A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela Cristina Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite de Oliveira, Rose Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/238
Resumo: Discorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; Leitura
id FASF_49a474191025189fb5f6fb3f6e2b7109
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/238
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIORDiscorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; LeituraFaSFBiblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira MendesUniversidade Federal de Campina GrandeRamos, Daniela Cristina PereiraLeite de Oliveira, Rose Maria2019-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/23810.22408/reva412019238963-977Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 963-9772526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/238/248/*ref*/ALVES, L.M. S. A. Leitura e universidade: comportamento de leitura na formação do pedagogo da UFPA. 2009. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index. php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404> . Acesso em: 4 de out . 2018./*ref*/BALTAR, M.; CERUTTI-RIZZATTI, M.; E. ZANDOMENEGO, D.Leitura e produção textual acadêmica. Florianópolis. LLV/CCE/UFSC, 2011. p.124-123/*ref*/BOURDIEU, P. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002./*ref*/CAMPELLO, B. O movimento da competência em informação: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.Disponível em:< http://revista.ibict.br/ciinf/index. php/ciinf/article/view/26/21>. Acesso em: 30 maio 2014./*ref*/Dados sobre a biblioteca do CFP/UFCG. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/~biblioteca/index. php/ultimas-noticias/57-bibliotecas-da-ufcg/77-biblioteca-do-campus-de-cajazeiras>.Acesso em: 10 de out de 2018./*ref*/DE OLIVEIRA, A. J. B.; CRANCHI, D. C.. O papel da Biblioteca Universitária como espaço de afiliação estudantil e o Bibliotecário como Educador e Agente Inclusivo. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 2, 2017./*ref*/FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/GIRARD, C. D. T.; GIRARD, C. M. T.. A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação v. 3, n. 2, 2014.Disponível em :<portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1996 Acesso em : 12 de mar de 2018./*ref*/GOMES, H.F.; DUARTE, E. N.. O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. A04-1001, 2014.Disponível em : www.brapci.inf.br/index.php/article/view/.../3ad36d54988fa226d7809acfa8047eba/.Acesso em : 23 de jul de 2019./*ref*/KOCH, I. G. V.;ELIAS,V.M. Ler e compreender os sentidos do texto . 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2011./*ref*/LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009./*ref*/LAZZARIN, L. F. Introdução à escrita acadêmica [recurso eletrônico.1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2016. 1 e-book/*ref*/LEFFA, Vilson J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. ; PEREIRA, Aracy, E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37./*ref*/MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Dissertação (Mestrado)- Curso de Ciência da Informação,Escola De Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo,USP,São Paulo,2005./*ref*/MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação.Dissertação (Mestrado)- Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2009./*ref*/MARTINS, M. H.. O Que é leitura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982,p.55/*ref*/MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983/*ref*/PENA, A. S. et al. Políticas institucionais de incentivo à leitura em bibliotecas universitárias: estudos de caso no Brasil, Espanha e Moçambique. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, v. 18, 2014./*ref*/PENA, A. S.; CRIVELLARI, H. M. T.; MOREIRO GONZALEZ, J. A.; MANGUE, M. V.A biblioteca universitária em tempos de crise: comparação entre Brasil, Espanha e Moçambique. In: Globalização, ciência, informação: atas.1 ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto CETAC.MEDIA, 2013, p. 1598-1617./*ref*/RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução Tarcisio Zandonade. Brasília, DF, Briquet de Lemos, 2009./*ref*/RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E.. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-170, abr. 2014. ISSN 1518-2924. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43>.Acesso em: 20 fev. 2019./*ref*/SILVA, E. T. da. De olhos abertos: reflexões sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil.2.ed. São Paulo: Ática, 1999. p.128./*ref*/SOUSA, M. M.; FUJINO, A.. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios perspectivas. 2012. Disponível em:<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404>.Acesso em : 12 de out de 2018Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T20:29:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/238Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-04-11T20:29:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
title A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
Ramos, Daniela Cristina Pereira
title_short A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
title_full A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
author Ramos, Daniela Cristina Pereira
author_facet Ramos, Daniela Cristina Pereira
Leite de Oliveira, Rose Maria
author_role author
author2 Leite de Oliveira, Rose Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes
Universidade Federal de Campina Grande
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daniela Cristina Pereira
Leite de Oliveira, Rose Maria
description Discorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; Leitura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/238
10.22408/reva412019238963-977
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/238
identifier_str_mv 10.22408/reva412019238963-977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/238/248
/*ref*/ALVES, L.M. S. A. Leitura e universidade: comportamento de leitura na formação do pedagogo da UFPA. 2009. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index. php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404> . Acesso em: 4 de out . 2018.
