RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mônica Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Valéria Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicas
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Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicasFaSFRibeiro, Mônica OliveiraOliveira, Valéria Marques de2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/40510.22408/reva502020405110-124Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 110-1242526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/405/309/*ref*/BRASIL. Portal Governo do Brasil, em 23 de março de 2015. 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Acesso em 02 maio 2017.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-07T22:44:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/405Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-07T22:44:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
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