AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/299 |
Resumo: | O estudo analisa criticamente o discurso humorístico presente em três esquetes produzidos pelo coletivo humorístico “Porta dos Fundos”, disponível no Youtube. Trata-se daqueles intitulados “Aula de Segunda”, “Aula de Quinta” e “Aula de Sábado”, que satirizam aulas fitness. O método é a Análise do Discurso segundo Orlandi. A tentativa de aproximar o discurso humanista das práticas de culto ao corpo explicitou a rasura de sentidos e as contradições inerentes à dinâmica de muitas atividades oferecidas em academias. Isto possibilitou reflexões sobre bioascese e narcisismo no âmbito das práticas corporais. Também emergiram fragilidades inerentes à produção de conhecimentos no campo da Educação Física, ficando evidente que a superação de seu viés mecânico ainda não foi superado. |
id |
FASF_56e193f899d05e1677c472a9444173ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/299 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICAO estudo analisa criticamente o discurso humorístico presente em três esquetes produzidos pelo coletivo humorístico “Porta dos Fundos”, disponível no Youtube. Trata-se daqueles intitulados “Aula de Segunda”, “Aula de Quinta” e “Aula de Sábado”, que satirizam aulas fitness. O método é a Análise do Discurso segundo Orlandi. A tentativa de aproximar o discurso humanista das práticas de culto ao corpo explicitou a rasura de sentidos e as contradições inerentes à dinâmica de muitas atividades oferecidas em academias. Isto possibilitou reflexões sobre bioascese e narcisismo no âmbito das práticas corporais. Também emergiram fragilidades inerentes à produção de conhecimentos no campo da Educação Física, ficando evidente que a superação de seu viés mecânico ainda não foi superado.FaSFO estudo não contou com nenhum tipo de financiamento.Cândido, Cássia Marquesde Oliveira, Alexandre Palmade Assis, Monique Ribeiro2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/29910.22408/reva412019299978-993Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 978-9932526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/299/250/*ref*/ANDREASSON, J; JOHANSSON, T. The Fitness Revolution. Historical transformations in the global gym and fitness culture. Sport Science Review, Bucharest; v. 23, n. 3-4, p. 91-112, 2014. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/277018421_The_Fitness_Revolution_Historical_Transformations_in_a_Global_Gym_and_Fitness_Culture> Acesso em: 12 dezembro de 2016./*ref*/BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 128p./*ref*/BURGESS, J; GREEN J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009. 240p./*ref*/CÂNDIDO CM, ASSIS MR, FERREIRA NT, COELHO LAMC. A representação da educação física na 18ª temporada da telenovela Malhação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n.1 p.95-106, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100095&lng=pt&tlng=pt > Acesso em:12 dez. de 2016./*ref*/CÂNDIDO, CM; PALMA, A; ASSIS, MR. A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela TV Globo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 345-357, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200345&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 12 dez. de 2016./*ref*/CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus; 1988. 93p./*ref*/FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes; 2004. 318p./*ref*/FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.302p./*ref*/FURTADO, RP. Do fitness ao wellness: os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica. Revista Pensar a Prática, Goiás; v. 12, n. 1, p. 1-11, 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/4862> Acesso em: 14 dez. de 2016./*ref*/HERNANDES, N. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, tv, rádio, e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto; 2006. 279p/*ref*/KURY, AG; ROSA, U. Minidicionário. Editora: FTD, 2001. 1184p./*ref*/LASCH C. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Editora Imago; 1983. 322p./*ref*/MARCELINO, NC. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Goiás, v. 11, n. 2, p. 49-54, 2003. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/118273644/Academias-de-ginastica-como-opcao-de-lazer-Marcellino-pdf> Acesso em: 19 jan. 2016./*ref*/ORLANDI, EP. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes; 2003. 276p/*ref*/ORLANDI, EP. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes; 2007.160p./*ref*/ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, Garamond; 2008. 264p./*ref*/Porta dos fundos. Identificação do coletivo humorístico. Disponível em: <https://www.portadosfundos.com.br/sobre> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Segunda. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RzFB3PpDc7c> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Quinta. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cidmlE5j5-c> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Sábado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32ZOklRlaOw> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/SERRA, GMA; SANTOS, EM. Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro; v. 8, n. 3, p. 691-701, 2003; Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000300004&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/POZZATO, MP. A academia paleolítica: aparelhos e corpos no fitness contemporâneo. Revista dObra[s], São Paulo; v. 4, n. 10 , p. 79-84, 2010. Disponível em: <https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/187> Acesso em: 20 nov. de 2016./*ref*/SALIBA, ET. Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras; 2002. 384p./*ref*/SILVA, AM. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo de felicidade. Florianópolis: Autores Associados; 2001. 152p./*ref*/ZALFA, LMC; CÂNDIDO, CM; ASSIS, MR. Os sentidos dos discursos sobre atividade física no Jornal O Globo Online. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília; v.24, n. 2, p. 15-25, 2016. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5770> Acesso em: 20 jan. de 2017.Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T20:29:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/299Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-04-11T20:29:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA Cândido, Cássia Marques |
