MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/935 |
Resumo: | O presente relato caracteriza uma experiência relacionada à implementação de um minicurso sobre métodos multiplicativos históricos no âmbito do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, no ano de 2019, na cidade de Londrina-PR. Tal evento é relevante para a área da Educação Matemática no Paraná por congregar pesquisadores de todo o Estado. Assim, pautando-se na abordagem qualitativa, em tarefas exploratório-investigativas, na observação participante e na análise temática dos registros dos participantes, verifica-se que a proposta pode ser uma possibilidade para a utilização da História da Matemática no âmbito escolar, uma vez que articula Matemática e História por meio de métodos multiplicativos que não são utilizados convencionalmente na prática educativa.Palavras Chave: História na Educação Matemática. Métodos multiplicativos. Tarefas exploratório-investigativas |
id |
FASF_8982e8b037db55d8ae467e0dae2a0623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/935 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREMO presente relato caracteriza uma experiência relacionada à implementação de um minicurso sobre métodos multiplicativos históricos no âmbito do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, no ano de 2019, na cidade de Londrina-PR. Tal evento é relevante para a área da Educação Matemática no Paraná por congregar pesquisadores de todo o Estado. Assim, pautando-se na abordagem qualitativa, em tarefas exploratório-investigativas, na observação participante e na análise temática dos registros dos participantes, verifica-se que a proposta pode ser uma possibilidade para a utilização da História da Matemática no âmbito escolar, uma vez que articula Matemática e História por meio de métodos multiplicativos que não são utilizados convencionalmente na prática educativa.Palavras Chave: História na Educação Matemática. Métodos multiplicativos. Tarefas exploratório-investigativasFaSFOlimpo, Wynston AnunciadoBarboza, Ana Caroline FrigériMachado, Suélen Rita AndradeTrivizoli, Lucieli M.2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/93510.22408/reva6020219351853-1871Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1853-18712526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/935/713/*ref*/ALVES-MAZZOTTI, J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa, v. 2, 2002./*ref*/CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem, 2017./*ref*/D’AMBROSIO, B. S.; D’AMBROSIO, U. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em Educação, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006./*ref*/FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2005./*ref*/LANZARIN, Z. B. Ossos de Napier e Réguas de Genaille-Lucas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004./*ref*/LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013./*ref*/MACHADO, S. R. A.; BARBOZA, A. C. F.; OLIMPIO, W. A.; VILAS BOAS, A.; TRIVIZOLI, L. M. O uso da História da Matemática por meio de métodos multiplicativos: Egípcio, Gelosia, Rabdologia e Grego. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019.Londrina, PR. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Disponível em:http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/schedConf/presentations. Acesso em: 10 fev. 2020./*ref*/MERZBACH, U. C; BOYER, C. B. A History of Mathematics. 3. ed. Hoboken: Jonh Wiley & Sons, Inc, 2011. 690 p. Disponível em: <https://atiekubaidillah.files.wordpress.com/2013/03/a-history-of-mathematics-3rded.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020./*ref*/MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática:propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007./*ref*/PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Pricípios, direitos e observação. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2020./*ref*/ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012./*ref*/STURION, E. C.; MACHADO, S. R. A. M. A investigação matemática como metodologia de ensino: análise da atividade poliedros. In: BELINE, W. et al. (org.). Formação inicial de professores de matemática na educação básica: um trabalho em imersão via tarefas investigativas e a resolução de problemas. União da Vitória: Gráfica e Editora Kaygangue LTDA, 2014./*ref*/SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994./*ref*/TRIVIZOLI, L. M. Um Panorama para a Investigação em História da Matemática: Surgimento, Institucionalização, Pesquisas e Métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 8, 2016./*ref*/XV EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática. Histórico do evento. Disponível em:<http://sbemparana.com.br/xveprem/oevento.php >. Acesso em: 23 jan. 2020./*ref*/ZONZINI, C. S. F. Método Gelosia: Facilitando a multiplicação. 2015. 33 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (6º Ao 9º Ano), Universidade de Brasília, Brasília, 2015.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:18Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/935Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:18Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
title |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
spellingShingle |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM Olimpo, Wynston Anunciado |
title_short |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
title_full |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
title_fullStr |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
title_full_unstemmed |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
title_sort |
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS HISTÓRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM MINICURSO MINISTRADO NO XV EPREM |
author |
Olimpo, Wynston Anunciado |
author_facet |
Olimpo, Wynston Anunciado Barboza, Ana Caroline Frigéri Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Ana Caroline Frigéri Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olimpo, Wynston Anunciado Barboza, Ana Caroline Frigéri Machado, Suélen Rita Andrade Trivizoli, Lucieli M. |
description |
O presente relato caracteriza uma experiência relacionada à implementação de um minicurso sobre métodos multiplicativos históricos no âmbito do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, no ano de 2019, na cidade de Londrina-PR. Tal evento é relevante para a área da Educação Matemática no Paraná por congregar pesquisadores de todo o Estado. Assim, pautando-se na abordagem qualitativa, em tarefas exploratório-investigativas, na observação participante e na análise temática dos registros dos participantes, verifica-se que a proposta pode ser uma possibilidade para a utilização da História da Matemática no âmbito escolar, uma vez que articula Matemática e História por meio de métodos multiplicativos que não são utilizados convencionalmente na prática educativa.Palavras Chave: História na Educação Matemática. Métodos multiplicativos. Tarefas exploratório-investigativas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/935 10.22408/reva6020219351853-1871 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/935 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219351853-1871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/935/713 /*ref*/ALVES-MAZZOTTI, J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa, v. 2, 2002. /*ref*/CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem, 2017. /*ref*/D’AMBROSIO, B. S.; D’AMBROSIO, U. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em Educação, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006. /*ref*/FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2005. /*ref*/LANZARIN, Z. B. Ossos de Napier e Réguas de Genaille-Lucas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. /*ref*/LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013. /*ref*/MACHADO, S. R. A.; BARBOZA, A. C. F.; OLIMPIO, W. A.; VILAS BOAS, A.; TRIVIZOLI, L. M. O uso da História da Matemática por meio de métodos multiplicativos: Egípcio, Gelosia, Rabdologia e Grego. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019.Londrina, PR. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Disponível em:http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/schedConf/presentations. Acesso em: 10 fev. 2020. /*ref*/MERZBACH, U. C; BOYER, C. B. A History of Mathematics. 3. ed. Hoboken: Jonh Wiley & Sons, Inc, 2011. 690 p. Disponível em: <https://atiekubaidillah.files.wordpress.com/2013/03/a-history-of-mathematics-3rded.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020. /*ref*/MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática:propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. /*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. /*ref*/PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Pricípios, direitos e observação. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2020. /*ref*/ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. /*ref*/STURION, E. C.; MACHADO, S. R. A. M. A investigação matemática como metodologia de ensino: análise da atividade poliedros. In: BELINE, W. et al. (org.). Formação inicial de professores de matemática na educação básica: um trabalho em imersão via tarefas investigativas e a resolução de problemas. União da Vitória: Gráfica e Editora Kaygangue LTDA, 2014. /*ref*/SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994. /*ref*/TRIVIZOLI, L. M. Um Panorama para a Investigação em História da Matemática: Surgimento, Institucionalização, Pesquisas e Métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 8, 2016. /*ref*/XV EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática. Histórico do evento. Disponível em:<http://sbemparana.com.br/xveprem/oevento.php >. Acesso em: 23 jan. 2020. /*ref*/ZONZINI, C. S. F. Método Gelosia: Facilitando a multiplicação. 2015. 33 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (6º Ao 9º Ano), Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1853-1871 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572927242240 |