PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472 |
Resumo: | O entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário. |
id |
FASF_3d644750c862ea197b9172563cfcf6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/472 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIOO entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário.FaSFLAGERES/CNPqNovikoff, Cristina2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/47210.22408/reva502020472e-5027Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-50272526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472/422/*ref*/ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso 23 Abr, 2020./*ref*/CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. R. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>Acesso em: 21 abr. 2020./*ref*/CHIBENIO, S.S. Introdução à filosofia da ciência. Disponível em:< https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaeetica.pdf> Acesso em: 20 mar. 2020./*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007./*ref*/D'ESPINDULA, Thereza Salomé; FRANCA, Beatriz Helena Sottile. Aspectos éticos e bioéticos na entrevista em pesquisa: impacto na subjetividade. Rev. Bioét., Brasília , v. 24, n. 3, p. 495-502, Dec. 2016 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000300495&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 abr. 2020./*ref*/GATTI, A. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. p.35-41. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/JESUS, Denise Meyrelles de. Integridade na coleta, na produção e na análise de dados. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1., p.80-83. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2010./*ref*/MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6977>. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010./*ref*/QUARESMA, Valdete Boni e Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. TESE. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em:<www.emtese.ufsc.br> Acesso em: 22 abr. 2020./*ref*/WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a03v1451.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-20T03:27:17Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/472Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-20T03:27:17Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
title |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
spellingShingle |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO Novikoff, Cristina |
title_short |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
title_full |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
title_fullStr |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
title_full_unstemmed |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
title_sort |
PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO |
author |
Novikoff, Cristina |
author_facet |
Novikoff, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LAGERES/CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novikoff, Cristina |
description |
O entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472 10.22408/reva502020472e-5027 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva502020472e-5027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472/422 /*ref*/ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso 23 Abr, 2020. /*ref*/CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. R. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>Acesso em: 21 abr. 2020. /*ref*/CHIBENIO, S.S. Introdução à filosofia da ciência. Disponível em:< https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaeetica.pdf> Acesso em: 20 mar. 2020. /*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007. /*ref*/D'ESPINDULA, Thereza Salomé; FRANCA, Beatriz Helena Sottile. Aspectos éticos e bioéticos na entrevista em pesquisa: impacto na subjetividade. Rev. Bioét., Brasília , v. 24, n. 3, p. 495-502, Dec. 2016 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000300495&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 abr. 2020. /*ref*/GATTI, A. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. p.35-41. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020. /*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. /*ref*/JESUS, Denise Meyrelles de. Integridade na coleta, na produção e na análise de dados. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1., p.80-83. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020. /*ref*/MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2010. /*ref*/MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6977>. Acesso em: 23 abr. 2020. /*ref*/NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010. /*ref*/QUARESMA, Valdete Boni e Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. TESE. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em:<www.emtese.ufsc.br> Acesso em: 22 abr. 2020. /*ref*/WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a03v1451.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-5027 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569155514368 |