ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joice Silva Mundim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Saramago de, Malusá, Silvana, Santos, Anderson Oramisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/642
Resumo: Este artigo analisa as possibilidades metodológicas da utilização da formulação e resolução de problemas na aprendizagem de Matemática de Pessoas com Deficiência Intelectual. Descreve os principais fundamentos teóricos e práticos do pensamento de Davydov e do processo de aquisição do conhecimento matemático.
id FASF_15b50031aa9230ded76a192b6d31abcd
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/642
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMASEste artigo analisa as possibilidades metodológicas da utilização da formulação e resolução de problemas na aprendizagem de Matemática de Pessoas com Deficiência Intelectual. Descreve os principais fundamentos teóricos e práticos do pensamento de Davydov e do processo de aquisição do conhecimento matemático. FaSFGuimarães, Joice Silva MundimOliveira, Guilherme Saramago deMalusá, SilvanaSantos, Anderson Oramisio2020-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/64210.22408/reva51202064241-59Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Ensino e Aprendizagem da Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva; 41-592526-043X2525-900810.22408/reva512020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/642/438/*ref*/AAIDD. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities. Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC: AAIDD, 2010./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009, Seção 1, p. 17./*ref*/BRASIL, MEC. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. Diário Oficial da União. Edição Extra. Brasil: 18 de novembro de 2011./*ref*/BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm > Acesso em 11 de maio/*ref*/de 2020./*ref*/CARNEIRO, M. S. C. A deficiência mental como produção social: de Itard a abordagem históricocultural. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 137-152./*ref*/CARNEIRO, M. S. C. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a compreensão da deficiência intelectual. In: CAIADO, K. R. M.; BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Deficiência mental e deficiência/*ref*/intelectual em debate. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017./*ref*/DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización de la enseñanza. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo e Educación, 1982./*ref*/DAVYDOV, V. V. Desarrollo psíquico en el escolar pequeño. In: PETROVSKI, A. V. (Org.). Psicologia evolutiva y pedagogica. Moscú: Progreso, 1985. p. 80-119./*ref*/DAVYDOV, V. V. Análisis de los princípios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza em el futuro próximo. In: SGUARE, M. (Org.). La psicología y pedagógica em la URSS./*ref*/Tradução Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 143-155./*ref*/DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y/*ref*/experimental. Tradução Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 41-59 59/*ref*/FREITAS, R. A. M. M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno./*ref*/Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012./*ref*/LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de/*ref*/Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-102./*ref*/LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU,/*ref*/p. 327-362./*ref*/MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003./*ref*/MOURA, M. O. Didática e prática de ensino para educar com a Matemática. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - Junqueira & Marin Editores, p./*ref*/-193, 2012./*ref*/OLIVEIRA, A. A. S. Conhecimento escolar e deficiência intelectual: dados da realidade. Curitiba: CRV, 2018./*ref*/REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. A questão da estrutura da Atividade de Estudo. Tradução: Andrii Mischchenko. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro I./*ref*/Curitiba-PR: CRV, 2019. P. 423-431./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos da Defectologia. Madrid: Visor, 1997.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T17:57:02Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/642Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-09-26T17:57:02Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
spellingShingle ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Guimarães, Joice Silva Mundim
title_short ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_fullStr ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full_unstemmed ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_sort ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
author Guimarães, Joice Silva Mundim
author_facet Guimarães, Joice Silva Mundim
Oliveira, Guilherme Saramago de
Malusá, Silvana
Santos, Anderson Oramisio
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Saramago de
Malusá, Silvana
Santos, Anderson Oramisio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Joice Silva Mundim
Oliveira, Guilherme Saramago de
Malusá, Silvana
Santos, Anderson Oramisio
description Este artigo analisa as possibilidades metodológicas da utilização da formulação e resolução de problemas na aprendizagem de Matemática de Pessoas com Deficiência Intelectual. Descreve os principais fundamentos teóricos e práticos do pensamento de Davydov e do processo de aquisição do conhecimento matemático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/642
10.22408/reva51202064241-59
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/642
identifier_str_mv 10.22408/reva51202064241-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/642/438
/*ref*/AAIDD. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities. Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC: AAIDD, 2010.
/*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009, Seção 1, p. 17.
/*ref*/BRASIL, MEC. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. Diário Oficial da União. Edição Extra. Brasil: 18 de novembro de 2011.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm > Acesso em 11 de maio
/*ref*/de 2020.
/*ref*/CARNEIRO, M. S. C. A deficiência mental como produção social: de Itard a abordagem históricocultural. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 137-152.
/*ref*/CARNEIRO, M. S. C. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a compreensão da deficiência intelectual. In: CAIADO, K. R. M.; BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Deficiência mental e deficiência
/*ref*/intelectual em debate. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
/*ref*/DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización de la enseñanza. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo e Educación, 1982.
/*ref*/DAVYDOV, V. V. Desarrollo psíquico en el escolar pequeño. In: PETROVSKI, A. V. (Org.). Psicologia evolutiva y pedagogica. Moscú: Progreso, 1985. p. 80-119.
/*ref*/DAVYDOV, V. V. Análisis de los princípios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza em el futuro próximo. In: SGUARE, M. (Org.). La psicología y pedagógica em la URSS.
/*ref*/Tradução Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 143-155.
/*ref*/DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y
/*ref*/experimental. Tradução Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 41-59 59
/*ref*/FREITAS, R. A. M. M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno.
/*ref*/Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.
/*ref*/LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de
/*ref*/Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-102.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU,
/*ref*/p. 327-362.
/*ref*/MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
/*ref*/MOURA, M. O. Didática e prática de ensino para educar com a Matemática. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - Junqueira & Marin Editores, p.
/*ref*/-193, 2012.
/*ref*/OLIVEIRA, A. A. S. Conhecimento escolar e deficiência intelectual: dados da realidade. Curitiba: CRV, 2018.
/*ref*/REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. A questão da estrutura da Atividade de Estudo. Tradução: Andrii Mischchenko. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro I.
/*ref*/Curitiba-PR: CRV, 2019. P. 423-431.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos da Defectologia. Madrid: Visor, 1997.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Ensino e Aprendizagem da Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva; 41-59
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva512020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570028978176