CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SGARBOSSA, MAIRA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MARTINS, NUBIA APARECIDA, BOSA, IGOR, RIBEIRO, ALANA ERTEL, FAVERO, ALTAIR ALBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/710
Resumo: Este estudo avaliou a percepção dos docentes do ensino superior de uma Universidade comunitária na região norte do estado do Rio Grande do Sul, frente à utilização de práticas que favorecem a expressão e o desenvolvimento da criatividade discente em sala de aula. Os dados foram coletados através de um questionário online junto a 45 docentes. As seis hipóteses levantadas, foram analisadas mediante modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que docentes que utilizam métodos tradicionais de ensino não empregam estratégias diversificadas de ensino, invalidando a H1. Os atributos pessoais do docente não atuaram como variáveis mediadoras da adoção de estratégias diversificadas por aqueles adeptos aos procedimentos tradicionais de ensino, invalidando a H2 e H3. Ademais, observou-se a existência de uma forte relação entre a adoção de estratégias diversificadas e o desenvolvimento de um clima propício para a expressão e incentivo a novas ideias, validando-se a H4 e H5, mas, tal fato não influenciou na criação de um clima propício para a expressão de ideias, invalidando a H6. Conclui-se que, na universidade estudada a percepção dos docentes frente à utilização de práticas que favoreçam a criatividade dos discentes foi favorável, apesar de prevalecer a utilização de métodos tradicionais de ensino.Palavras-chave: Criatividade; Docentes; Ensino Superior; Universidade comunitária
id FASF_62a645f85589bff049f3e152fe71a932
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/710
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOREste estudo avaliou a percepção dos docentes do ensino superior de uma Universidade comunitária na região norte do estado do Rio Grande do Sul, frente à utilização de práticas que favorecem a expressão e o desenvolvimento da criatividade discente em sala de aula. Os dados foram coletados através de um questionário online junto a 45 docentes. As seis hipóteses levantadas, foram analisadas mediante modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que docentes que utilizam métodos tradicionais de ensino não empregam estratégias diversificadas de ensino, invalidando a H1. Os atributos pessoais do docente não atuaram como variáveis mediadoras da adoção de estratégias diversificadas por aqueles adeptos aos procedimentos tradicionais de ensino, invalidando a H2 e H3. Ademais, observou-se a existência de uma forte relação entre a adoção de estratégias diversificadas e o desenvolvimento de um clima propício para a expressão e incentivo a novas ideias, validando-se a H4 e H5, mas, tal fato não influenciou na criação de um clima propício para a expressão de ideias, invalidando a H6. Conclui-se que, na universidade estudada a percepção dos docentes frente à utilização de práticas que favoreçam a criatividade dos discentes foi favorável, apesar de prevalecer a utilização de métodos tradicionais de ensino.Palavras-chave: Criatividade; Docentes; Ensino Superior; Universidade comunitáriaFaSFSGARBOSSA, MAIRAMARTINS, NUBIA APARECIDABOSA, IGORRIBEIRO, ALANA ERTELFAVERO, ALTAIR ALBERTO2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/71010.22408/reva802023710e-8040Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80402526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/710/1083/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. University students evaluation of their own level of creativity and their teachers and colleagues level of creativity. Gifted Education International, 11. ed. 1996, p. 128-130./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O estímulo à criatividade no contexto universitário. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 1, n. 2-3, p. 29-38, 1997./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O estímulo à criatividade em programas de pós-graduação segundo seus estudantes. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 63-70, 2002./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 105-110, 2004./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O papel da escola na estimulação do talento criativo. In: D. S. Fleith & E. M. L. S. Alencar (Orgs.), Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores (). Porto Alegre: Artmed, 2007, pp. 151-161./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. Promoção da criatividade em distintos contextos: Entraves e desafios. In: MORAIS, M. F.; MIRANDA, L. C.; WECHSLER, S. M. (Eds.), Criatividade: Aplicações práticas em distintos contextos. São Paulo: Vetor, 2015. p. 15-32./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 63-69, 2003./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, p. 105-110, 2004./*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. FLEITH, D. S. Criatividade Na Educação Superior: Fatores Inibidores. Campinas; Sorocaba, , v. 15, n. 2, 2010./*ref*/ALVES FILHO, J. P. Regras da transposição didática aplicada ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000./*ref*/ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012./*ref*/AMABILE, T. M. Beyond talent. John Irving and the passionate craft of creativity. American Psychologist, v. 56, p. 333-336, 2001./*ref*/AMARAL, A. L. N.; MARTÍNEZ, A. M. Aprendizagem e criatividade no contexto universitário. Psicologia para América Latina, v. 8, p. 2006. Disponível em:< http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870350X2006000400003&lng=pt&nrm=isso>. Acesso em: 14. dez. 2020./*ref*/ANASTASIOU, L. D. