AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ederson Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista, Michel Corci, Fusinato, Polônia Altoé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/159
Resumo: O presente trabalho buscou verificar o potencial dos mapas conceituais como instrumento de avaliação sobre ondas eletromagnéticas, alicerçada na pesquisa qualitativa. Para isso, implementamos uma sequência didática com 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio em um colégio público, utilizando mapas conceituais como instrumento avaliativo. Os dados foram analisados e discutidos à luz da teoria de Gowin e Novak buscando elementos da aprendizagem significativa de Ausubel, que são: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Ao final, constatamos que esta avaliação favoreceu o aprendizado da Física, porque, os mapas conceituais apresentaram elementos que nos possibilitaram inferir uma melhora da aprendizagem.
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