CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920 |
Resumo: | A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes. |
id |
FASF_39b6242944b68cc144baedf36c2322f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/920 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADEA Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.FaSFGombrade, RafaelSilva, Leandro Londero da Silva2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/92010.22408/reva6020219201481-1490Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1481-14902526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920/693/*ref*/ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity:/*ref*/A comparative conceptual study. International Journal/*ref*/of Science Education, 263-281, 2001./*ref*/EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about/*ref*/Chernobyl: the public understanding of radiation and/*ref*/radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988./*ref*/NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about/*ref*/“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in/*ref*/Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012./*ref*/NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia,/*ref*/Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação/*ref*/Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a/*ref*/Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião/*ref*/Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria/*ref*/Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990./*ref*/ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora/*ref*/Unicamp, 1994./*ref*/______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho/*ref*/simbólico. Campinas: Pontes, 2007a./*ref*/______. Análise de discurso: princípios e/*ref*/procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b./*ref*/______. Formulação e circulação dos sentidos./*ref*/Campinas: Pontes, 2008./*ref*/PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case/*ref*/study investigating existing preconceptions. European/*ref*/Journal of Science and Mathematics Education. Vol./*ref*/, n.4, 447-459, 2016./*ref*/REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students'/*ref*/knowledge of radiation physics. Physics Education, v./*ref*/, n. 3, p.259-262, 2006.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:38Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/920Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:38Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
title |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE Gombrade, Rafael |
title_short |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
title_full |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE |
author |
Gombrade, Rafael |
author_facet |
Gombrade, Rafael Silva, Leandro Londero da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leandro Londero da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gombrade, Rafael Silva, Leandro Londero da Silva |
description |
A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920 10.22408/reva6020219201481-1490 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219201481-1490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920/693 /*ref*/ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity: /*ref*/A comparative conceptual study. International Journal /*ref*/of Science Education, 263-281, 2001. /*ref*/EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about /*ref*/Chernobyl: the public understanding of radiation and /*ref*/radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988. /*ref*/NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about /*ref*/“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in /*ref*/Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012. /*ref*/NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia, /*ref*/Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação /*ref*/Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a /*ref*/Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião /*ref*/Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria /*ref*/Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990. /*ref*/ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora /*ref*/Unicamp, 1994. /*ref*/______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho /*ref*/simbólico. Campinas: Pontes, 2007a. /*ref*/______. Análise de discurso: princípios e /*ref*/procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b. /*ref*/______. Formulação e circulação dos sentidos. /*ref*/Campinas: Pontes, 2008. /*ref*/PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case /*ref*/study investigating existing preconceptions. European /*ref*/Journal of Science and Mathematics Education. Vol. /*ref*/, n.4, 447-459, 2016. /*ref*/REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students' /*ref*/knowledge of radiation physics. Physics Education, v. /*ref*/, n. 3, p.259-262, 2006. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1481-1490 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570032123904 |