A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física. |
id |
FASF_884283dfe8f6baebc4eed2b05b724eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/821 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARDO artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.FaSFSantos, Débora Oliveira dosAguiar, José Vicente de Souza2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82110.22408/reva602021821449-459Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 449-4592526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821/573/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019./*ref*/ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019./*ref*/ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013./*ref*/SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009./*ref*/PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/821Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
title |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD Santos, Débora Oliveira dos |
title_short |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
title_full |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD |
author |
Santos, Débora Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Débora Oliveira dos Aguiar, José Vicente de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, José Vicente de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Débora Oliveira dos Aguiar, José Vicente de Souza |
description |
O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821 10.22408/reva602021821449-459 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021821449-459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/821/573 /*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. /*ref*/Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019. /*ref*/ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019. /*ref*/ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013. /*ref*/SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. /*ref*/PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 449-459 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574122618880 |