CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uyeda, Fabiana Aparecida Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, José Antônio, Toti, Frederico Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834
Resumo: Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa.  Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.
id FASF_449efabdfebdbc28c4d6359293881376
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/834
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIODiversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa.  Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.FaSFUyeda, Fabiana Aparecida SantosPinto, José AntônioToti, Frederico Augusto2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83410.22408/reva602021834601-613Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 601-6132526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834/585/*ref*/ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998./*ref*/BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME- USP, 1995./*ref*/BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997,126 p./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 3./*ref*/KAMII, C. DEVRIES, R. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Socio cultura, 1995. 192 p./*ref*/KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994./*ref*/MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Matemática. Rio de Janeiro, 2003./*ref*/PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE/*ref*/PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017./*ref*/PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e imagem de representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978./*ref*/ROCHA, P. R. N.; VALLE, C. M. Quinteto Químico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais… Belém: IFPA, 2009. Disponível em: <http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepianais/artigos/191_2594_2085.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018./*ref*/SANTOS, G. F. L. Jogo e civilização: História, cultura e educação. Londrina. EDUEL, 2015./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. v. 7/*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, 2014.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/834Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Uyeda, Fabiana Aparecida Santos
title_short CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
author Uyeda, Fabiana Aparecida Santos
author_facet Uyeda, Fabiana Aparecida Santos
Pinto, José Antônio
Toti, Frederico Augusto
author_role author
author2 Pinto, José Antônio
Toti, Frederico Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Uyeda, Fabiana Aparecida Santos
Pinto, José Antônio
Toti, Frederico Augusto
description Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa.  Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834
10.22408/reva602021834601-613
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834
identifier_str_mv 10.22408/reva602021834601-613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/834/585
/*ref*/ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
/*ref*/BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME- USP, 1995.
/*ref*/BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997,126 p.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 3.
/*ref*/KAMII, C. DEVRIES, R. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Socio cultura, 1995. 192 p.
/*ref*/KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
/*ref*/MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Matemática. Rio de Janeiro, 2003.
/*ref*/PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE
/*ref*/PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acesso em: 01 set. 2017.
/*ref*/PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e imagem de representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978.
/*ref*/ROCHA, P. R. N.; VALLE, C. M. Quinteto Químico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais… Belém: IFPA, 2009. Disponível em: <http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepianais/artigos/191_2594_2085.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018.
/*ref*/SANTOS, G. F. L. Jogo e civilização: História, cultura e educação. Londrina. EDUEL, 2015.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. v. 7
/*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 601-613
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571313483776