INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1195 |
Resumo: | Este artigo apresenta a experiência do Observatório da Educação (OE) e a sistematização de diferentes bases de dados públicos por meio da inteligência de dados, responsável por organizar informações e expô-las de uma forma que sejam mais facilmente analisadas, interpretadas e com isso contribuir para a melhoria da gestão educacional. Dá-se destaque à criação do OE e sua articulação com os objetivos do PAR/FNDE. O OE tem como finalidade captar, organizar e divulgar os dados educacionais da região do Médio Paraíba do Sul, permitindo a socialização da informação e, principalmente, o uso dos dados para melhoria da gestão educacional. Utiliza-se como abordagem técnica a inteligência de dados, cuja ênfase está na transformação de dados em informações e conhecimentos importantes para auxiliar no processo de tomada de decisão. Os passos tomados (estruturação, operação, divulgação) são apresentados. Apresenta-se detalhadamente os Blocos Temáticos que constituem o Painel de Indicadores gerado, oferecendo aos gestores uma riqueza de oportunidades de uso para as tomadas de decisão do seu dia a dia de trabalho, inclusive sobre os impactos da COVID-19 na Educação Básica. Nossos resultados oferecerem aos gestores educacionais melhores condições para a tomada de decisões e consequentemente para uma melhoria da educação na região.Palavras chave: Observatório da Educação. Gestão Educacional. Inteligência de dados. Indicadores de resultados. Articulação com Par/FNDE. |
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INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SULEste artigo apresenta a experiência do Observatório da Educação (OE) e a sistematização de diferentes bases de dados públicos por meio da inteligência de dados, responsável por organizar informações e expô-las de uma forma que sejam mais facilmente analisadas, interpretadas e com isso contribuir para a melhoria da gestão educacional. Dá-se destaque à criação do OE e sua articulação com os objetivos do PAR/FNDE. O OE tem como finalidade captar, organizar e divulgar os dados educacionais da região do Médio Paraíba do Sul, permitindo a socialização da informação e, principalmente, o uso dos dados para melhoria da gestão educacional. Utiliza-se como abordagem técnica a inteligência de dados, cuja ênfase está na transformação de dados em informações e conhecimentos importantes para auxiliar no processo de tomada de decisão. Os passos tomados (estruturação, operação, divulgação) são apresentados. Apresenta-se detalhadamente os Blocos Temáticos que constituem o Painel de Indicadores gerado, oferecendo aos gestores uma riqueza de oportunidades de uso para as tomadas de decisão do seu dia a dia de trabalho, inclusive sobre os impactos da COVID-19 na Educação Básica. Nossos resultados oferecerem aos gestores educacionais melhores condições para a tomada de decisões e consequentemente para uma melhoria da educação na região.Palavras chave: Observatório da Educação. Gestão Educacional. Inteligência de dados. Indicadores de resultados. Articulação com Par/FNDE.FaSFAbreu, Júlio César Andrade deSantos, Pryscilla Maria Pires dosMacario, Nilza MagalhãesCasiraghi, BrunaDelgado, Marcos Vinicius AraujoCampos, Angela Maria da SilvaSoares, Gisele AméricoSilva, Mônica Mara daAnanias Gonçalves, Vânia de Oliveira2022-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/119510.22408/reva702022119521Revista Valore; v. 7 (2022): Revista Valore; e-70422526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1195/944/*ref*/ABREU, J; C. A., INOCÊNCIO, C. S., DELGADO, M. V. A., ANDRADE, G. P., GABIZO, G. Processo de decisão em tempos de pandemia: a aplicação do Business Intelligence (BI) como suporte à deliberação na administração pública. 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