COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferraz, Daniela Frigo, Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/825
Resumo: As tecnologias estão presentes em todas as esferas sociais, inclusive na educação. O objetivo deste artigo está em compreender como as ferramentas tecnológicas ‘blogs’ e ‘sites’ são exploradas no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo “Estado da Arte”, em periódicos nacionais e espanhóis com Qualis A1, com enfoque no Ensino de Ciências, publicados no período de 2008 a 2018, resultando em 13 artigos selecionados. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: níveis de ensino, área de ensino, tipos de tecnologias e distribuição temporal. Os resultados apontam para o fato de que os autores, em geral, realizaram análise da qualidade do conteúdo de blogs e sites existentes na internet, elaboraram produtos educacionais ou usaram tecnologias digitais como recursos.Palavras Chave: Ferramentas tecnológicas no ensino. Ensino de ciências. Estado da Arte.
id FASF_8de3a22be1ffa6a88c6252693317d48f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/825
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREAAs tecnologias estão presentes em todas as esferas sociais, inclusive na educação. O objetivo deste artigo está em compreender como as ferramentas tecnológicas ‘blogs’ e ‘sites’ são exploradas no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo “Estado da Arte”, em periódicos nacionais e espanhóis com Qualis A1, com enfoque no Ensino de Ciências, publicados no período de 2008 a 2018, resultando em 13 artigos selecionados. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: níveis de ensino, área de ensino, tipos de tecnologias e distribuição temporal. Os resultados apontam para o fato de que os autores, em geral, realizaram análise da qualidade do conteúdo de blogs e sites existentes na internet, elaboraram produtos educacionais ou usaram tecnologias digitais como recursos.Palavras Chave: Ferramentas tecnológicas no ensino. Ensino de ciências. Estado da Arte.FaSFOliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald deFerraz, Daniela FrigoMeglhioratti, Fernanda Aparecida2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82510.22408/reva602021825484-496Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 484-4962526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/825/576/*ref*/ALVES, A. L.; MOTA, M. F.; TAVARES, T. P. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE, v. 2, p. 25-42, 2018./*ref*/BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC: Introduzindo os aspectos pedagógicos do tema. In: YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 35-49./*ref*/BOSSLER, A. P.; CALDEIRA, P. Z.; VENTURELLI, D. Sites e blogs: definição, conceitos e passo a passo. In: MOURA, Maria Aparecida (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p. 99 -104. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/cultura/docs/15a_Sites_e_blogs_-_Ana_Pedro_Diego.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020./*ref*/CARNEIRO, R. F. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 17, n. 32, p.101-134, 2009./*ref*/CACHAPUZ, A.; PAIXÃO, F.; LOPES, J. B.; GUERRA, C. Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 27-49, 2008./*ref*/CASTRO, L. P. V. de. O WhatsApp como ambiente de aprendizagem em Ciências e Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018./*ref*/CHUMBINHO, S. de A. Análise do conflito entre ciência e religião durante o ensino de evolução: propondo estratégias de mediação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) − Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016./*ref*/DUARTE, S. K. da S. O uso do fórum na EaD: contribuições pedagógicas. 2010. Monografia – (Pedagogia Multimeios e Informática Educativa) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010./*ref*/GUIMARÃES, F. S. P.; DICKMAN, A. G.; CHAVES, A. C. L. Website: Material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 3506-1 – 3506-8, 2014./*ref*/KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. 144 p./*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p./*ref*/MAINGINSKI, F. E; RESENDE, L. M. M. de; PENTEADO, A. L. Utilização de webquests na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina ciência dos materiais. Rev. Ensaio, v.14, n. 02, p. 109-119, 2012./*ref*/MARÍN, V. I.; DANOSO, J. El uso del blog de aula como recurso complementário de la enseñanza presencial para el intercambio de información e interacción entre el profesorado y alumnado de primer año de química. Educ. quím., v. 25, n.1, p. 183-189, 2014./*ref*/MARTÍNEZ-DELÁGUILA, R.; JIMÉNEZ-LISO, M. R. Análisis de blogs y libros para profesores sobre Química cotidiana: Una mirada desde la problematización y la contextualización. Educ. quím., v. 23, n. 3, p. 346-354, 2012./*ref*/MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n. 2, 2009./*ref*/MINAYO, M. C. de S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 01-12, 2017./*ref*/MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/PALÁCIO, M. A. V.; STRUCHINER, M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciênc. Educ., v. 22, n. 2, p. 413-430, 2016./*ref*/PEDRO, C. L. Sites de redes sociais como ambiente informas de aprendizagem científica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018./*ref*/ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educ., v. 6, n.19, p.37-50, 2006./*ref*/SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/Santiago: REDUC, 1991./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; OLIVEIRA, F. S. de. 40 anos de pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses (1972-2011). In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. Anais [...], Águas de Lindoia, 2013./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência&Educação, v. 17, n. 3, p. 559-578, 2011./*ref*/WILSON, C.; GRIZZLE, A; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016./*ref*/ZÚÑIGA, V. T. Aplicación de weblogs para incrementar el aprendizaje sobre termodinámica a nivel preuniversitario. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 8, n.1, p. 71-83, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/825Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
title COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
spellingShingle COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de
title_short COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
title_full COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
title_fullStr COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
title_full_unstemmed COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
title_sort COMO OS BLOGS E SITES SÃO UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS? UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
author Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de
author_facet Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de
Ferraz, Daniela Frigo
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
author_role author
author2 Ferraz, Daniela Frigo
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de
Ferraz, Daniela Frigo
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
description As tecnologias estão presentes em todas as esferas sociais, inclusive na educação. O objetivo deste artigo está em compreender como as ferramentas tecnológicas ‘blogs’ e ‘sites’ são exploradas no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo “Estado da Arte”, em periódicos nacionais e espanhóis com Qualis A1, com enfoque no Ensino de Ciências, publicados no período de 2008 a 2018, resultando em 13 artigos selecionados. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: níveis de ensino, área de ensino, tipos de tecnologias e distribuição temporal. Os resultados apontam para o fato de que os autores, em geral, realizaram análise da qualidade do conteúdo de blogs e sites existentes na internet, elaboraram produtos educacionais ou usaram tecnologias digitais como recursos.Palavras Chave: Ferramentas tecnológicas no ensino. Ensino de ciências. Estado da Arte.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/825
10.22408/reva602021825484-496
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/825
identifier_str_mv 10.22408/reva602021825484-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/825/576
/*ref*/ALVES, A. L.; MOTA, M. F.; TAVARES, T. P. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE, v. 2, p. 25-42, 2018.
/*ref*/BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC: Introduzindo os aspectos pedagógicos do tema. In: YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 35-49.
/*ref*/BOSSLER, A. P.; CALDEIRA, P. Z.; VENTURELLI, D. Sites e blogs: definição, conceitos e passo a passo. In: MOURA, Maria Aparecida (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p. 99 -104. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/cultura/docs/15a_Sites_e_blogs_-_Ana_Pedro_Diego.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.
/*ref*/CARNEIRO, R. F. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 17, n. 32, p.101-134, 2009.
/*ref*/CACHAPUZ, A.; PAIXÃO, F.; LOPES, J. B.; GUERRA, C. Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 27-49, 2008.
/*ref*/CASTRO, L. P. V. de. O WhatsApp como ambiente de aprendizagem em Ciências e Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
/*ref*/CHUMBINHO, S. de A. Análise do conflito entre ciência e religião durante o ensino de evolução: propondo estratégias de mediação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) − Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
/*ref*/DUARTE, S. K. da S. O uso do fórum na EaD: contribuições pedagógicas. 2010. Monografia – (Pedagogia Multimeios e Informática Educativa) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
/*ref*/GUIMARÃES, F. S. P.; DICKMAN, A. G.; CHAVES, A. C. L. Website: Material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 3506-1 – 3506-8, 2014.
/*ref*/KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. 144 p.
/*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.
/*ref*/MAINGINSKI, F. E; RESENDE, L. M. M. de; PENTEADO, A. L. Utilização de webquests na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina ciência dos materiais. Rev. Ensaio, v.14, n. 02, p. 109-119, 2012.
/*ref*/MARÍN, V. I.; DANOSO, J. El uso del blog de aula como recurso complementário de la enseñanza presencial para el intercambio de información e interacción entre el profesorado y alumnado de primer año de química. Educ. quím., v. 25, n.1, p. 183-189, 2014.
/*ref*/MARTÍNEZ-DELÁGUILA, R.; JIMÉNEZ-LISO, M. R. Análisis de blogs y libros para profesores sobre Química cotidiana: Una mirada desde la problematización y la contextualización. Educ. quím., v. 23, n. 3, p. 346-354, 2012.
/*ref*/MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n. 2, 2009.
/*ref*/MINAYO, M. C. de S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 01-12, 2017.
/*ref*/MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
/*ref*/PALÁCIO, M. A. V.; STRUCHINER, M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciênc. Educ., v. 22, n. 2, p. 413-430, 2016.
/*ref*/PEDRO, C. L. Sites de redes sociais como ambiente informas de aprendizagem científica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
/*ref*/ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educ., v. 6, n.19, p.37-50, 2006.
/*ref*/SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/Santiago: REDUC, 1991.
/*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; OLIVEIRA, F. S. de. 40 anos de pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses (1972-2011). In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. Anais [...], Águas de Lindoia, 2013.
/*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência&Educação, v. 17, n. 3, p. 559-578, 2011.
/*ref*/WILSON, C.; GRIZZLE, A; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.
/*ref*/ZÚÑIGA, V. T. Aplicación de weblogs para incrementar el aprendizaje sobre termodinámica a nivel preuniversitario. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 8, n.1, p. 71-83, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 484-496
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570629812224