A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica. |
id |
FASF_4954cd6c8fa6919fedb3317f9a60abd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/895 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTEO presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica.FaSFGuimarães, Renan SotaFreire, Leila Inês Folmann2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/89510.22408/reva6020218951545-1557Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1545-15572526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895/702/*ref*/ARAÚJO, C. C.; MAIA, J. C.; FEITOSA, R. A. Ensino de Ciências e fotografia: o uso das tecnologias digitais na formação de professores de Biologia. In: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Atas...Fortaleza, 2017./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p./*ref*/CUNHA, M. B. A fotografia científica no Ensino: Considerações e possibilidades para as aulas de Química. Química Nova na Escola. V. 40, n. 4, 2018, p. 232-240./*ref*/FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, 2016, p. 57-64./*ref*/FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 48 p./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p./*ref*/IRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008./*ref*/KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática,1998. 184 p./*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000./*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, V. 3, 2008, p.333-352./*ref*/SANTOS, M. T. Cenas e cenários das questões socioambientias: mediações pela fotografia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. 2012./*ref*/SANTOS, M. T. et al. A Fotografia e o ensino de Ciências: Impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Educação, 2014, Buenos Aires. Atas...Buenos Aires, 2014./*ref*//*ref*/SOUTO, A.; SILVA, E. P. Q. Ciência, Criatividade e imagem. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011, p. 309-315.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:16Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/895Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:16Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
title |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
spellingShingle |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE Guimarães, Renan Sota |
title_short |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
title_full |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
title_fullStr |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
title_full_unstemmed |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
title_sort |
A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE |
author |
Guimarães, Renan Sota |
author_facet |
Guimarães, Renan Sota Freire, Leila Inês Folmann |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Leila Inês Folmann |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Renan Sota Freire, Leila Inês Folmann |
description |
O presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895 10.22408/reva6020218951545-1557 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020218951545-1557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895/702 /*ref*/ARAÚJO, C. C.; MAIA, J. C.; FEITOSA, R. A. Ensino de Ciências e fotografia: o uso das tecnologias digitais na formação de professores de Biologia. In: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Atas...Fortaleza, 2017. /*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p. /*ref*/CUNHA, M. B. A fotografia científica no Ensino: Considerações e possibilidades para as aulas de Química. Química Nova na Escola. V. 40, n. 4, 2018, p. 232-240. /*ref*/FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, 2016, p. 57-64. /*ref*/FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 48 p. /*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p. /*ref*/IRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008. /*ref*/KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática,1998. 184 p. /*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. /*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32. /*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, V. 3, 2008, p.333-352. /*ref*/SANTOS, M. T. Cenas e cenários das questões socioambientias: mediações pela fotografia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. 2012. /*ref*/SANTOS, M. T. et al. A Fotografia e o ensino de Ciências: Impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Educação, 2014, Buenos Aires. Atas...Buenos Aires, 2014. /*ref*/ /*ref*/SOUTO, A.; SILVA, E. P. Q. Ciência, Criatividade e imagem. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011, p. 309-315. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1545-1557 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574059704320 |