ADOLESCÊNCIA E FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE FAVERI, DINORA BALDO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: KROETZ, MARILEI BALDO, Lemke, Thainá Lais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1444
Resumo: A educação financeira é um tema muito recente para as escolas no Brasil, sendo extremamente necessária ser trabalhada com os alunos principalmente devido à evolução dos mercados financeiros. Este estudo tem como tema a educação financeira para adolescentes que frequentam o ensino médio escolar, sendo a faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, sendo a coleta de dados feita por meio de levantamento, com aplicação de questionário envolvendo uma amostra de 216 alunos regularmente matriculados no 1º ano do ensino médio das escolas públicas dos municípios de Dona Emma, Presidente Getúlio, Vitor Meirelles e Witmarsum. Os objetivos específicos atingidos foram a caracterização dos respondentes, a identificação do conhecimento dos alunos sobre finanças pessoais e por último a importância dada pelos estudantes referente ao tema finanças pessoais. Os resultados do estudo apontam que os alunos não apresentam um profundo conhecimento sobre finanças pessoais, entretanto, demonstram interesse em obter mais informações relacionadas ao tema. Aparentemente, os respondentes não percebem ações na sociedade que incentivem os alunos a terem uma vida financeira saudável. Na percepção dos alunos, o período escolar seria o momento ideal para a educação financeira. Ao final do estudo, é verificada a importância que a educação financeira tem na vida dos estudantes, com isso a inserção destes temas na grade curricular é necessária quando estes estão se preparando para a vida adulta, o que elevaria o nível de conhecimento e como consequência a qualidade de vida.  
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Os resultados do estudo apontam que os alunos não apresentam um profundo conhecimento sobre finanças pessoais, entretanto, demonstram interesse em obter mais informações relacionadas ao tema. Aparentemente, os respondentes não percebem ações na sociedade que incentivem os alunos a terem uma vida financeira saudável. Na percepção dos alunos, o período escolar seria o momento ideal para a educação financeira. 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