O ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS CONTEXTOS COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/786 |
Resumo: | A Biologia atua em vários níveis do ensino básico e superior. No contexto do ensino, é fundamental o estabelecimento de uma condução docente por meio de um referencial teórico de aprendizagem. Assim, este artigo apresenta possibilidades de atuação no ensino de biologia à utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Por meio de busca bibliográfica em periódicos atuais, foram selecionados artigos que propuseram essa relação, de forma a apresentar algumas metodologias que pesquisadores têm seguido para dinamizar as aulas de biologia na perspectiva da TAS. Os exemplos e as considerações apresentadas neste trabalho visam estimular a divulgação e importância deste referencial teórico no ensino de ciências, com vistas a ampliar as discussões na temática abordada.Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino de Biologia, Princípios da TAS. |
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O ENSINO DE BIOLOGIA E SEUS CONTEXTOS COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAA Biologia atua em vários níveis do ensino básico e superior. No contexto do ensino, é fundamental o estabelecimento de uma condução docente por meio de um referencial teórico de aprendizagem. Assim, este artigo apresenta possibilidades de atuação no ensino de biologia à utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Por meio de busca bibliográfica em periódicos atuais, foram selecionados artigos que propuseram essa relação, de forma a apresentar algumas metodologias que pesquisadores têm seguido para dinamizar as aulas de biologia na perspectiva da TAS. Os exemplos e as considerações apresentadas neste trabalho visam estimular a divulgação e importância deste referencial teórico no ensino de ciências, com vistas a ampliar as discussões na temática abordada.Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino de Biologia, Princípios da TAS.FaSFVinholi Junior, Airton JoséDias, Daniel Pereira do PradoMarin, Gláucia Rosely Barbosa2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/78610.22408/reva60202178614-25Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 14-252526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/786/539/*ref*/AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational phychology: a cognitive view. New York, Holt: Rinehart and Winston, 1978./*ref*/BAGGIO, L. A.; LORENCINI JR, A. Análise de uma sequência didática sobre microrganismos sob a perspectiva da aprendizagem significativa. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS). V. 14, n.1, 2019, p. 26-43./*ref*/BIZZO, N. Novas Bases da Biologia: Seres vivos e comunidade. Volume 2. São Paulo: Editora Ática, 2012./*ref*/BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L, COCKING, A. R. How people learn: brain, mind, experinece and school. National Research Council. Washington, DC: National Academy Press, 2000./*ref*/MACHADO, C. J.; SILVA, S. C. R.; BASNIAK, I. ; SILVEIRA, R. M. C. F. Mapas conceituais no ensino de biologia: um panorama a partir dos livros didáticos. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. V. 9, n. 1, 2019, p. 185-204./*ref*/MENDONÇA, C. A. S. Investigando conhecimentos dos licenciandos em Biologia sobre aprendizagem significativa e mapas conceituais. Aprendizagem Significativa em Revista. V. 2, n. 3, 2012, p. 14-24./*ref*/MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. 23ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004./*ref*/MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011./*ref*/OLEINIK, D. M. MACHADO, L. C. F. Aprendizagem significativa na sala de aula de ciências: analisando uma sequencia didática sobre vida microscópica. In: EREBIO, 2017, RIO DE JANEIRO. Anais do VIII EREBIO RJ/ES - VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES: Aqui também tem currículo! com a palavra, os professores de Ciências e Biologia. NITEROI: MGSC Editora, 2017. v. 1. p. 551-561./*ref*/SANTOS, F. S.; FERRAZ, D. F.; KLEIN, A. I.; FRANCISCO, A. C. Jogo das três pistas: uma proposta lúdica para a avaliação dos subsunçores de genética. ESPACIOS (CARACAS). V. 40, 2019, p. 13./*ref*/SOUZA, N. A.; BORUCHOVITCH, E. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista (UFMG. Impresso). V. 26, 2010, p. 195-217./*ref*/STANSKI, C.; LUZ, C. F. P.; RODRIGUES, A. R.; SOUZA-NOGUEIRA. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea. V. 43, 2016, p. 19-26./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-Graduação e pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), V. 17, n. 3, 2011, p. 679-694./*ref*/VINHOLI JÚNIOR, A. J. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para a aprendizagem de conceitos em Botânica. Acta Scientiarum. Education (Online). V. 33, 2011, p. 281-288./*ref*//*ref*/VINHOLI JUNIOR, A. J.; ZANON, A. M.; VARGAS, I. A. O ensino de biologia vegetal subsidiado pela Teoria da Aprendizagem Significativa. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP). V. 16, 2018, p. 1381-1407.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/786Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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