DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/791 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo evidenciar os discursos apresentados por formandos dos cursos de Ciências Biológicas em relação aos conceitos de genótipo e fenótipo, ainda como esses conceitos são percebidos na síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que se posicionassem concordando ou discordando em relação à afirmativa “Um genótipo forma somente um fenótipo”. Diante disso, esses estudantes justificavam suas respostas. Os dados foram tratados com base na análise do discurso francesa. Assim, percebeu-se que os acadêmicos, em sua maioria compreendem que diferentes fenótipos podem resultar de um mesmo genótipo, devido às interações com outros fatores.Palavras Chave: Ensino de Biologia. Genótipo. Fenótipo. |
id |
FASF_549f4de913fb87329ceda18b3437504a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/791 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPOO presente artigo tem por objetivo evidenciar os discursos apresentados por formandos dos cursos de Ciências Biológicas em relação aos conceitos de genótipo e fenótipo, ainda como esses conceitos são percebidos na síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que se posicionassem concordando ou discordando em relação à afirmativa “Um genótipo forma somente um fenótipo”. Diante disso, esses estudantes justificavam suas respostas. Os dados foram tratados com base na análise do discurso francesa. Assim, percebeu-se que os acadêmicos, em sua maioria compreendem que diferentes fenótipos podem resultar de um mesmo genótipo, devido às interações com outros fatores.Palavras Chave: Ensino de Biologia. Genótipo. Fenótipo.FaSFSilva, Aline Alves daCorazza, Maria JúliaJustina, Lourdes Aparecida Della2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79110.22408/reva60202179179-89Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 79-892526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/791/544/*ref*/DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Itatiaia: Editora Companhia das Letras, 2007./*ref*/DAWKINS, Richard. A grande historia da evolução: na trilha de nossos ancestrais. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2009./*ref*/DOBZHANSKY, Theodosius; SARMIENTO, Guillermo; PITTERBARG, Roberto. La evolución, la genética y el hombre. Buenos Aires: Eudeba, 1966./*ref*/FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 2. ed. Ribeirão Preto: SBG, 1992./*ref*/FRANCIS, Richard. Epigenética: como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015./*ref*/GILBERT, Scott F.; BOSCH, Thomas CG; LEDÓN-RETTIG, Cristina. Eco-Evo-Devo: developmental symbiosis and developmental plasticity as evolutionary agents. Nature Reviews Genetics, v. 16, n. 10, p. 611-622, 2015./*ref*/GILBERT, S. F. Biologia do desenvolvimento. 5ª ed. FUNPEC editora. Ribeirão Preto – SP, 2003./*ref*/GOEDERT, Lidiane; DELIZOICOV, Nadir Castilho; ROSA, Vivian Leyser. A formação de professores de Biologia e a prática docente: o ensino de evolução. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru-SP: ABRAPEC, 2003./*ref*/JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102037>./*ref*/JABLONKA, Eva; LAMB, Marion J. Evolução em quatro dimensões: DNA, comportamento e a história da vida. Companhia das Letras, 2010./*ref*/KELLER, Evelyn Fox. O século do gene. Tradução Crisálida, 2002./*ref*/KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2009./*ref*/MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009./*ref*/ORLANDI, Eni Puccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. Seminário de Estudos em Análise de Discurso, v. 1, p. 8-18, 2003./*ref*/ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas – SP: Pontes, 2009./*ref*/OLIVEIRA, Thais Benetti; BRANDO, Fernanda da Rocha, KOHLSDORF, Tiana, CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Eco-Evo-Devo: uma (re) leitura sobre o papel do ambiente no contexto das Ciências Biológicas. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 323-346, 2016./*ref*/OLEQUES, Luciane Carvalho; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat; BOER, Noemi. Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011./*ref*/PIGLIUCCI, Massimo; MULLER, Gerd. Evolution–the extended synthesis. Cambridge: Editora Mit press 2010./*ref*/PIGLIUCCI, Massimo et al. Phenotypic plasticity: beyond nature and nurture. Baltimore: Editora JHU Press, 2001./*ref*/RIBEIRO, Maria Stefânia Przybylska. Plasticidade fenotípica de características morfológicas de Drosophila cardini. Dissertação (mestrado), Universidade de Brasilia. 2014./*ref*/RIDLEY, Mark. Evolução. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006./*ref*/SANTOS, Wellington Bittencourt. O uso de redes conceituais em uma análise das relações entre visões internalistas e externalistas na evo-devo. 196f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, 2017./*ref*/SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares; OLIVEIRA, Thais Benetti; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011./*ref*/SILVA, Aline Alves. Conceitos e transposição didática de genótipo e fenótipo: uma análise de livros didáticos. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2017./*ref*/SILVA, Aline Alves; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018./*ref*/TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard C. Teaching evolutionary biology. Genetics and molecular biology, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004./*ref*/WATSON, James D. CRICK, F. H. Molecular structure of nucleic acids. Nature, v. 171, n. 4356, p. 737-738, 1953./*ref*/WATSON, James D.; CRICK, Francis HC. Genetical implications of the structure of deoxyribonucleic acid. Nature, v. 171, n. 4361, p. 964-967, 1953.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/791Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
