USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, o Moodle, como recurso de mediação pedagógica e construção de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo pretende: conceituar ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle); descrever a experiência de implementação do AVEA e relatar a metodologia aplicada em sua estrutura didática no ambiente virtual dos cursos na modalidade semipresencial para acesso discente aos conteúdos didáticos e de apoio utilizados nas aulas regulares e presenciais dos cursos superiores. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), pode ser definido como um software que propicia o ensino e aprendizagem visando desenvolver e distribuir conteúdo para modalidade de ensino online e semipresencial e, um espaço em que as interações acontecem. A implantação do AVEA utilizado nesta experiência foi a Plataforma Moodle, antes adormecida na instituição, para os alunos de Graduação dos cursos de Administração, Engenharia Eletrônica e Mecânica, Logística, Psicologia e Recursos Humanos, que coaduna com o projeto pedagógico. A implantação possui como meta, dentre outras, desafiar os docentes para a utilização deste ambiente e; despertar nos alunos a autonomia, para que sejam proativos, investigativos e que aprendam a ser críticos quanto ao que pensam e produzem. A estrutura didática das Salas de Aula na Plataforma Moodle/NEAD/FaSF proposta, seguiu com pesquisas de uma análise prática e fundamentada na área Designer Instrucional em ambientes de aprendizagens online propostos por diversos autores e instituições. A metodologia empregada na realização deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, visto que a partir deste é possível obter mais familiaridade com o assunto a ser estudado, agrega-se ao presente trabalho, estudo de caso utilizando a técnica da observação do trabalho realizado na Sala de Aula Virtual do curso de Psicologia. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Moodle; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; sócio construtivista |
id |
FASF_94a82807dac2e3d051258c2bcd6fb978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/700 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSEO objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, o Moodle, como recurso de mediação pedagógica e construção de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo pretende: conceituar ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle); descrever a experiência de implementação do AVEA e relatar a metodologia aplicada em sua estrutura didática no ambiente virtual dos cursos na modalidade semipresencial para acesso discente aos conteúdos didáticos e de apoio utilizados nas aulas regulares e presenciais dos cursos superiores. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), pode ser definido como um software que propicia o ensino e aprendizagem visando desenvolver e distribuir conteúdo para modalidade de ensino online e semipresencial e, um espaço em que as interações acontecem. A implantação do AVEA utilizado nesta experiência foi a Plataforma Moodle, antes adormecida na instituição, para os alunos de Graduação dos cursos de Administração, Engenharia Eletrônica e Mecânica, Logística, Psicologia e Recursos Humanos, que coaduna com o projeto pedagógico. A implantação possui como meta, dentre outras, desafiar os docentes para a utilização deste ambiente e; despertar nos alunos a autonomia, para que sejam proativos, investigativos e que aprendam a ser críticos quanto ao que pensam e produzem. A estrutura didática das Salas de Aula na Plataforma Moodle/NEAD/FaSF proposta, seguiu com pesquisas de uma análise prática e fundamentada na área Designer Instrucional em ambientes de aprendizagens online propostos por diversos autores e instituições. A metodologia empregada na realização deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, visto que a partir deste é possível obter mais familiaridade com o assunto a ser estudado, agrega-se ao presente trabalho, estudo de caso utilizando a técnica da observação do trabalho realizado na Sala de Aula Virtual do curso de Psicologia. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Moodle; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; sócio construtivista FaSFGonçalves, Simone FernandesSilva, Edneusa LimaNaves, Amanda Cristiane2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/70010.22408/reva402019700213-230Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 213-2302526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700/513/*ref*/BARROS, Maria das Graças. A contribuição da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, Pernambuco, 2008, p.1-15. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Gracas-Barros.pdf. Acessado em: 15 de out. de 2019./*ref*/BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições. vol. 27, no.1, p.155- 177, jan./abr., 2016./*ref*/FREEMAN, Richard. Planejamento de sistemas de educação à distância: Um manual para decisores. The Commonwealth of Learning-COL.Vancouver, Canadá, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/col/planejamentosistemas.pdf. Acessado em: 15 de out. de2019./*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002./*ref*/MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007./*ref*/RADA, J. Oportunidades e riscos das novas tecnologias para a educação. In:TEDESCO,/*ref*/J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? tradução de Cláudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: IIPE; Brasília: UNESCO: 2004, p.109-119./*ref*/RIBEIRO, Luis Otoni Meireles; TIMM, Maria Isabel; ZARO, Milton Antonio. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação do CEADs. Novas Tecnologias, v.5, n.1, p.1-21, julho, 2007. Disponível em:/*ref*/<http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/12eLuizOtoni.pdf>. Acessado em: 15 de out. de 2019./*ref*/SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores. 3 ed. São Paulo. Novatec. Editora. 2013.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/700Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