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille, Joinville, n. 6, 2006./*ref*/ARRUDA, R. R.; FLEITH, D. S. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia, v. 17, p. 403-416, 2007./*ref*/BAGOZZI, R. P.; YI, Y. On the valuation of structural equation models. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 16, n. 1, p. 74 – 94, 1988./*ref*/BARRETO, M. O. O papel da criatividade no ensino superior. Revista Diálogos e Ciências, v. 5, n. 12, p. 1-13, 2007./*ref*/BARRETO, M. O.; MARTÍNEZ, A. M. Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos em Psicologia, v. 24, n. 4, p. 463-473, 2007./*ref*/BEGHETTO, R. A. Creativity in the classroom. In: KAUFMAN, J. C.; STERNBERG, R. J. (Eds.), The Cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. p. 447-466./*ref*/BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011./*ref*/BECKER, M. A. D.; ROAZZI, A.; MADEIRA, M. J. P.; AREND, I., SCHNEIDER, D.; WAINBERG, L.; SOUZA, B. C. de. Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários. Psicol. Reflex. Crit., v. 14, n. 3, p. 571-579, 2001./*ref*/BEYER, B. Improving thinking skills - practical approaches. Phi Delta Kappan, v. 65, p. 556-560, 1984./*ref*/BRAIT, L. F. R.; MACEDO, K. M. F. de.; SILVA, F. B. da.; SILVA, M. R.; SOUZA, A. L. A. R. de. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2010./*ref*/BRASIL. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde: com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. São Paulo, Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, 2012./*ref*/BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1977./*ref*/BRUNER, J. Culture and human development: A new look. Human Development, v. 33, p. 344-355, 1990./*ref*/CAMPOS, D. M. de S.; WEBER, M. G. Criatividade. Rio de Janeiro: Sprint, 1987./*ref*/CARRARO, T. E.; PRADO, M. L, SILVA, D. G. V.; RADÜNZ, V.; KEMPFER, S. S.; SEBOLD, L. F. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem: Uma proposta na metodologia ativa. Invest. educ. enferm, v. 29, n. 2, p. 248-254, 2011./*ref*/CARVALHO, A. S. de. O papel do professor no ensino superior. Revista Formação Docente, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2016./*ref*/CASTANHO, M. E. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, I. P.; CASTANHO, M. E. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000, p. 75-89./*ref*/CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991./*ref*/CHIN, W. W. The partial least squares approach to structural equation modeling. Modern Methods for Business Research, v. 295, n. 2, p. 295 – 336, 1998./*ref*/CHIN, W. W. PLS-Graph user’s guide. CT Bauer College of Business. University of Houston, USA, 2001./*ref*/CHOI, J. N. Individual and contextual predictors of creative performance: The mediating role of psychological processes. Creativity Research Journal, v. 16, p. 187-200, 2004./*ref*/COLLIER, J. E. Applied structural equation modeling using AMOS. New York: Routledge, 2020./*ref*/CRAFT, A. Analysis of Research and Literature on Creativity in Education, available at:http://www.creativetallis.com/uploads/2/2/8/7/2287089/creativity_in_education_report.pdf. 2001./*ref*/CROPLEY, A. J. Creativity in education e learning. London: Routledge, 2005./*ref*/CSIKSZENTMIHALYI, M. Society, culture and person: a systems view of creativity, in Sternberg, R. J. (Ed.), The Nature of Creativity: Contemporary Psychological Perspectives, Cambridge University Press, New York, 1988./*ref*/DANIELS, H. Vygotsky and Pedagogy, Routledge/Falmer, London, New York, 2001./*ref*/DEBONO, E. The direct teaching of thinking as a skill. Phi Delta Kappan, v. 64, p. 703-708, 1983./*ref*/DEMO, P. Educação hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo, Atlas, 2009./*ref*/DRAZIN, R., GLYNN, M. A. KAZANJIAN, R. K. Multilevel theorizing about creativity in organizations: a sense making perspective, Academy of Management Review, v. 24, p. 286-307, 1999./*ref*/FAVERO, A.; TONIETO,; ODY, L. C. Docência Universitária - Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015./*ref*/FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. Criatividade não é improvisação: crítica a uma concepção equivocada de docência universitária. In: FÁVERO, A. A. & TONIETO, C. (orgs.