/*ref*/BALTAR, M.; CERUTTI-RIZZATTI, M.; E. ZANDOMENEGO, D.Leitura e produção textual acadêmica. Florianópolis. LLV/CCE/UFSC, 2011. p.124-123
/*ref*/BOURDIEU, P. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002.
/*ref*/CAMPELLO, B. O movimento da competência em informação: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.Disponível em:< http://revista.ibict.br/ciinf/index. php/ciinf/article/view/26/21>. Acesso em: 30 maio 2014.
/*ref*/Dados sobre a biblioteca do CFP/UFCG. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/~biblioteca/index. php/ultimas-noticias/57-bibliotecas-da-ufcg/77-biblioteca-do-campus-de-cajazeiras>.Acesso em: 10 de out de 2018.
/*ref*/DE OLIVEIRA, A. J. B.; CRANCHI, D. C.. O papel da Biblioteca Universitária como espaço de afiliação estudantil e o Bibliotecário como Educador e Agente Inclusivo. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 2, 2017.
/*ref*/FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/GIRARD, C. D. T.; GIRARD, C. M. T.. A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação v. 3, n. 2, 2014.Disponível em :<portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1996 Acesso em : 12 de mar de 2018.
/*ref*/GOMES, H.F.; DUARTE, E. N.. O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. A04-1001, 2014.Disponível em : www.brapci.inf.br/index.php/article/view/.../3ad36d54988fa226d7809acfa8047eba/.Acesso em : 23 de jul de 2019.
/*ref*/KOCH, I. G. V.;ELIAS,V.M. Ler e compreender os sentidos do texto . 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2011.
/*ref*/LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
/*ref*/LAZZARIN, L. F. Introdução à escrita acadêmica [recurso eletrônico.1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2016. 1 e-book
/*ref*/LEFFA, Vilson J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. ; PEREIRA, Aracy, E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.
/*ref*/MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Dissertação (Mestrado)- Curso de Ciência da Informação,Escola De Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo,USP,São Paulo,2005.
/*ref*/MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação.Dissertação (Mestrado)- Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2009.
/*ref*/MARTINS, M. H.. O Que é leitura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982,p.55
/*ref*/MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983
/*ref*/PENA, A. S. et al. Políticas institucionais de incentivo à leitura em bibliotecas universitárias: estudos de caso no Brasil, Espanha e Moçambique. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, v. 18, 2014.
/*ref*/PENA, A. S.; CRIVELLARI, H. M. T.; MOREIRO GONZALEZ, J. A.; MANGUE, M. V.A biblioteca universitária em tempos de crise: comparação entre Brasil, Espanha e Moçambique. In: Globalização, ciência, informação: atas.1 ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto CETAC.MEDIA, 2013, p. 1598-1617.
/*ref*/RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução Tarcisio Zandonade. Brasília, DF, Briquet de Lemos, 2009.
/*ref*/RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E.. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-170, abr. 2014. ISSN 1518-2924. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43>.Acesso em: 20 fev. 2019.
/*ref*/SILVA, E. T. da. De olhos abertos: reflexões sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil.2.ed. São Paulo: Ática, 1999. p.128.
/*ref*/SOUSA, M. M.; FUJINO, A.. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios perspectivas. 2012. Disponível em:<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404>.Acesso em : 12 de out de 2018
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 963-977
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva412019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572121935872