A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Renan Sota
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freire, Leila Inês Folmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895
Resumo: O presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica.
id FASF_4954cd6c8fa6919fedb3317f9a60abd8
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/895
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTEO presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica.FaSFGuimarães, Renan SotaFreire, Leila Inês Folmann2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/89510.22408/reva6020218951545-1557Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1545-15572526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895/702/*ref*/ARAÚJO, C. C.; MAIA, J. C.; FEITOSA, R. A. Ensino de Ciências e fotografia: o uso das tecnologias digitais na formação de professores de Biologia. In: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Atas...Fortaleza, 2017./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p./*ref*/CUNHA, M. B. A fotografia científica no Ensino: Considerações e possibilidades para as aulas de Química. Química Nova na Escola. V. 40, n. 4, 2018, p. 232-240./*ref*/FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, 2016, p. 57-64./*ref*/FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 48 p./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p./*ref*/IRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008./*ref*/KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática,1998. 184 p./*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000./*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, V. 3, 2008, p.333-352./*ref*/SANTOS, M. T. Cenas e cenários das questões socioambientias: mediações pela fotografia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. 2012./*ref*/SANTOS, M. T. et al. A Fotografia e o ensino de Ciências: Impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Educação, 2014, Buenos Aires. Atas...Buenos Aires, 2014./*ref*//*ref*/SOUTO, A.; SILVA, E. P. Q. Ciência, Criatividade e imagem. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011, p. 309-315.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:16Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/895Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:16Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
title A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
spellingShingle A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
Guimarães, Renan Sota
title_short A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
title_full A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
title_fullStr A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
title_full_unstemmed A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
title_sort A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
author Guimarães, Renan Sota
author_facet Guimarães, Renan Sota
Freire, Leila Inês Folmann
author_role author
author2 Freire, Leila Inês Folmann
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Renan Sota
Freire, Leila Inês Folmann
description O presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895
10.22408/reva6020218951545-1557
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895
identifier_str_mv 10.22408/reva6020218951545-1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/895/702
/*ref*/ARAÚJO, C. C.; MAIA, J. C.; FEITOSA, R. A. Ensino de Ciências e fotografia: o uso das tecnologias digitais na formação de professores de Biologia. In: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Atas...Fortaleza, 2017.
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p.
/*ref*/CUNHA, M. B. A fotografia científica no Ensino: Considerações e possibilidades para as aulas de Química. Química Nova na Escola. V. 40, n. 4, 2018, p. 232-240.
/*ref*/FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, 2016, p. 57-64.
/*ref*/FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 48 p.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p.
/*ref*/IRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.
/*ref*/KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática,1998. 184 p.
/*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
/*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32.
/*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, V. 3, 2008, p.333-352.
/*ref*/SANTOS, M. T. Cenas e cenários das questões socioambientias: mediações pela fotografia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. 2012.
/*ref*/SANTOS, M. T. et al. A Fotografia e o ensino de Ciências: Impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Educação, 2014, Buenos Aires. Atas...Buenos Aires, 2014.
/*ref*/
/*ref*/SOUTO, A.; SILVA, E. P. Q. Ciência, Criatividade e imagem. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011, p. 309-315.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1545-1557
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574059704320