PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novikoff, Cristina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472
Resumo: O entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário.
id FASF_3d644750c862ea197b9172563cfcf6e4
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/472
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIOO entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário.FaSFLAGERES/CNPqNovikoff, Cristina2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/47210.22408/reva502020472e-5027Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-50272526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472/422/*ref*/ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso 23 Abr, 2020./*ref*/CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. R. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>Acesso em: 21 abr. 2020./*ref*/CHIBENIO, S.S. Introdução à filosofia da ciência. Disponível em:< https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaeetica.pdf> Acesso em: 20 mar. 2020./*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007./*ref*/D'ESPINDULA, Thereza Salomé; FRANCA, Beatriz Helena Sottile. Aspectos éticos e bioéticos na entrevista em pesquisa: impacto na subjetividade. Rev. Bioét., Brasília , v. 24, n. 3, p. 495-502, Dec. 2016 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000300495&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 abr. 2020./*ref*/GATTI, A. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. p.35-41. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/JESUS, Denise Meyrelles de. Integridade na coleta, na produção e na análise de dados. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1., p.80-83. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2010./*ref*/MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6977>. Acesso em: 23 abr. 2020./*ref*/NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010./*ref*/QUARESMA, Valdete Boni e Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. TESE. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em:<www.emtese.ufsc.br> Acesso em: 22 abr. 2020./*ref*/WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a03v1451.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-20T03:27:17Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/472Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-20T03:27:17Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
title PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
spellingShingle PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
Novikoff, Cristina
title_short PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
title_full PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
title_fullStr PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
title_full_unstemmed PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
title_sort PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO
author Novikoff, Cristina
author_facet Novikoff, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAGERES/CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Novikoff, Cristina
description O entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472
10.22408/reva502020472e-5027
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472
identifier_str_mv 10.22408/reva502020472e-5027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/472/422
/*ref*/ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso 23 Abr, 2020.
/*ref*/CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. R. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>Acesso em: 21 abr. 2020.
/*ref*/CHIBENIO, S.S. Introdução à filosofia da ciência. Disponível em:< https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaeetica.pdf> Acesso em: 20 mar. 2020.
/*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007.
/*ref*/D'ESPINDULA, Thereza Salomé; FRANCA, Beatriz Helena Sottile. Aspectos éticos e bioéticos na entrevista em pesquisa: impacto na subjetividade. Rev. Bioét., Brasília , v. 24, n. 3, p. 495-502, Dec. 2016 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000300495&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 abr. 2020.
/*ref*/GATTI, A. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. p.35-41. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
/*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/JESUS, Denise Meyrelles de. Integridade na coleta, na produção e na análise de dados. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A849 Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1., p.80-83. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
/*ref*/MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
/*ref*/MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6977>. Acesso em: 23 abr. 2020.
/*ref*/NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.
/*ref*/QUARESMA, Valdete Boni e Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. TESE. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. Disponível em:<www.emtese.ufsc.br> Acesso em: 22 abr. 2020.
/*ref*/WERNECK, Vera Rudge. Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a03v1451.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-5027
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569155514368