PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde. |
id |
FASF_68c9033eec5c968d52757771cf220f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1426 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDEEste trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde.FaSFUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)Santos, Najara Farias RosaSantos, Deise Arianne AlvesMarinho, Maykon dos Santosde Assunção, Paula LisianeAndrade, Everaldo Nery de2024-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142610.22408/reva9020241426e-9002Revista Valore; v. 9 (2024); e-90022526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426/1186/*ref*/ALBUQUERQUE, A.G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 11, p. e488111472, 26 ago. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1472/1179. Acesso em: 07 set. 2022./*ref*/ARAUJO, J. A.; VASCONCELOS, J.C.; CARVALHO, R.M. Impacts Of Socio-Economic Differences On Educational Performance In Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l], n. 2, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50529/1/2019_art_jaara%C3%BAjoimpactos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022./*ref*/ARAÚJO, T.M.O; FERREIRA, S.F; MENEZES, B.S; MARINHO, M. dos S; ANDRADE, E.N. de. A Utilização Do Whatsapp Como Recurso De Suporte No Ensino Presencial. In: PROCHNO, Claudiane Ayres (org.). A função multiprofissional da fisioterapia. Ponta Grossa: Atena, 2019. Cap. 10. p. 84-93. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Antonella0611/a-funo-multiprofissional-da-fisioterapia. Acesso em: 10 out. 2022./*ref*/CAMELO, S.H.H; ANGERAMI, E.L.S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 552-560, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tRSmwLZ4rpzSbR5tBp3DhTr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022./*ref*/DOS SANTOS, C. M.; BULGARELLI, P. T.; FRICHEMBRUDER, K.; COLVARA, B. C.; HUGO, F. N. Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista da ABENO, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–123, 2018. DOI: 10.30979/rev.abeno.v18i1.433. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/433. Acesso em: 6 set. 2022./*ref*/LIMA,E.. Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios. 2022. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/mulheres-no-mercado-de-trabalho-avancos-e-desafios. Acesso em: 09 set. 2022./*ref*/FLEURY, P.F.; POSSOLLI, G.E. Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 7442-7451, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-501. Disponível em:Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com.br). Acesso: 20/09/2022./*ref*/RODRIGUES, R.; SILVA, C.; DURÃO, F.; ASSAD, R.; GARCIA, V.; MEIRA, S.. Um Modelo de Recomendação de Arquivos para Sistemas de Armazenamento em Nuvem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 111-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5807.Disponível: Uma Metodologia de Recomendação Híbrida Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem - PDF Download grátis (docplayer.com.br) . Acesso: 10/10/2022./*ref*/MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, s/v, n. 34, p. 351-364, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 07 maio 2022./*ref*/PEREIRA, B.R de M.; SILVA, C.C.G e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f. TCC (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília Instituto de Ciências Biológicas, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 20 set. 2022./*ref*/SILVA, F. C. A. da; PEREIRA, G. A.; SOARES, V. M. P. Ambientes Virtuais De Aprendizagem: O Uso Das Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Prática Pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.28880. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880. Acesso em: 24 abr. 2022./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T20:24:47Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1426Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-04-02T20:24:47Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
title |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE Santos, Najara Farias Rosa |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE |
author |
Santos, Najara Farias Rosa |
author_facet |
Santos, Najara Farias Rosa Santos, Deise Arianne Alves Marinho, Maykon dos Santos de Assunção, Paula Lisiane Andrade, Everaldo Nery de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Deise Arianne Alves Marinho, Maykon dos Santos de Assunção, Paula Lisiane Andrade, Everaldo Nery de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Najara Farias Rosa Santos, Deise Arianne Alves Marinho, Maykon dos Santos de Assunção, Paula Lisiane Andrade, Everaldo Nery de |
description |
Este trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426 10.22408/reva9020241426e-9002 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva9020241426e-9002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426/1186 /*ref*/ALBUQUERQUE, A.G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 11, p. e488111472, 26 ago. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1472/1179. Acesso em: 07 set. 2022. /*ref*/ARAUJO, J. A.; VASCONCELOS, J.C.; CARVALHO, R.M. Impacts Of Socio-Economic Differences On Educational Performance In Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l], n. 2, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50529/1/2019_art_jaara%C3%BAjoimpactos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022. /*ref*/ARAÚJO, T.M.O; FERREIRA, S.F; MENEZES, B.S; MARINHO, M. dos S; ANDRADE, E.N. de. A Utilização Do Whatsapp Como Recurso De Suporte No Ensino Presencial. In: PROCHNO, Claudiane Ayres (org.). A função multiprofissional da fisioterapia. Ponta Grossa: Atena, 2019. Cap. 10. p. 84-93. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Antonella0611/a-funo-multiprofissional-da-fisioterapia. Acesso em: 10 out. 2022. /*ref*/CAMELO, S.H.H; ANGERAMI, E.L.S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 552-560, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tRSmwLZ4rpzSbR5tBp3DhTr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022. /*ref*/DOS SANTOS, C. M.; BULGARELLI, P. T.; FRICHEMBRUDER, K.; COLVARA, B. C.; HUGO, F. N. Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista da ABENO, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–123, 2018. DOI: 10.30979/rev.abeno.v18i1.433. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/433. Acesso em: 6 set. 2022. /*ref*/LIMA,E.. Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios. 2022. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/mulheres-no-mercado-de-trabalho-avancos-e-desafios. Acesso em: 09 set. 2022. /*ref*/FLEURY, P.F.; POSSOLLI, G.E. Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 7442-7451, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-501. Disponível em:Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com.br). Acesso: 20/09/2022. /*ref*/RODRIGUES, R.; SILVA, C.; DURÃO, F.; ASSAD, R.; GARCIA, V.; MEIRA, S.. Um Modelo de Recomendação de Arquivos para Sistemas de Armazenamento em Nuvem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 111-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5807.Disponível: Uma Metodologia de Recomendação Híbrida Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem - PDF Download grátis (docplayer.com.br) . Acesso: 10/10/2022. /*ref*/MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, s/v, n. 34, p. 351-364, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 07 maio 2022. /*ref*/PEREIRA, B.R de M.; SILVA, C.C.G e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f. TCC (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília Instituto de Ciências Biológicas, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 20 set. 2022. /*ref*/SILVA, F. C. A. da; PEREIRA, G. A.; SOARES, V. M. P. Ambientes Virtuais De Aprendizagem: O Uso Das Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Prática Pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.28880. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880. Acesso em: 24 abr. 2022. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 9 (2024); e-9002 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva902024 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569437581312 |