A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora Oliveira dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, José Vicente de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821
Resumo: O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.
id FASF_884283dfe8f6baebc4eed2b05b724eb7
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/821
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARDO artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.FaSFSantos, Débora Oliveira dosAguiar, José Vicente de Souza2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82110.22408/reva602021821449-459Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 449-4592526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821/573/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019./*ref*/ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019./*ref*/ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013./*ref*/SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009./*ref*/PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/821Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
title A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
spellingShingle A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
Santos, Débora Oliveira dos
title_short A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
title_full A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
title_fullStr A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
title_sort A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
author Santos, Débora Oliveira dos
author_facet Santos, Débora Oliveira dos
Aguiar, José Vicente de Souza
author_role author
author2 Aguiar, José Vicente de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Débora Oliveira dos
Aguiar, José Vicente de Souza
description O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821
10.22408/reva602021821449-459
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821
identifier_str_mv 10.22408/reva602021821449-459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821/573
/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
/*ref*/Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019.
/*ref*/ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019.
/*ref*/ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013.
/*ref*/SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.
/*ref*/PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 449-459
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574122618880