CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
DOI: | 10.22408/reva60202179066-78 |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790 |
Resumo: | Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências. |
id |
FASF_6db77d8a6df90c1c5e721db9ccf02e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/790 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
spelling |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOKEste manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.FaSFPolizel, Alexandre LuizOliveira, Moises Alves de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79010.22408/reva60202179066-78Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 66-782526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790/543/*ref*/ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. No rastro dos conceitos de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educar em Revista, n.33, p. 1-23, 2017./*ref*/ARTIÉRRES, P. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, F. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 15-38./*ref*/BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991./*ref*/BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004./*ref*/CARDIM, L. N. Corpo. São Paulo: Globo, 2009./*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010./*ref*/DESCARTES, R. Os Pensadores (Discurso do método. Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas). São Paulo: Abril Cultural 1973./*ref*/ENGELS, F. Dialética da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979./*ref*/FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986./*ref*/__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1999./*ref*/__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015./*ref*/KUHN, T.S. As estruturas das revoluções cientificas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997/*ref*/LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996./*ref*/LOURO, G.L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/MARTINS, C.J. Michel Foucault: filosofia como diagnóstico do presente. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998./*ref*/MOSÉ, V. Nietzsche Hoje. Petrópolis: Vozes, 2018./*ref*/NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974./*ref*/POLIZEL, A. L. Talvezes, tomadas, afetos e sexualidades. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs) Pedagogia das Primeiras Palavras. São Paulo: Dialogar, 2018, p.11-25./*ref*/ROUGHGARDEN, J. Evolution’s rainbow: diversity, gender and sexuality in nature and people. London: University of California Press, 2004.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/790Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
title |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
spellingShingle |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK Polizel, Alexandre Luiz Polizel, Alexandre Luiz |
title_short |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
title_full |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
title_fullStr |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
title_full_unstemmed |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
title_sort |
CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK |
author |
Polizel, Alexandre Luiz |
author_facet |
Polizel, Alexandre Luiz Polizel, Alexandre Luiz Oliveira, Moises Alves de Oliveira, Moises Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Moises Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polizel, Alexandre Luiz Oliveira, Moises Alves de |
description |
Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790 10.22408/reva60202179066-78 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva60202179066-78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/790/543 /*ref*/ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. No rastro dos conceitos de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educar em Revista, n.33, p. 1-23, 2017. /*ref*/ARTIÉRRES, P. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, F. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 15-38. /*ref*/BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991. /*ref*/BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004. /*ref*/CARDIM, L. N. Corpo. São Paulo: Globo, 2009. /*ref*/DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010. /*ref*/DESCARTES, R. Os Pensadores (Discurso do método. Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas). São Paulo: Abril Cultural 1973. /*ref*/ENGELS, F. Dialética da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. /*ref*/FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986. /*ref*/__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1999. /*ref*/__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015. /*ref*/KUHN, T.S. As estruturas das revoluções cientificas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997 /*ref*/LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. /*ref*/LOURO, G.L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. /*ref*/MARTINS, C.J. Michel Foucault: filosofia como diagnóstico do presente. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. /*ref*/MOSÉ, V. Nietzsche Hoje. Petrópolis: Vozes, 2018. /*ref*/NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974. /*ref*/POLIZEL, A. L. Talvezes, tomadas, afetos e sexualidades. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs) Pedagogia das Primeiras Palavras. São Paulo: Dialogar, 2018, p.11-25. /*ref*/ROUGHGARDEN, J. Evolution’s rainbow: diversity, gender and sexuality in nature and people. London: University of California Press, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 66-78 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1822180475439939584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22408/reva60202179066-78 |