CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polizel, Alexandre Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Moises Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790
Resumo: Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.
id FASF_6db77d8a6df90c1c5e721db9ccf02e91
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/790
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOKEste manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.FaSFPolizel, Alexandre LuizOliveira, Moises Alves de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79010.22408/reva60202179066-78Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 66-782526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790/543/*ref*/ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. No rastro dos conceitos de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educar em Revista, n.33, p. 1-23, 2017./*ref*/ARTIÉRRES, P. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, F. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 15-38./*ref*/BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991./*ref*/BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004./*ref*/CARDIM, L. N. Corpo. São Paulo: Globo, 2009./*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010./*ref*/DESCARTES, R. Os Pensadores (Discurso do método. Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas). São Paulo: Abril Cultural 1973./*ref*/ENGELS, F. Dialética da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979./*ref*/FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986./*ref*/__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1999./*ref*/__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015./*ref*/KUHN, T.S. As estruturas das revoluções cientificas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997/*ref*/LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996./*ref*/LOURO, G.L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/MARTINS, C.J. Michel Foucault: filosofia como diagnóstico do presente. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998./*ref*/MOSÉ, V. Nietzsche Hoje. Petrópolis: Vozes, 2018./*ref*/NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974./*ref*/POLIZEL, A. L. Talvezes, tomadas, afetos e sexualidades. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs) Pedagogia das Primeiras Palavras. São Paulo: Dialogar, 2018, p.11-25./*ref*/ROUGHGARDEN, J. Evolution’s rainbow: diversity, gender and sexuality in nature and people. London: University of California Press, 2004.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/790Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
title CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
spellingShingle CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
Polizel, Alexandre Luiz
title_short CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
title_full CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
title_fullStr CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
title_full_unstemmed CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
title_sort CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
author Polizel, Alexandre Luiz
author_facet Polizel, Alexandre Luiz
Oliveira, Moises Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Moises Alves de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Polizel, Alexandre Luiz
Oliveira, Moises Alves de
description Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790
10.22408/reva60202179066-78
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790
identifier_str_mv 10.22408/reva60202179066-78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790/543
/*ref*/ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. No rastro dos conceitos de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educar em Revista, n.33, p. 1-23, 2017.
/*ref*/ARTIÉRRES, P. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, F. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 15-38.
/*ref*/BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991.
/*ref*/BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
/*ref*/CARDIM, L. N. Corpo. São Paulo: Globo, 2009.
/*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
/*ref*/DESCARTES, R. Os Pensadores (Discurso do método. Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas). São Paulo: Abril Cultural 1973.
/*ref*/ENGELS, F. Dialética da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
/*ref*/FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
/*ref*/__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1999.
/*ref*/__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
/*ref*/KUHN, T.S. As estruturas das revoluções cientificas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997
/*ref*/LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
/*ref*/LOURO, G.L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
/*ref*/MARTINS, C.J. Michel Foucault: filosofia como diagnóstico do presente. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
/*ref*/MOSÉ, V. Nietzsche Hoje. Petrópolis: Vozes, 2018.
/*ref*/NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
/*ref*/POLIZEL, A. L. Talvezes, tomadas, afetos e sexualidades. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs) Pedagogia das Primeiras Palavras. São Paulo: Dialogar, 2018, p.11-25.
/*ref*/ROUGHGARDEN, J. Evolution’s rainbow: diversity, gender and sexuality in nature and people. London: University of California Press, 2004.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 66-78
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569441775616