title |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
spellingShingle |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE Gonçalves, Simone Fernandes |
title_short |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
title_full |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
title_fullStr |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
title_full_unstemmed |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
title_sort |
USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE |
author |
Gonçalves, Simone Fernandes |
author_facet |
Gonçalves, Simone Fernandes Silva, Edneusa Lima Naves, Amanda Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edneusa Lima Naves, Amanda Cristiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Simone Fernandes Silva, Edneusa Lima Naves, Amanda Cristiane |
description |
O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, o Moodle, como recurso de mediação pedagógica e construção de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo pretende: conceituar ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle); descrever a experiência de implementação do AVEA e relatar a metodologia aplicada em sua estrutura didática no ambiente virtual dos cursos na modalidade semipresencial para acesso discente aos conteúdos didáticos e de apoio utilizados nas aulas regulares e presenciais dos cursos superiores. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), pode ser definido como um software que propicia o ensino e aprendizagem visando desenvolver e distribuir conteúdo para modalidade de ensino online e semipresencial e, um espaço em que as interações acontecem. A implantação do AVEA utilizado nesta experiência foi a Plataforma Moodle, antes adormecida na instituição, para os alunos de Graduação dos cursos de Administração, Engenharia Eletrônica e Mecânica, Logística, Psicologia e Recursos Humanos, que coaduna com o projeto pedagógico. A implantação possui como meta, dentre outras, desafiar os docentes para a utilização deste ambiente e; despertar nos alunos a autonomia, para que sejam proativos, investigativos e que aprendam a ser críticos quanto ao que pensam e produzem. A estrutura didática das Salas de Aula na Plataforma Moodle/NEAD/FaSF proposta, seguiu com pesquisas de uma análise prática e fundamentada na área Designer Instrucional em ambientes de aprendizagens online propostos por diversos autores e instituições. A metodologia empregada na realização deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, visto que a partir deste é possível obter mais familiaridade com o assunto a ser estudado, agrega-se ao presente trabalho, estudo de caso utilizando a técnica da observação do trabalho realizado na Sala de Aula Virtual do curso de Psicologia. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Moodle; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; sócio construtivista |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700 10.22408/reva402019700213-230 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva402019700213-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700/513 /*ref*/BARROS, Maria das Graças. A contribuição da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, Pernambuco, 2008, p.1-15. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Gracas-Barros.pdf. Acessado em: 15 de out. de 2019. /*ref*/BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições. vol. 27, no.1, p.155- 177, jan./abr., 2016. /*ref*/FREEMAN, Richard. Planejamento de sistemas de educação à distância: Um manual para decisores. The Commonwealth of Learning-COL.Vancouver, Canadá, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/col/planejamentosistemas.pdf. Acessado em: 15 de out. de2019. /*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002. /*ref*/MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007. /*ref*/RADA, J. Oportunidades e riscos das novas tecnologias para a educação. In:TEDESCO, /*ref*/J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? tradução de Cláudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: IIPE; Brasília: UNESCO: 2004, p.109-119. /*ref*/RIBEIRO, Luis Otoni Meireles; TIMM, Maria Isabel; ZARO, Milton Antonio. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação do CEADs. Novas Tecnologias, v.5, n.1, p.1-21, julho, 2007. Disponível em: /*ref*/<http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/12eLuizOtoni.pdf>. Acessado em: 15 de out. de 2019. /*ref*/SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores. 3 ed. São Paulo. Novatec. Editora. 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 213-230 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570728378368 |