NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/870 |
Resumo: | O ambiente organizacional pode ser bem detalhado em filmes, séries e desenhos. Partindo disso, este artigo aborda as relações organizacionais presentes no filme Monstros S.A. O filme apresenta uma crítica para as relações de trabalho e demonstra uma rica relação sobre o resultado obtido pelos esforços dos colaboradores. Com base nisso, este estudo tem como objetivo geral verificar de que forma é apresentada a gestão no filme ora mencionado. Orientando este objetivo, tem-se: a) seleção do filme, b) seleção dos personagens específicos, c) identificar suas relações com o meio empresarial. Este estudo é pautado em uma análise dos personagens determinando sua relação com o trabalho. Essa pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, bibliográfica, exploratória e descritiva. Por fim, concluiu-se que as características apresentadas nos personagens detalham as relações trabalhistas da vida real.Palavras-chave: Filmes. Empresas. Subjetividade. |
id |
FASF_448b5088279a87e1f09ce2775d46f5cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/870 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.AO ambiente organizacional pode ser bem detalhado em filmes, séries e desenhos. Partindo disso, este artigo aborda as relações organizacionais presentes no filme Monstros S.A. O filme apresenta uma crítica para as relações de trabalho e demonstra uma rica relação sobre o resultado obtido pelos esforços dos colaboradores. Com base nisso, este estudo tem como objetivo geral verificar de que forma é apresentada a gestão no filme ora mencionado. Orientando este objetivo, tem-se: a) seleção do filme, b) seleção dos personagens específicos, c) identificar suas relações com o meio empresarial. Este estudo é pautado em uma análise dos personagens determinando sua relação com o trabalho. Essa pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, bibliográfica, exploratória e descritiva. Por fim, concluiu-se que as características apresentadas nos personagens detalham as relações trabalhistas da vida real.Palavras-chave: Filmes. Empresas. Subjetividade.FaSFNonato, Ana Clara SousaOliveira, Felipe MouraAraújo Filho, Rubens de CarvalhoGraças, Reginaldo Rodrigues dasSousa, Joiciane Rodrigues de2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/87010.22408/reva502020870294-301Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Artigos - III CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 294-3012526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/870/641/*ref*/CERQUEIRA-ADÃO, Sebastião Ailton da Rosa. Formação do administrador no século XXI: Um estudo sobre as teorias da administração. In: Abordagens Organizacionais Contemporâneas – Diferentes Perspectivas Analíticas: Repensando Novas Formas de Atuação Gerencial. ALVES, Ricardo Ribeiro; SENNA, Ana Júlia Teixeira; CERQUEIRAADÃO, Sebastião Ailton da Rosa. (Orgs.). Jundiaí: Paco Editorial, 2014./*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Elsevier Brasil, 2007./*ref*/COLTRE, Sandra Maria. Fundamentos de administração: um olhar transversal. Curitiba: Intersaberes, 2014./*ref*/DE ARAÚJO, Suely Amorim. Possibilidades pedagógicas do cinema em sala de aula. 2007./*ref*/DE LIMA, Luciana Belo; DE SOUZA, Luciane Albuquerque Sá. Análise do filme “Monstros SA”: as relações humanas no trabalho. Anagrama, v. 4, n. 4, p. 1-10, 2011./*ref*/DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Production, v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004./*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Cengage Learning Editores, 1999./*ref*/FREIRE, Rafael de Luna. Da geração de eletricidade aos divertimentos elétricos: a trajetória empresarial de Alberto Byington Jr. antes da produção de filmes. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 26, n. 51, p. 113-131, 2013./*ref*/GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/GOMIDE, Paula Inez Cunha. A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 1, p. 127-141, 2000./*ref*/Klammer, C. R., Gnoatto, D. M., Ozório, É. V. K., & Solieri, M.. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. simpósio nacional de história cultural, v. 3, p. 872-882, 2006./*ref*/LANGER, Johnni. Metodologia para análise de estereótipos em filmes históricos. Revista História Hoje, v. 2, n. 5, 2004./*ref*/LEITE, Nildes R. Pitombo; LEITE, Fábio Pitombo. Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da teoria de ação de Chris Argyris e Donald Schön. REGE Revista de Gestão, v. 14, p. 77-91, 2007./*ref*/MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002./*ref*/MALI, Suzana; GROSSMANN, Maria Victória Eiras; YAMASHITA, Fábio. Filmes de amido: produção, propriedades e potencial de utilização. Semina: Ciências Agrárias, v. 31, n. 1, p. 137-155, 2010./*ref*/MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003./*ref*/MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação cientifica. São Paulo: Atlas, p. 143-164, 2009./*ref*/MATOS, Fátima Regina Ney et al. Estudo observacional do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa da ótica de Filion no filme" Mauá-o Imperador e o Rei". Cadernos EBAPE. BR, v. 10, n. 1, p. 202-220, 2012./*ref*/MAXIMIANO, Antonio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2007./*ref*/MIRANDA, Ederval Marques; RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos; BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de. O Uso Do Filme De Animação No Ensino De Administração. Monstros Sa Como Estudo De Caso Exemplar. Gestão & Planejamento-G&P, v. 18, 2017./*ref*/MORAN, José. Novos modelos de sala de aula. Educatrix, São Paulo, n. 7, p. 33-37, 2014./*ref*/MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n. 24, p. 5, 2003./*ref*/MORETTIN, Eduardo. Sonoridades do cinema dito silencioso: filmes cantantes, história e música. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 36, n. 31, p. 149-163, 2009./*ref*/MURARI, Juliana de Melo Franco; DA SILVEIRA, Luciana Fagundes; PESSOA, Fabiana Lana. Monstros S/A: uma análise do filme e de sua relação com os mecanismos de identificação e idealização nas organizações. E-Civitas, v. 1, n. 1, 2008./*ref*/REZENDE, Júlio FD; ARAÚJO, M. A. D. Uso do filme Matrix para o ensino da Administração. HOLOS, v. 4, p. 216-225, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T06:36:23Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/870Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-01T06:36:23Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
title |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
spellingShingle |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A Nonato, Ana Clara Sousa |
title_short |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
title_full |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
title_fullStr |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
title_full_unstemmed |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
title_sort |
NO SUSTO E NO GRITO FAZEMOS BONITO: UMA ANÁLISE ORGANIZACIONAL DO FILME MONSTROS S.A |
author |
Nonato, Ana Clara Sousa |
author_facet |
Nonato, Ana Clara Sousa Oliveira, Felipe Moura Araújo Filho, Rubens de Carvalho Graças, Reginaldo Rodrigues das Sousa, Joiciane Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Felipe Moura Araújo Filho, Rubens de Carvalho Graças, Reginaldo Rodrigues das Sousa, Joiciane Rodrigues de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato, Ana Clara Sousa Oliveira, Felipe Moura Araújo Filho, Rubens de Carvalho Graças, Reginaldo Rodrigues das Sousa, Joiciane Rodrigues de |
description |
O ambiente organizacional pode ser bem detalhado em filmes, séries e desenhos. Partindo disso, este artigo aborda as relações organizacionais presentes no filme Monstros S.A. O filme apresenta uma crítica para as relações de trabalho e demonstra uma rica relação sobre o resultado obtido pelos esforços dos colaboradores. Com base nisso, este estudo tem como objetivo geral verificar de que forma é apresentada a gestão no filme ora mencionado. Orientando este objetivo, tem-se: a) seleção do filme, b) seleção dos personagens específicos, c) identificar suas relações com o meio empresarial. Este estudo é pautado em uma análise dos personagens determinando sua relação com o trabalho. Essa pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, bibliográfica, exploratória e descritiva. Por fim, concluiu-se que as características apresentadas nos personagens detalham as relações trabalhistas da vida real.Palavras-chave: Filmes. Empresas. Subjetividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/870 10.22408/reva502020870294-301 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/870 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva502020870294-301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/870/641 /*ref*/CERQUEIRA-ADÃO, Sebastião Ailton da Rosa. Formação do administrador no século XXI: Um estudo sobre as teorias da administração. In: Abordagens Organizacionais Contemporâneas – Diferentes Perspectivas Analíticas: Repensando Novas Formas de Atuação Gerencial. ALVES, Ricardo Ribeiro; SENNA, Ana Júlia Teixeira; CERQUEIRAADÃO, Sebastião Ailton da Rosa. (Orgs.). Jundiaí: Paco Editorial, 2014. /*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Elsevier Brasil, 2007. /*ref*/COLTRE, Sandra Maria. Fundamentos de administração: um olhar transversal. Curitiba: Intersaberes, 2014. /*ref*/DE ARAÚJO, Suely Amorim. Possibilidades pedagógicas do cinema em sala de aula. 2007. /*ref*/DE LIMA, Luciana Belo; DE SOUZA, Luciane Albuquerque Sá. Análise do filme “Monstros SA”: as relações humanas no trabalho. Anagrama, v. 4, n. 4, p. 1-10, 2011. /*ref*/DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Production, v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004. /*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Cengage Learning Editores, 1999. /*ref*/FREIRE, Rafael de Luna. Da geração de eletricidade aos divertimentos elétricos: a trajetória empresarial de Alberto Byington Jr. antes da produção de filmes. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 26, n. 51, p. 113-131, 2013. /*ref*/GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. /*ref*/GOMIDE, Paula Inez Cunha. A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 1, p. 127-141, 2000. /*ref*/Klammer, C. R., Gnoatto, D. M., Ozório, É. V. K., & Solieri, M.. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. simpósio nacional de história cultural, v. 3, p. 872-882, 2006. /*ref*/LANGER, Johnni. Metodologia para análise de estereótipos em filmes históricos. Revista História Hoje, v. 2, n. 5, 2004. /*ref*/LEITE, Nildes R. Pitombo; LEITE, Fábio Pitombo. Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da teoria de ação de Chris Argyris e Donald Schön. REGE Revista de Gestão, v. 14, p. 77-91, 2007. /*ref*/MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002. /*ref*/MALI, Suzana; GROSSMANN, Maria Victória Eiras; YAMASHITA, Fábio. Filmes de amido: produção, propriedades e potencial de utilização. Semina: Ciências Agrárias, v. 31, n. 1, p. 137-155, 2010. /*ref*/MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003. /*ref*/MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação cientifica. São Paulo: Atlas, p. 143-164, 2009. /*ref*/MATOS, Fátima Regina Ney et al. Estudo observacional do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa da ótica de Filion no filme" Mauá-o Imperador e o Rei". Cadernos EBAPE. BR, v. 10, n. 1, p. 202-220, 2012. /*ref*/MAXIMIANO, Antonio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2007. /*ref*/MIRANDA, Ederval Marques; RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos; BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de. O Uso Do Filme De Animação No Ensino De Administração. Monstros Sa Como Estudo De Caso Exemplar. Gestão & Planejamento-G&P, v. 18, 2017. /*ref*/MORAN, José. Novos modelos de sala de aula. Educatrix, São Paulo, n. 7, p. 33-37, 2014. /*ref*/MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n. 24, p. 5, 2003. /*ref*/MORETTIN, Eduardo. Sonoridades do cinema dito silencioso: filmes cantantes, história e música. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 36, n. 31, p. 149-163, 2009. /*ref*/MURARI, Juliana de Melo Franco; DA SILVEIRA, Luciana Fagundes; PESSOA, Fabiana Lana. Monstros S/A: uma análise do filme e de sua relação com os mecanismos de identificação e idealização nas organizações. E-Civitas, v. 1, n. 1, 2008. /*ref*/REZENDE, Júlio FD; ARAÚJO, M. A. D. Uso do filme Matrix para o ensino da Administração. HOLOS, v. 4, p. 216-225, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Artigos - III CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 294-301 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570002763776 |