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 17-36/*ref*/FLEITH, D. S. A promoção da criatividade no contexto escolar. In: VIRGOLIM, A. M. R. (Org.), Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 143-158./*ref*/FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 21 n. 1, p. 85-91, 2005./*ref*/FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do Ensino Fundamental. Avaliação psicológica, v. 7, n. 1, p. 35-44, 2008./*ref*/FORNELL, C.; LARCKER, D. F. (1). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 1, p. 39 – 50, 1981./*ref*/FORNELL, C.; LARCKER, D. F. (2). Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics. Journal of Marketing Research, v.18, n.3, p. 382 – 388, 1981./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997./*ref*/FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido.71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019./*ref*/FRYER, M. Facilitating creativity in higher education: a brief account of National Teaching Fellows' views. In: JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Org.). Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2006. p. 74-88./*ref*/GEFEN, D.; STRAUB, D.; BOUDREAU, M. C. Structural Equation Modeling and Regression: Guidelines for Research Practice. Communications of the Association for Information Systems, v. 4, 2000./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012./*ref*/GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015./*ref*/GILSON, L. L.; Why be creative: a review of the practical outcomes associated with creativity at the individual, group, and organizational levels. In: ZHOU, J; SHALLEY, C. E. (Org.). Handbook of organizational creativity. New York: Lawrence Erlbaum, 2008, p. 303-322/*ref*/GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35. n. 3. p. 57-63. 1995./*ref*/GRILLO, M. C. Práticas docentes e referenciais norteadores. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 41-52, 2003./*ref*/HAIR, J. F. Jr.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON R. E.; TATHAM, R. L. Multivariate data analysis. 6 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2006./*ref*/HAYDT, R. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006./*ref*/HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, v. 20, p. 277 – 320, 2009./*ref*/HULLAND, J. Use of Partial Least Squares (PLS) in Strategic Management Research: A Review of Four Recent Studies. Strategic Management Journal, v. 20, n. 2, p. 195 – 204, 1999./*ref*/JACKSON, N. Imagining a different world. In: JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Org.). Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2006. p. 1-9./*ref*/JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Orgs.), Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2007./*ref*/JASKYTE, K.; TAYLOR, H.; SMARIGA, R. Student and faculty perceptions of innovative teaching. Creativity Research Journal, v. 21, p. 111-116, 2009./*ref*/JOHANSSON, F. The Medici Effect: Breakthrough Insights at the Intersection of Ideas, Concepts and Cultures, Harvard Business School Press, Boston, 2004./*ref*/JUNIOR, W. H.; SAUAIA, A. C. A. Aprendizagem centrada no participante ou no professor? Um estudo comparativo em Administração de Materiais. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 631-658, 2008./*ref*/KUPFER, M. C. Freud e a Educação – O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995./*ref*/KNOP, R. O. C. P.; CARVALHO, C. Práticas pedagógicas com enfoque criativo: possibilidades e limites. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Paraná. Anais... Paraná. PUCPR, 2015, p. 8953 – 8966. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17898_7601.pdf>. Acesso em: 15. Dez. 2020./*ref*/KUTZBERG, T. R. Feeling creative, being creative: An empirical study of diversity and creativity in teams. Creativity Research Journal, v. 17, p. 51-66, 2005./*ref*/LÁZARO, C. A.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. CIET:EnPED, [S. l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/234>. Acesso em: 26 dez. 2020./*ref*/LIBARDI, D. A. O papel do professor universitário na construção do conhecimento. Revista de Educação, v. 13, n. 15, p. 9-26, 2010./*ref*/LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P. de A (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 11. ed., 2000./*ref*/LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1999, 14ª reimpressão./*ref*/MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019./*ref*/MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 95-108, 2004./*ref*/MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003./*ref*/MARIANI, M. F. M.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade e trabalho pedagógico segundo professores de História: limites e possibilidades. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 27-36, 2005./*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Comportamiento humano: nuevos métodos de investigación. Madrid: Editorial Escuela Española, 1994./*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Criatividade, personalidade e educação (M. Pinto, Trad.). Campinas, SP: Papirus, 1997./*ref*/MARTÍNEZ, A. M. A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Críticas, 8, 189-206, 2002./*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem. In M. C. V. R. Tacca (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagogic. São Paulo: Alínea, 2006, p. 69-94./*ref*/MARTINS, J. S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Autores Associados, 2009./*ref*/MASETTO, M. T.; GAETA, Ce. Docência com Profissionalidade no Ensino Superior. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 4, n. 1, p. 299-310, 2013./*ref*/MASETTO, M. T. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p.04-25, 2009./*ref*/MEEK, L.; TEICHLER, U.; KEARNEY, M.L. (Eds). Higher education research and innovation: changing dynamics. Report on the UNESCO Forum on Higher Education, Research and Knowledge, 2001-2009, INCHER-Kassel, 2009./*ref*/MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2009./*ref*/MOSER, A. de. S.; GREGÓRIO, A. de.; PEREIRA, M. P. A.; MOREIRA, A. L. O. R. Reflexões sobre as contribuições da criação de recursos didáticos à formação inicial de professores de ciências. Revista Valore, v. 3, Edição Especial, p. 509-520, 2018./*ref*/NAKANO, C. T. Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- (ABRAPEE), v. 13, n. 1, p. 45-53, 2009./*ref*/NUNNALLY, J. C. Psychometric Theory. 2. ed. McGraw-Hill, New York, 1978./*ref*/NUNNALLY, J. C.; BERNSTEIN, I. H. Psychometric Theory. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 1994./*ref*/PARNES, S. J. The Creative Studies Project. In: ISAKSEN, S. G. (Org.). Frontiers of creativity research. Buffalo, NY: Bearly, 1987. p. 156 – 188./*ref*/PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016./*ref*/PARENTE J. R. F. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em Saúde da Família. Sanare, v. 7, n. 2, p. 47-53, 2008./*ref*/POOLE, S. Cornucopia: Innovation. FECS, Chester, p. 2516-2667, 2017./*ref*/RENZULLI, J. S. A general theory for the development of creative productivity through the pursuit of ideal acts of learning. Gifted Child Quarterly, v. 36, p. 170-182, 1992./*ref*/RIBEIRO, R. A.; FLEITH, D. S. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia, v. 17, n. 38, p. 403-416, 2007./*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989./*ref*/RINGLE, C.; WENDE, S.; WILL, A. Smart-PLS Versão 2.0 M3. University of Hamburg, Hamburg, Germany, 2005./*ref*/SANTEIRO, T. V.; SANTEIRO, F. R. M.; ANDRADE, I. R. de. Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários. Revista Psicologia em Estudo, v. 9, n. 1, p. 95-102, 2004./*ref*/SANTOS, L. dos.; RODRIGUES, S. F. N.; SUDBRACK, E. M. Estratégias didáticas no ensino superior: as metodologias ativas como potencializadoras da aprendizagem. In: Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária – XCIDU, 2018, Rio Grande do Sul. Anais ... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2018. Disponível em: < https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/251.pdf> Acesso em: 20 dez. 2020./*ref*/SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965./*ref*/SILVA, M. J da. Abordagens Tradicional e Ativa: Uma Análise da Prática a partir da Vivencia no Estágio Supervisionado em Docência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2016, Paraná. Anais... Paraná, 2016, p. 24642- 24652. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23074_12729.pdf>. Acesso em: 14. Dez. 2020./*ref*/SIQUEIRA-BATISTA, R.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciência saúde coletiva. v.14, n. 4, 2009./*ref*/SZYMANSKI, M. L. S.; PEZZINI, C. C. O novo desafio dos educadores: como enfrentar a falta do desejo de aprender. 2007. Disponível em: <https://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%c3%b3sio%20Acad>.Acesso em: 12 dez. 2020./*ref*/TIFFIN, J.; RAJASINGHAM, L. A universidade virtual e global. Porto Alegre, Artmed, 2010./*ref*/TORRANCE, E. P. Why fly? A philosophy of creativity. Norwood, NJ: Ablex, 1995./*ref*/TREFFINGER, D. J.; SCHOONOVER, P. F.; SELBY, E. C. Educating for creativity and innovation. Waco, TX: Prufrock Press, 2013./*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação- AEC, n. 83, p. 1-18, 1992. Disponível em http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em 14. Dez. 2020./*ref*/VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000./*ref*/VYGOTSKY, L.S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, in Cole, M., John-Steiner, V., Scribner, S. and Souberman, E. (Trans. by Editors), MIT Press, Cambridge, MA, 1978./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991./*ref*/WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. São Paulo: Editora Psy, 1998./*ref*/WECHSLER, S. M. Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária. Linhas Críticas, 15(8), 179-188, 2002./*ref*/WECHSLER, S. M.; NAKANO, T. C. (Eds.). Criatividade no ensino superior: uma perspectiva internacional. São Paulo: Vetor, 2011./*ref*/ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de La. (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:57Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/710Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:57Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
title CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
SGARBOSSA, MAIRA
title_short CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
title_full CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
title_sort CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA: ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
author SGARBOSSA, MAIRA
author_facet SGARBOSSA, MAIRA
MARTINS, NUBIA APARECIDA
BOSA, IGOR
RIBEIRO, ALANA ERTEL
FAVERO, ALTAIR ALBERTO
author_role author
author2 MARTINS, NUBIA APARECIDA
BOSA, IGOR
RIBEIRO, ALANA ERTEL
FAVERO, ALTAIR ALBERTO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SGARBOSSA, MAIRA
MARTINS, NUBIA APARECIDA
BOSA, IGOR
RIBEIRO, ALANA ERTEL
FAVERO, ALTAIR ALBERTO
description Este estudo avaliou a percepção dos docentes do ensino superior de uma Universidade comunitária na região norte do estado do Rio Grande do Sul, frente à utilização de práticas que favorecem a expressão e o desenvolvimento da criatividade discente em sala de aula. Os dados foram coletados através de um questionário online junto a 45 docentes. As seis hipóteses levantadas, foram analisadas mediante modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que docentes que utilizam métodos tradicionais de ensino não empregam estratégias diversificadas de ensino, invalidando a H1. Os atributos pessoais do docente não atuaram como variáveis mediadoras da adoção de estratégias diversificadas por aqueles adeptos aos procedimentos tradicionais de ensino, invalidando a H2 e H3. Ademais, observou-se a existência de uma forte relação entre a adoção de estratégias diversificadas e o desenvolvimento de um clima propício para a expressão e incentivo a novas ideias, validando-se a H4 e H5, mas, tal fato não influenciou na criação de um clima propício para a expressão de ideias, invalidando a H6. Conclui-se que, na universidade estudada a percepção dos docentes frente à utilização de práticas que favoreçam a criatividade dos discentes foi favorável, apesar de prevalecer a utilização de métodos tradicionais de ensino.Palavras-chave: Criatividade; Docentes; Ensino Superior; Universidade comunitária
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/710
10.22408/reva802023710e-8040
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/710
identifier_str_mv 10.22408/reva802023710e-8040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/710/1083
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. University students evaluation of their own level of creativity and their teachers and colleagues level of creativity. Gifted Education International, 11. ed. 1996, p. 128-130.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O estímulo à criatividade no contexto universitário. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 1, n. 2-3, p. 29-38, 1997.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O estímulo à criatividade em programas de pós-graduação segundo seus estudantes. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 63-70, 2002.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 105-110, 2004.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. O papel da escola na estimulação do talento criativo. In: D. S. Fleith & E. M. L. S. Alencar (Orgs.), Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores (). Porto Alegre: Artmed, 2007, pp. 151-161.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. Promoção da criatividade em distintos contextos: Entraves e desafios. In: MORAIS, M. F.; MIRANDA, L. C.; WECHSLER, S. M. (Eds.), Criatividade: Aplicações práticas em distintos contextos. São Paulo: Vetor, 2015. p. 15-32.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 63-69, 2003.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, p. 105-110, 2004.
/*ref*/ALENCAR, E. M. L. S. FLEITH, D. S. Criatividade Na Educação Superior: Fatores Inibidores. Campinas; Sorocaba, , v. 15, n. 2, 2010.
/*ref*/ALVES FILHO, J. P. Regras da transposição didática aplicada ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000.
/*ref*/ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.
/*ref*/AMABILE, T. M. Beyond talent. John Irving and the passionate craft of creativity. American Psychologist, v. 56, p. 333-336, 2001.
/*ref*/AMARAL, A. L. N.; MARTÍNEZ, A. M. Aprendizagem e criatividade no contexto universitário. Psicologia para América Latina, v. 8, p. 2006. Disponível em:< http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870350X2006000400003&lng=pt&nrm=isso>. Acesso em: 14. dez. 2020.
/*ref*/ANASTASIOU, L. D. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille, Joinville, n. 6, 2006.
/*ref*/ARRUDA, R. R.; FLEITH, D. S. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia, v. 17, p. 403-416, 2007.
/*ref*/BAGOZZI, R. P.; YI, Y. On the valuation of structural equation models. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 16, n. 1, p. 74 – 94, 1988.
/*ref*/BARRETO, M. O. O papel da criatividade no ensino superior. Revista Diálogos e Ciências, v. 5, n. 12, p. 1-13, 2007.
