CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834 |
Resumo: | Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa. Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica. |
id |
FASF_449efabdfebdbc28c4d6359293881376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/834 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIODiversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa. Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.FaSFUyeda, Fabiana Aparecida SantosPinto, José AntônioToti, Frederico Augusto2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83410.22408/reva602021834601-613Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 601-6132526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834/585/*ref*/ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998./*ref*/BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME- USP, 1995./*ref*/BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997,126 p./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 3./*ref*/KAMII, C. DEVRIES, R. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Socio cultura, 1995. 192 p./*ref*/KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994./*ref*/MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Matemática. Rio de Janeiro, 2003./*ref*/PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE/*ref*/PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017./*ref*/PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e imagem de representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978./*ref*/ROCHA, P. R. N.; VALLE, C. M. Quinteto Químico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais… Belém: IFPA, 2009. Disponível em: <http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepianais/artigos/191_2594_2085.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018./*ref*/SANTOS, G. F. L. Jogo e civilização: História, cultura e educação. Londrina. EDUEL, 2015./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. v. 7/*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, 2014.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/834Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Uyeda, Fabiana Aparecida Santos |
title_short |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
Uyeda, Fabiana Aparecida Santos |
author_facet |
Uyeda, Fabiana Aparecida Santos Pinto, José Antônio Toti, Frederico Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, José Antônio Toti, Frederico Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uyeda, Fabiana Aparecida Santos Pinto, José Antônio Toti, Frederico Augusto |
description |
Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa. Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834 10.22408/reva602021834601-613 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021834601-613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834/585 /*ref*/ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998. /*ref*/BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME- USP, 1995. /*ref*/BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997,126 p. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 3. /*ref*/KAMII, C. DEVRIES, R. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Socio cultura, 1995. 192 p. /*ref*/KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994. /*ref*/MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Matemática. Rio de Janeiro, 2003. /*ref*/PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE /*ref*/PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017. /*ref*/PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e imagem de representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978. /*ref*/ROCHA, P. R. N.; VALLE, C. M. Quinteto Químico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais… Belém: IFPA, 2009. Disponível em: <http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepianais/artigos/191_2594_2085.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018. /*ref*/SANTOS, G. F. L. Jogo e civilização: História, cultura e educação. Londrina. EDUEL, 2015. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. v. 7 /*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 601-613 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571313483776 |