CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gombrade, Rafael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Leandro Londero da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920
Resumo: A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.
id FASF_39b6242944b68cc144baedf36c2322f1
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/920
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADEA Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.FaSFGombrade, RafaelSilva, Leandro Londero da Silva2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/92010.22408/reva6020219201481-1490Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1481-14902526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920/693/*ref*/ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity:/*ref*/A comparative conceptual study. International Journal/*ref*/of Science Education, 263-281, 2001./*ref*/EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about/*ref*/Chernobyl: the public understanding of radiation and/*ref*/radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988./*ref*/NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about/*ref*/“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in/*ref*/Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012./*ref*/NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia,/*ref*/Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação/*ref*/Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a/*ref*/Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião/*ref*/Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria/*ref*/Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990./*ref*/ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora/*ref*/Unicamp, 1994./*ref*/______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho/*ref*/simbólico. Campinas: Pontes, 2007a./*ref*/______. Análise de discurso: princípios e/*ref*/procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b./*ref*/______. Formulação e circulação dos sentidos./*ref*/Campinas: Pontes, 2008./*ref*/PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case/*ref*/study investigating existing preconceptions. European/*ref*/Journal of Science and Mathematics Education. Vol./*ref*/, n.4, 447-459, 2016./*ref*/REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students'/*ref*/knowledge of radiation physics. Physics Education, v./*ref*/, n. 3, p.259-262, 2006.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:38Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/920Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:38Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
title CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
spellingShingle CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
Gombrade, Rafael
title_short CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
title_full CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
title_fullStr CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
title_sort CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
author Gombrade, Rafael
author_facet Gombrade, Rafael
Silva, Leandro Londero da Silva
author_role author
author2 Silva, Leandro Londero da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gombrade, Rafael
Silva, Leandro Londero da Silva
description A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920
10.22408/reva6020219201481-1490
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219201481-1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/920/693
/*ref*/ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity:
/*ref*/A comparative conceptual study. International Journal
/*ref*/of Science Education, 263-281, 2001.
/*ref*/EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about
/*ref*/Chernobyl: the public understanding of radiation and
/*ref*/radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988.
/*ref*/NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about
/*ref*/“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in
/*ref*/Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012.
/*ref*/NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia,
/*ref*/Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação
/*ref*/Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a
/*ref*/Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião
/*ref*/Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria
/*ref*/Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990.
/*ref*/ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora
/*ref*/Unicamp, 1994.
/*ref*/______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho
/*ref*/simbólico. Campinas: Pontes, 2007a.
/*ref*/______. Análise de discurso: princípios e
/*ref*/procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b.
/*ref*/______. Formulação e circulação dos sentidos.
/*ref*/Campinas: Pontes, 2008.
/*ref*/PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case
/*ref*/study investigating existing preconceptions. European
/*ref*/Journal of Science and Mathematics Education. Vol.
/*ref*/, n.4, 447-459, 2016.
/*ref*/REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students'
/*ref*/knowledge of radiation physics. Physics Education, v.
/*ref*/, n. 3, p.259-262, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1481-1490
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570032123904