/*ref*/BARRETO, M. O.; MARTÍNEZ, A. M. Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos em Psicologia, v. 24, n. 4, p. 463-473, 2007.
/*ref*/BEGHETTO, R. A. Creativity in the classroom. In: KAUFMAN, J. C.; STERNBERG, R. J. (Eds.), The Cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010. p. 447-466.
/*ref*/BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
/*ref*/BECKER, M. A. D.; ROAZZI, A.; MADEIRA, M. J. P.; AREND, I., SCHNEIDER, D.; WAINBERG, L.; SOUZA, B. C. de. Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários. Psicol. Reflex. Crit., v. 14, n. 3, p. 571-579, 2001.
/*ref*/BEYER, B. Improving thinking skills - practical approaches. Phi Delta Kappan, v. 65, p. 556-560, 1984.
/*ref*/BRAIT, L. F. R.; MACEDO, K. M. F. de.; SILVA, F. B. da.; SILVA, M. R.; SOUZA, A. L. A. R. de. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2010.
/*ref*/BRASIL. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde: com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. São Paulo, Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, 2012.
/*ref*/BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1977.
/*ref*/BRUNER, J. Culture and human development: A new look. Human Development, v. 33, p. 344-355, 1990.
/*ref*/CAMPOS, D. M. de S.; WEBER, M. G. Criatividade. Rio de Janeiro: Sprint, 1987.
/*ref*/CARRARO, T. E.; PRADO, M. L, SILVA, D. G. V.; RADÜNZ, V.; KEMPFER, S. S.; SEBOLD, L. F. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem: Uma proposta na metodologia ativa. Invest. educ. enferm, v. 29, n. 2, p. 248-254, 2011.
/*ref*/CARVALHO, A. S. de. O papel do professor no ensino superior. Revista Formação Docente, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2016.
/*ref*/CASTANHO, M. E. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, I. P.; CASTANHO, M. E. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000, p. 75-89.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991.
/*ref*/CHIN, W. W. The partial least squares approach to structural equation modeling. Modern Methods for Business Research, v. 295, n. 2, p. 295 – 336, 1998.
/*ref*/CHIN, W. W. PLS-Graph user’s guide. CT Bauer College of Business. University of Houston, USA, 2001.
/*ref*/CHOI, J. N. Individual and contextual predictors of creative performance: The mediating role of psychological processes. Creativity Research Journal, v. 16, p. 187-200, 2004.
/*ref*/COLLIER, J. E. Applied structural equation modeling using AMOS. New York: Routledge, 2020.
/*ref*/CRAFT, A. Analysis of Research and Literature on Creativity in Education, available at:http://www.creativetallis.com/uploads/2/2/8/7/2287089/creativity_in_education_report.pdf. 2001.
/*ref*/CROPLEY, A. J. Creativity in education e learning. London: Routledge, 2005.
/*ref*/CSIKSZENTMIHALYI, M. Society, culture and person: a systems view of creativity, in Sternberg, R. J. (Ed.), The Nature of Creativity: Contemporary Psychological Perspectives, Cambridge University Press, New York, 1988.
/*ref*/DANIELS, H. Vygotsky and Pedagogy, Routledge/Falmer, London, New York, 2001.
/*ref*/DEBONO, E. The direct teaching of thinking as a skill. Phi Delta Kappan, v. 64, p. 703-708, 1983.
/*ref*/DEMO, P. Educação hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo, Atlas, 2009.
/*ref*/DRAZIN, R., GLYNN, M. A. KAZANJIAN, R. K. Multilevel theorizing about creativity in organizations: a sense making perspective, Academy of Management Review, v. 24, p. 286-307, 1999.
/*ref*/FAVERO, A.; TONIETO,; ODY, L. C. Docência Universitária - Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
/*ref*/FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. Criatividade não é improvisação: crítica a uma concepção equivocada de docência universitária. In: FÁVERO, A. A. & TONIETO, C. (orgs.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 17-36
/*ref*/FLEITH, D. S. A promoção da criatividade no contexto escolar. In: VIRGOLIM, A. M. R. (Org.), Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 143-158.
/*ref*/FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 21 n. 1, p. 85-91, 2005.
/*ref*/FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do Ensino Fundamental. Avaliação psicológica, v. 7, n. 1, p. 35-44, 2008.
/*ref*/FORNELL, C.; LARCKER, D. F. (1). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 1, p. 39 – 50, 1981.