title |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
spellingShingle |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO Silva, Aline Alves da |
title_short |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
title_full |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
title_fullStr |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
title_full_unstemmed |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
title_sort |
DISCURSO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS POSSÍVEIS FENÓTIPOS PARA UM GENÓTIPO |
author |
Silva, Aline Alves da |
author_facet |
Silva, Aline Alves da Corazza, Maria Júlia Justina, Lourdes Aparecida Della |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, Maria Júlia Justina, Lourdes Aparecida Della |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Alves da Corazza, Maria Júlia Justina, Lourdes Aparecida Della |
description |
O presente artigo tem por objetivo evidenciar os discursos apresentados por formandos dos cursos de Ciências Biológicas em relação aos conceitos de genótipo e fenótipo, ainda como esses conceitos são percebidos na síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que se posicionassem concordando ou discordando em relação à afirmativa “Um genótipo forma somente um fenótipo”. Diante disso, esses estudantes justificavam suas respostas. Os dados foram tratados com base na análise do discurso francesa. Assim, percebeu-se que os acadêmicos, em sua maioria compreendem que diferentes fenótipos podem resultar de um mesmo genótipo, devido às interações com outros fatores.Palavras Chave: Ensino de Biologia. Genótipo. Fenótipo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/791 10.22408/reva60202179179-89 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/791 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva60202179179-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/791/544 /*ref*/DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Itatiaia: Editora Companhia das Letras, 2007. /*ref*/DAWKINS, Richard. A grande historia da evolução: na trilha de nossos ancestrais. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2009. /*ref*/DOBZHANSKY, Theodosius; SARMIENTO, Guillermo; PITTERBARG, Roberto. La evolución, la genética y el hombre. Buenos Aires: Eudeba, 1966. /*ref*/FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 2. ed. Ribeirão Preto: SBG, 1992. /*ref*/FRANCIS, Richard. Epigenética: como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015. /*ref*/GILBERT, Scott F.; BOSCH, Thomas CG; LEDÓN-RETTIG, Cristina. Eco-Evo-Devo: developmental symbiosis and developmental plasticity as evolutionary agents. Nature Reviews Genetics, v. 16, n. 10, p. 611-622, 2015. /*ref*/GILBERT, S. F. Biologia do desenvolvimento. 5ª ed. FUNPEC editora. Ribeirão Preto – SP, 2003. /*ref*/GOEDERT, Lidiane; DELIZOICOV, Nadir Castilho; ROSA, Vivian Leyser. A formação de professores de Biologia e a prática docente: o ensino de evolução. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru-SP: ABRAPEC, 2003. /*ref*/JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102037>. /*ref*/JABLONKA, Eva; LAMB, Marion J. Evolução em quatro dimensões: DNA, comportamento e a história da vida. Companhia das Letras, 2010. /*ref*/KELLER, Evelyn Fox. O século do gene. Tradução Crisálida, 2002. /*ref*/KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2009. /*ref*/MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. /*ref*/ORLANDI, Eni Puccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. Seminário de Estudos em Análise de Discurso, v. 1, p. 8-18, 2003. /*ref*/ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas – SP: Pontes, 2009. /*ref*/OLIVEIRA, Thais Benetti; BRANDO, Fernanda da Rocha, KOHLSDORF, Tiana, CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Eco-Evo-Devo: uma (re) leitura sobre o papel do ambiente no contexto das Ciências Biológicas. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 2, p. 323-346, 2016. /*ref*/OLEQUES, Luciane Carvalho; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat; BOER, Noemi. Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011. /*ref*/PIGLIUCCI, Massimo; MULLER, Gerd. Evolution–the extended synthesis. Cambridge: Editora Mit press 2010. /*ref*/PIGLIUCCI, Massimo et al. Phenotypic plasticity: beyond nature and nurture. Baltimore: Editora JHU Press, 2001. /*ref*/RIBEIRO, Maria Stefânia Przybylska. Plasticidade fenotípica de características morfológicas de Drosophila cardini. Dissertação (mestrado), Universidade de Brasilia. 2014. /*ref*/RIDLEY, Mark. Evolução. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. /*ref*/SANTOS, Wellington Bittencourt. O uso de redes conceituais em uma análise das relações entre visões internalistas e externalistas na evo-devo. 196f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, 2017. /*ref*/SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares; OLIVEIRA, Thais Benetti; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011. /*ref*/SILVA, Aline Alves. Conceitos e transposição didática de genótipo e fenótipo: uma análise de livros didáticos. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2017. /*ref*/SILVA, Aline Alves; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018. /*ref*/TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard C. Teaching evolutionary biology. Genetics and molecular biology, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004. /*ref*/WATSON, James D. CRICK, F. H. Molecular structure of nucleic acids. Nature, v. 171, n. 4356, p. 737-738, 1953. /*ref*/WATSON, James D.; CRICK, Francis HC. Genetical implications of the structure of deoxyribonucleic acid. Nature, v. 171, n. 4361, p. 964-967, 1953. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 79-89 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570683289600 |