PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Najara Farias Rosa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Deise Arianne Alves, Marinho, Maykon dos Santos, de Assunção, Paula Lisiane, Andrade, Everaldo Nery de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426
Resumo: Este trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde.
id FASF_68c9033eec5c968d52757771cf220f6d
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1426
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDEEste trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde.FaSFUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)Santos, Najara Farias RosaSantos, Deise Arianne AlvesMarinho, Maykon dos Santosde Assunção, Paula LisianeAndrade, Everaldo Nery de2024-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142610.22408/reva9020241426e-9002Revista Valore; v. 9 (2024); e-90022526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426/1186/*ref*/ALBUQUERQUE, A.G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 11, p. e488111472, 26 ago. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1472/1179. Acesso em: 07 set. 2022./*ref*/ARAUJO, J. A.; VASCONCELOS, J.C.; CARVALHO, R.M. Impacts Of Socio-Economic Differences On Educational Performance In Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l], n. 2, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50529/1/2019_art_jaara%C3%BAjoimpactos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022./*ref*/ARAÚJO, T.M.O; FERREIRA, S.F; MENEZES, B.S; MARINHO, M. dos S; ANDRADE, E.N. de. A Utilização Do Whatsapp Como Recurso De Suporte No Ensino Presencial. In: PROCHNO, Claudiane Ayres (org.). A função multiprofissional da fisioterapia. Ponta Grossa: Atena, 2019. Cap. 10. p. 84-93. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Antonella0611/a-funo-multiprofissional-da-fisioterapia. Acesso em: 10 out. 2022./*ref*/CAMELO, S.H.H; ANGERAMI, E.L.S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 552-560, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tRSmwLZ4rpzSbR5tBp3DhTr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022./*ref*/DOS SANTOS, C. M.; BULGARELLI, P. T.; FRICHEMBRUDER, K.; COLVARA, B. C.; HUGO, F. N. Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista da ABENO, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–123, 2018. DOI: 10.30979/rev.abeno.v18i1.433. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/433. Acesso em: 6 set. 2022./*ref*/LIMA,E.. Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios. 2022. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/mulheres-no-mercado-de-trabalho-avancos-e-desafios. Acesso em: 09 set. 2022./*ref*/FLEURY, P.F.; POSSOLLI, G.E. Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 7442-7451, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-501. Disponível em:Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com.br). Acesso: 20/09/2022./*ref*/RODRIGUES, R.; SILVA, C.; DURÃO, F.; ASSAD, R.; GARCIA, V.; MEIRA, S.. Um Modelo de Recomendação de Arquivos para Sistemas de Armazenamento em Nuvem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 111-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5807.Disponível: Uma Metodologia de Recomendação Híbrida Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem - PDF Download grátis (docplayer.com.br) . Acesso: 10/10/2022./*ref*/MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, s/v, n. 34, p. 351-364, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 07 maio 2022./*ref*/PEREIRA, B.R de M.; SILVA, C.C.G e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f. TCC (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília Instituto de Ciências Biológicas, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 20 set. 2022./*ref*/SILVA, F. C. A. da; PEREIRA, G. A.; SOARES, V. M. P. Ambientes Virtuais De Aprendizagem: O Uso Das Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Prática Pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.28880. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880. Acesso em: 24 abr. 2022./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T20:24:47Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1426Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-04-02T20:24:47Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
title PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
Santos, Najara Farias Rosa
title_short PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
title_full PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
title_sort PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
author Santos, Najara Farias Rosa
author_facet Santos, Najara Farias Rosa
Santos, Deise Arianne Alves
Marinho, Maykon dos Santos
de Assunção, Paula Lisiane
Andrade, Everaldo Nery de
author_role author
author2 Santos, Deise Arianne Alves
Marinho, Maykon dos Santos
de Assunção, Paula Lisiane
Andrade, Everaldo Nery de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Najara Farias Rosa
Santos, Deise Arianne Alves
Marinho, Maykon dos Santos
de Assunção, Paula Lisiane
Andrade, Everaldo Nery de
description Este trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426
10.22408/reva9020241426e-9002
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426
identifier_str_mv 10.22408/reva9020241426e-9002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1426/1186
/*ref*/ALBUQUERQUE, A.G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 11, p. e488111472, 26 ago. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1472/1179. Acesso em: 07 set. 2022.
/*ref*/ARAUJO, J. A.; VASCONCELOS, J.C.; CARVALHO, R.M. Impacts Of Socio-Economic Differences On Educational Performance In Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l], n. 2, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50529/1/2019_art_jaara%C3%BAjoimpactos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
/*ref*/ARAÚJO, T.M.O; FERREIRA, S.F; MENEZES, B.S; MARINHO, M. dos S; ANDRADE, E.N. de. A Utilização Do Whatsapp Como Recurso De Suporte No Ensino Presencial. In: PROCHNO, Claudiane Ayres (org.). A função multiprofissional da fisioterapia. Ponta Grossa: Atena, 2019. Cap. 10. p. 84-93. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Antonella0611/a-funo-multiprofissional-da-fisioterapia. Acesso em: 10 out. 2022.
/*ref*/CAMELO, S.H.H; ANGERAMI, E.L.S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 552-560, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tRSmwLZ4rpzSbR5tBp3DhTr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022.
/*ref*/DOS SANTOS, C. M.; BULGARELLI, P. T.; FRICHEMBRUDER, K.; COLVARA, B. C.; HUGO, F. N. Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista da ABENO, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–123, 2018. DOI: 10.30979/rev.abeno.v18i1.433. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/433. Acesso em: 6 set. 2022.
/*ref*/LIMA,E.. Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios. 2022. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/mulheres-no-mercado-de-trabalho-avancos-e-desafios. Acesso em: 09 set. 2022.
/*ref*/FLEURY, P.F.; POSSOLLI, G.E. Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 7442-7451, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-501. Disponível em:Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com.br). Acesso: 20/09/2022.
/*ref*/RODRIGUES, R.; SILVA, C.; DURÃO, F.; ASSAD, R.; GARCIA, V.; MEIRA, S.. Um Modelo de Recomendação de Arquivos para Sistemas de Armazenamento em Nuvem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 111-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5807.Disponível: Uma Metodologia de Recomendação Híbrida Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem - PDF Download grátis (docplayer.com.br) . Acesso: 10/10/2022.
/*ref*/MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, s/v, n. 34, p. 351-364, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 07 maio 2022.
/*ref*/PEREIRA, B.R de M.; SILVA, C.C.G e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f. TCC (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília Instituto de Ciências Biológicas, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
/*ref*/SILVA, F. C. A. da; PEREIRA, G. A.; SOARES, V. M. P. Ambientes Virtuais De Aprendizagem: O Uso Das Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Prática Pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.28880. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880. Acesso em: 24 abr. 2022.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 9 (2024); e-9002
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva902024
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569437581312