USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Simone Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Edneusa Lima, Naves, Amanda Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700
Resumo: O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, o Moodle, como recurso de mediação pedagógica e construção de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo pretende: conceituar ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle); descrever a experiência de implementação do AVEA e relatar a metodologia aplicada em sua estrutura didática no ambiente virtual dos cursos na modalidade semipresencial para acesso discente aos conteúdos didáticos e de apoio utilizados nas aulas regulares e presenciais dos cursos superiores. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), pode ser definido como um software que propicia o ensino e aprendizagem visando desenvolver e distribuir conteúdo para modalidade de ensino online e semipresencial e, um espaço em que as interações acontecem. A implantação do AVEA utilizado nesta experiência foi a Plataforma Moodle, antes adormecida na instituição, para os alunos de Graduação dos cursos de Administração, Engenharia Eletrônica e Mecânica, Logística, Psicologia e Recursos Humanos, que coaduna com o projeto pedagógico. A implantação possui como meta, dentre outras, desafiar os docentes para a utilização deste ambiente e; despertar nos alunos a autonomia, para que sejam proativos, investigativos e que aprendam a ser críticos quanto ao que pensam e produzem. A estrutura didática das Salas de Aula na Plataforma Moodle/NEAD/FaSF proposta, seguiu com pesquisas de uma análise prática e fundamentada na área Designer Instrucional em ambientes de aprendizagens online propostos por diversos autores e instituições. A metodologia empregada na realização deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, visto que a partir deste é possível obter mais familiaridade com o assunto a ser estudado, agrega-se ao presente trabalho, estudo de caso utilizando a técnica da observação do trabalho realizado na Sala de Aula Virtual do curso de Psicologia. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Moodle; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; sócio construtivista 
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