/*ref*/FORNELL, C.; LARCKER, D. F. (2). Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics. Journal of Marketing Research, v.18, n.3, p. 382 – 388, 1981.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
/*ref*/FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido.71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
/*ref*/FRYER, M. Facilitating creativity in higher education: a brief account of National Teaching Fellows' views. In: JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Org.). Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2006. p. 74-88.
/*ref*/GEFEN, D.; STRAUB, D.; BOUDREAU, M. C. Structural Equation Modeling and Regression: Guidelines for Research Practice. Communications of the Association for Information Systems, v. 4, 2000.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
/*ref*/GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.
/*ref*/GILSON, L. L.; Why be creative: a review of the practical outcomes associated with creativity at the individual, group, and organizational levels. In: ZHOU, J; SHALLEY, C. E. (Org.). Handbook of organizational creativity. New York: Lawrence Erlbaum, 2008, p. 303-322
/*ref*/GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35. n. 3. p. 57-63. 1995.
/*ref*/GRILLO, M. C. Práticas docentes e referenciais norteadores. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 41-52, 2003.
/*ref*/HAIR, J. F. Jr.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON R. E.; TATHAM, R. L. Multivariate data analysis. 6 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2006.
/*ref*/HAYDT, R. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
/*ref*/HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, v. 20, p. 277 – 320, 2009.
/*ref*/HULLAND, J. Use of Partial Least Squares (PLS) in Strategic Management Research: A Review of Four Recent Studies. Strategic Management Journal, v. 20, n. 2, p. 195 – 204, 1999.
/*ref*/JACKSON, N. Imagining a different world. In: JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Org.). Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2006. p. 1-9.
/*ref*/JACKSON, N.; OLIVER, M.; SHAW, M.; WISDOM, J. (Orgs.), Developing creativity in higher education. London: Routledge, 2007.
/*ref*/JASKYTE, K.; TAYLOR, H.; SMARIGA, R. Student and faculty perceptions of innovative teaching. Creativity Research Journal, v. 21, p. 111-116, 2009.
/*ref*/JOHANSSON, F. The Medici Effect: Breakthrough Insights at the Intersection of Ideas, Concepts and Cultures, Harvard Business School Press, Boston, 2004.
/*ref*/JUNIOR, W. H.; SAUAIA, A. C. A. Aprendizagem centrada no participante ou no professor? Um estudo comparativo em Administração de Materiais. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 631-658, 2008.
/*ref*/KUPFER, M. C. Freud e a Educação – O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995.
/*ref*/KNOP, R. O. C. P.; CARVALHO, C. Práticas pedagógicas com enfoque criativo: possibilidades e limites. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Paraná. Anais... Paraná. PUCPR, 2015, p. 8953 – 8966. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17898_7601.pdf>. Acesso em: 15. Dez. 2020.
/*ref*/KUTZBERG, T. R. Feeling creative, being creative: An empirical study of diversity and creativity in teams. Creativity Research Journal, v. 17, p. 51-66, 2005.
/*ref*/LÁZARO, C. A.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. CIET:EnPED, [S. l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/234>. Acesso em: 26 dez. 2020.
/*ref*/LIBARDI, D. A. O papel do professor universitário na construção do conhecimento. Revista de Educação, v. 13, n. 15, p. 9-26, 2010.
/*ref*/LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P. de A (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 11. ed., 2000.
/*ref*/LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1999, 14ª reimpressão.
/*ref*/MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
/*ref*/MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 95-108, 2004.
/*ref*/MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
/*ref*/MARIANI, M. F. M.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade e trabalho pedagógico segundo professores de História: limites e possibilidades. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 27-36, 2005.
/*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Comportamiento humano: nuevos métodos de investigación. Madrid: Editorial Escuela Española, 1994.
/*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Criatividade, personalidade e educação (M. Pinto, Trad.). Campinas, SP: Papirus, 1997.
/*ref*/MARTÍNEZ, A. M. A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Críticas, 8, 189-206, 2002.
/*ref*/MARTÍNEZ, A. M. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem. In M. C. V. R. Tacca (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagogic. São Paulo: Alínea, 2006, p. 69-94.
/*ref*/MARTINS, J. S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Autores Associados, 2009.
/*ref*/MASETTO, M. T.; GAETA, Ce. Docência com Profissionalidade no Ensino Superior. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 4, n. 1, p. 299-310, 2013.
/*ref*/MASETTO, M. T. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p.04-25, 2009.
