AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/159 |
Resumo: | O presente trabalho buscou verificar o potencial dos mapas conceituais como instrumento de avaliação sobre ondas eletromagnéticas, alicerçada na pesquisa qualitativa. Para isso, implementamos uma sequência didática com 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio em um colégio público, utilizando mapas conceituais como instrumento avaliativo. Os dados foram analisados e discutidos à luz da teoria de Gowin e Novak buscando elementos da aprendizagem significativa de Ausubel, que são: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Ao final, constatamos que esta avaliação favoreceu o aprendizado da Física, porque, os mapas conceituais apresentaram elementos que nos possibilitaram inferir uma melhora da aprendizagem. |
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AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDAO presente trabalho buscou verificar o potencial dos mapas conceituais como instrumento de avaliação sobre ondas eletromagnéticas, alicerçada na pesquisa qualitativa. Para isso, implementamos uma sequência didática com 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio em um colégio público, utilizando mapas conceituais como instrumento avaliativo. Os dados foram analisados e discutidos à luz da teoria de Gowin e Novak buscando elementos da aprendizagem significativa de Ausubel, que são: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Ao final, constatamos que esta avaliação favoreceu o aprendizado da Física, porque, os mapas conceituais apresentaram elementos que nos possibilitaram inferir uma melhora da aprendizagem.FaSFGomes, Ederson CarlosBatista, Michel CorciFusinato, Polônia Altoé2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/15910.22408/reva302018159249-259Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 249-2592526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/159/145/*ref*/BATISTA, M. C.; FUSINATO, P.; FONTES, A. S. Avaliação em crise. In: BATISTA, M. C.; CANOVAS, D. P. S. (orgs). Formação e ação docente: repensando a sala de aula. Maringá: Massoni, 2014./*ref*/MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010./*ref*/__________. Mapas Conceituais e Diagramas V. Porto Alegre: Edição do autor, 2006. <Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Livro_Mapas_conceituais_e_Diagramas_V_COMPLETO.pdf , acesso em: 03/12/2016, as 18:30 horas>./*ref*/MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001./*ref*/NOVAK, J. D.; GOWIN, D. Af f prender a aprender. Lisboa: Plátano, 1999./*ref*/RAMOS, E. M. F.; FERREIRA, N. C. O desafio lúdico como alternativa metodológica para o ensino de física. In: Atas do X SNEF, p. 25-29, jan. 1993./*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino, v. 1, número especial de 2007./*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998./*ref*/WITKOVSKI, S. M. F. Fibra óptica – telecomunicações. Curitiba: Caderno PDE, 2013.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/159Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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