RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicas |
id |
FASF_803c7209c090fe13b8c7b9c49b01413b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/405 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICASO objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicasFaSFRibeiro, Mônica OliveiraOliveira, Valéria Marques de2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/40510.22408/reva502020405110-124Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 110-1242526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405/309/*ref*/BRASIL. Portal Governo do Brasil, em 23 de março de 2015. Dados do Censo Escolar indicam aumento de matrícula de alunos com deficiência. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia>. Acesso em: 21 abr. 2015./*ref*/BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997./*ref*/______. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1998./*ref*/CIANTELLI, Ana Paula C; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista brasileira de educação especial. vol.22. no. 3, Marília/SP. July/Sept. 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008. Acesso jul. 2018./*ref*/DAVIES, Bronwyn; HARRÉ, Rom. Positioning: The Discursive Production of Selves. Journal for the Theory of Social Behaviour 2007; disponível em doi: 10.1111j.1468-5914. 1990.tb00174. x. Acesso em janeiro de 2016./*ref*/GERMANO, Idilva Maria Pires. Aplicações e implicações do método biográfico de Fritz Schütze em Psicologia Social. XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28099. Acesso em nov. 2017./*ref*/HARRÉ, Rom; GILLETT, Grant. A mente discursiva: Os Avanços na Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999./*ref*/OLIVEIRA, Suzi Brum, O Não-Lugar na Universidade: Espaços de Isolamento e sua Influência na Construção da Identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, RJ, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2011> Acesso em setembro de 2016./*ref*/OLIVEIRA; Valéria Marques; SATRIANO, Cecilia Raquel. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatória. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em agosto de 2016./*ref*/REIS, Rosane C. D. Inclusão em Educação: Fronteiras entre e Política Institucional e os Movimentos Instituintes do Atendimento Educacional de Estudantes Público-alvo da Educação Especial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1539>. Acesso em agosto de 2016./*ref*/VAN LANGENHOVE, Luk; HARRÉ, Rom. Posicionamiento y autobiografía: el relato de vida. Revista de Educacion, ano 7, n. 9, p. 77-88. Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 2016. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/381290330/revista-de-educacion>. Acesso em 02 maio 2017.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-07T22:44:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/405Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-07T22:44:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
title |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
spellingShingle |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS Ribeiro, Mônica Oliveira |
title_short |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
title_full |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
title_fullStr |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
title_sort |
RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS |
author |
Ribeiro, Mônica Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Mônica Oliveira Oliveira, Valéria Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Valéria Marques de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mônica Oliveira Oliveira, Valéria Marques de |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicas |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405 10.22408/reva502020405110-124 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva502020405110-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405/309 /*ref*/BRASIL. Portal Governo do Brasil, em 23 de março de 2015. Dados do Censo Escolar indicam aumento de matrícula de alunos com deficiência. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia>. Acesso em: 21 abr. 2015. /*ref*/BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. /*ref*/______. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1998. /*ref*/CIANTELLI, Ana Paula C; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista brasileira de educação especial. vol.22. no. 3, Marília/SP. July/Sept. 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008. Acesso jul. 2018. /*ref*/DAVIES, Bronwyn; HARRÉ, Rom. Positioning: The Discursive Production of Selves. Journal for the Theory of Social Behaviour 2007; disponível em doi: 10.1111j.1468-5914. 1990.tb00174. x. Acesso em janeiro de 2016. /*ref*/GERMANO, Idilva Maria Pires. Aplicações e implicações do método biográfico de Fritz Schütze em Psicologia Social. XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28099. Acesso em nov. 2017. /*ref*/HARRÉ, Rom; GILLETT, Grant. A mente discursiva: Os Avanços na Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999. /*ref*/OLIVEIRA, Suzi Brum, O Não-Lugar na Universidade: Espaços de Isolamento e sua Influência na Construção da Identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, RJ, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2011> Acesso em setembro de 2016. /*ref*/OLIVEIRA; Valéria Marques; SATRIANO, Cecilia Raquel. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatória. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em agosto de 2016. /*ref*/REIS, Rosane C. D. Inclusão em Educação: Fronteiras entre e Política Institucional e os Movimentos Instituintes do Atendimento Educacional de Estudantes Público-alvo da Educação Especial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1539>. Acesso em agosto de 2016. /*ref*/VAN LANGENHOVE, Luk; HARRÉ, Rom. Posicionamiento y autobiografía: el relato de vida. Revista de Educacion, ano 7, n. 9, p. 77-88. Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 2016. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/381290330/revista-de-educacion>. Acesso em 02 maio 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 110-124 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575198457856 |