MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcão, Daniela Gervásio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Saramago de, Santos, Anderson Oramisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1034
Resumo: Este artigo investiga e analisa as principais ideias inerentes aos saberes teóricos e práticos da Modelagem enquanto uma estratégia metodológica para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A fundamentação teórica, que possui natureza qualitativa, assenta-se na Educação Matemática por meio de estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática pedagógica e com encaminhamentos ao trabalho com Modelagem Matemática. Constata-se no interior da pesquisa a possibilidade de diálogo e cooperação entre  a Pedagogia e Educação Matemática para um trabalho  significativo com Modelagem Matemática.
id FASF_957f7bfb1bef320d061f9ae78600761d
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1034
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICAEste artigo investiga e analisa as principais ideias inerentes aos saberes teóricos e práticos da Modelagem enquanto uma estratégia metodológica para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A fundamentação teórica, que possui natureza qualitativa, assenta-se na Educação Matemática por meio de estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática pedagógica e com encaminhamentos ao trabalho com Modelagem Matemática. Constata-se no interior da pesquisa a possibilidade de diálogo e cooperação entre  a Pedagogia e Educação Matemática para um trabalho  significativo com Modelagem Matemática.FaSFMarcão, Daniela GervásioOliveira, Guilherme Saramago deSantos, Anderson Oramisio2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/103410.22408/reva60202110344-22Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 4-222526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1034/821Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:20Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1034Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:20Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
title MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
spellingShingle MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Marcão, Daniela Gervásio
title_short MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
title_full MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
title_fullStr MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
title_full_unstemmed MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
title_sort MODELAGEM COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA
author Marcão, Daniela Gervásio
author_facet Marcão, Daniela Gervásio
Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcão, Daniela Gervásio
Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
description Este artigo investiga e analisa as principais ideias inerentes aos saberes teóricos e práticos da Modelagem enquanto uma estratégia metodológica para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A fundamentação teórica, que possui natureza qualitativa, assenta-se na Educação Matemática por meio de estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática pedagógica e com encaminhamentos ao trabalho com Modelagem Matemática. Constata-se no interior da pesquisa a possibilidade de diálogo e cooperação entre  a Pedagogia e Educação Matemática para um trabalho  significativo com Modelagem Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1034
10.22408/reva60202110344-22
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1034
identifier_str_mv 10.22408/reva60202110344-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1034/821
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 4-22
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569823457280