title_short |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
AULAS FITNESS COMO CENÁRIO DE UMA SÁTIRA SOCIAL: O HUMOR COMO CONVITE REFLEXIVO À EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Cândido, Cássia Marques |
author_facet |
Cândido, Cássia Marques de Oliveira, Alexandre Palma de Assis, Monique Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Alexandre Palma de Assis, Monique Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
O estudo não contou com nenhum tipo de financiamento. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Cássia Marques de Oliveira, Alexandre Palma de Assis, Monique Ribeiro |
description |
O estudo analisa criticamente o discurso humorístico presente em três esquetes produzidos pelo coletivo humorístico “Porta dos Fundos”, disponível no Youtube. Trata-se daqueles intitulados “Aula de Segunda”, “Aula de Quinta” e “Aula de Sábado”, que satirizam aulas fitness. O método é a Análise do Discurso segundo Orlandi. A tentativa de aproximar o discurso humanista das práticas de culto ao corpo explicitou a rasura de sentidos e as contradições inerentes à dinâmica de muitas atividades oferecidas em academias. Isto possibilitou reflexões sobre bioascese e narcisismo no âmbito das práticas corporais. Também emergiram fragilidades inerentes à produção de conhecimentos no campo da Educação Física, ficando evidente que a superação de seu viés mecânico ainda não foi superado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/299 10.22408/reva412019299978-993 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/299 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva412019299978-993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/299/250 /*ref*/ANDREASSON, J; JOHANSSON, T. The Fitness Revolution. Historical transformations in the global gym and fitness culture. Sport Science Review, Bucharest; v. 23, n. 3-4, p. 91-112, 2014. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/277018421_The_Fitness_Revolution_Historical_Transformations_in_a_Global_Gym_and_Fitness_Culture> Acesso em: 12 dezembro de 2016. /*ref*/BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 128p. /*ref*/BURGESS, J; GREEN J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009. 240p. /*ref*/CÂNDIDO CM, ASSIS MR, FERREIRA NT, COELHO LAMC. A representação da educação física na 18ª temporada da telenovela Malhação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n.1 p.95-106, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000100095&lng=pt&tlng=pt > Acesso em:12 dez. de 2016. /*ref*/CÂNDIDO, CM; PALMA, A; ASSIS, MR. A representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela TV Globo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 345-357, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200345&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 12 dez. de 2016. /*ref*/CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus; 1988. 93p. /*ref*/FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes; 2004. 318p. /*ref*/FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.302p. /*ref*/FURTADO, RP. Do fitness ao wellness: os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica. Revista Pensar a Prática, Goiás; v. 12, n. 1, p. 1-11, 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/4862> Acesso em: 14 dez. de 2016. /*ref*/HERNANDES, N. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, tv, rádio, e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto; 2006. 279p /*ref*/KURY, AG; ROSA, U. Minidicionário. Editora: FTD, 2001. 1184p. /*ref*/LASCH C. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Editora Imago; 1983. 322p. /*ref*/MARCELINO, NC. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Goiás, v. 11, n. 2, p. 49-54, 2003. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/118273644/Academias-de-ginastica-como-opcao-de-lazer-Marcellino-pdf> Acesso em: 19 jan. 2016. /*ref*/ORLANDI, EP. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes; 2003. 276p /*ref*/ORLANDI, EP. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes; 2007.160p. /*ref*/ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, Garamond; 2008. 264p. /*ref*/Porta dos fundos. Identificação do coletivo humorístico. Disponível em: <https://www.portadosfundos.com.br/sobre> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Segunda. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RzFB3PpDc7c> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Quinta. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cidmlE5j5-c> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/Porta dos Fundos. Vídeo: Aula de Sábado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32ZOklRlaOw> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/SERRA, GMA; SANTOS, EM. Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro; v. 8, n. 3, p. 691-701, 2003; Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000300004&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/POZZATO, MP. A academia paleolítica: aparelhos e corpos no fitness contemporâneo. Revista dObra[s], São Paulo; v. 4, n. 10 , p. 79-84, 2010. Disponível em: <https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/187> Acesso em: 20 nov. de 2016. /*ref*/SALIBA, ET. Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras; 2002. 384p. /*ref*/SILVA, AM. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo de felicidade. Florianópolis: Autores Associados; 2001. 152p. /*ref*/ZALFA, LMC; CÂNDIDO, CM; ASSIS, MR. Os sentidos dos discursos sobre atividade física no Jornal O Globo Online. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília; v.24, n. 2, p. 15-25, 2016. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5770> Acesso em: 20 jan. de 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 978-993 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva412019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570023735296 |