/*ref*/MEEK, L.; TEICHLER, U.; KEARNEY, M.L. (Eds). Higher education research and innovation: changing dynamics. Report on the UNESCO Forum on Higher Education, Research and Knowledge, 2001-2009, INCHER-Kassel, 2009.
/*ref*/MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2009.
/*ref*/MOSER, A. de. S.; GREGÓRIO, A. de.; PEREIRA, M. P. A.; MOREIRA, A. L. O. R. Reflexões sobre as contribuições da criação de recursos didáticos à formação inicial de professores de ciências. Revista Valore, v. 3, Edição Especial, p. 509-520, 2018.
/*ref*/NAKANO, C. T. Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- (ABRAPEE), v. 13, n. 1, p. 45-53, 2009.
/*ref*/NUNNALLY, J. C. Psychometric Theory. 2. ed. McGraw-Hill, New York, 1978.
/*ref*/NUNNALLY, J. C.; BERNSTEIN, I. H. Psychometric Theory. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 1994.
/*ref*/PARNES, S. J. The Creative Studies Project. In: ISAKSEN, S. G. (Org.). Frontiers of creativity research. Buffalo, NY: Bearly, 1987. p. 156 – 188.
/*ref*/PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016.
/*ref*/PARENTE J. R. F. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em Saúde da Família. Sanare, v. 7, n. 2, p. 47-53, 2008.
/*ref*/POOLE, S. Cornucopia: Innovation. FECS, Chester, p. 2516-2667, 2017.
/*ref*/RENZULLI, J. S. A general theory for the development of creative productivity through the pursuit of ideal acts of learning. Gifted Child Quarterly, v. 36, p. 170-182, 1992.
/*ref*/RIBEIRO, R. A.; FLEITH, D. S. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia, v. 17, n. 38, p. 403-416, 2007.
/*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
/*ref*/RINGLE, C.; WENDE, S.; WILL, A. Smart-PLS Versão 2.0 M3. University of Hamburg, Hamburg, Germany, 2005.
/*ref*/SANTEIRO, T. V.; SANTEIRO, F. R. M.; ANDRADE, I. R. de. Professor facilitador e inibidor da criatividade segundo universitários. Revista Psicologia em Estudo, v. 9, n. 1, p. 95-102, 2004.
/*ref*/SANTOS, L. dos.; RODRIGUES, S. F. N.; SUDBRACK, E. M. Estratégias didáticas no ensino superior: as metodologias ativas como potencializadoras da aprendizagem. In: Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária – XCIDU, 2018, Rio Grande do Sul. Anais ... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2018. Disponível em: < https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/251.pdf> Acesso em: 20 dez. 2020.
/*ref*/SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
/*ref*/SILVA, M. J da. Abordagens Tradicional e Ativa: Uma Análise da Prática a partir da Vivencia no Estágio Supervisionado em Docência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2016, Paraná. Anais... Paraná, 2016, p. 24642- 24652. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23074_12729.pdf>. Acesso em: 14. Dez. 2020.
/*ref*/SIQUEIRA-BATISTA, R.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciência saúde coletiva. v.14, n. 4, 2009.
/*ref*/SZYMANSKI, M. L. S.; PEZZINI, C. C. O novo desafio dos educadores: como enfrentar a falta do desejo de aprender. 2007. Disponível em: <https://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%c3%b3sio%20Acad>.Acesso em: 12 dez. 2020.
/*ref*/TIFFIN, J.; RAJASINGHAM, L. A universidade virtual e global. Porto Alegre, Artmed, 2010.
/*ref*/TORRANCE, E. P. Why fly? A philosophy of creativity. Norwood, NJ: Ablex, 1995.
/*ref*/TREFFINGER, D. J.; SCHOONOVER, P. F.; SELBY, E. C. Educating for creativity and innovation. Waco, TX: Prufrock Press, 2013.
/*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação- AEC, n. 83, p. 1-18, 1992. Disponível em http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em 14. Dez. 2020.
/*ref*/VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
/*ref*/VYGOTSKY, L.S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, in Cole, M., John-Steiner, V., Scribner, S. and Souberman, E. (Trans. by Editors), MIT Press, Cambridge, MA, 1978.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
/*ref*/WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. São Paulo: Editora Psy, 1998.
/*ref*/WECHSLER, S. M. Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária. Linhas Críticas, 15(8), 179-188, 2002.
/*ref*/WECHSLER, S. M.; NAKANO, T. C. (Eds.). Criatividade no ensino superior: uma perspectiva internacional. São Paulo: Vetor, 2011.
/*ref*/ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de La. (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8040
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574925828096