado de contaminação comunitária do COVID-19. Foram analisados os acessos à plataforma Google Classroom e os resultados de aprovação 2020 da escola. A hipótese desta pesquisa é que as turmas iniciais de cada segmento tendem exibir menor vínculo às atividades pedagógicas por se tratar de alunos novos na instituição. Para interpretação do conceito e dos resultados utilizamos o referencial teórico da Psicologia Cognitiva e, para analisar os dados, elaboramos uma estatística descritiva dos acessos dos alunos à plataforma digital por turmas e a correlação de Pearson para verificação das variáveis alunos novos e antigos para aferir a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Os resultados demonstraram um decréscimo de adesão à Plataforma Digital, uma fraca correlação entre alunos novos/antigos com a manutenção de vínculo com as tarefas pedagógicas e pouca possibilidade de que turmas terminais tendem exibir maior qualidade no vínculo dos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/744 10.22408/reva802023744e-8009 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/744 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva802023744e-8009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/744/1038 /*ref*/ALONSO, M. Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira, 1985. /*ref*/BEE, H.; BOYD, D.; MONTEIRO, C. A criança em desenvolvimento. 12a ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. /*ref*/BRASIL. Lei No 13.979/2020. 2020 /*ref*/HUANG, C. et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. The Lancet, v. 395, n. 10223, p. 497–506, fev. 2020. /*ref*/JASAREVIC, T. Declaración de la OMS tras superarse los 100 000 casos de COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/es/news/item/07-03-2020-who-statement-on-cases-of-covid-19-surpassing-100-000>. Acesso em: 3 fev. 2021. 2020. /*ref*/LEVIN, J.; FOX, J. A.; FORDE, D. R. Estatística para ciências humanas. Tradução: Jorge Ritter. 11ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. /*ref*/MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus Brasil. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 25 out. 2020. /*ref*/OMS. Actualización de la estrategia frente a la COVID-19. Ginebra, Suiza: IGO, 2020. /*ref*/PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Tradução: Nathanael C. Caixeiro; Tradução: Zilda Abujamra Daeir; Tradução: Celia E. A. Di Piero. 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. /*ref*/PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Tradução: Guilherme João de Freitas Texeira. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013. /*ref*/PLATÃO. A República. Tradução: Pietro Nassetti. 3o ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. /*ref*/RIO DE JANEIRO. Decreto no 46.973/2020. 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8009 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572975476736 |