Uma reflexão interdisciplinar a partir de uma prática interativa sobre padrões de beleza e memes, em duas escolas do município de Bom Jesus do Itabapoana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Laura Linhares, Gonçalves Ribeiro, Fabiene Couto, Magalhães, Maria Clara Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/604
Resumo: Este artigo é baseado numa experiência vivida por professores de uma escola pública e outra privada do município de Bom Jesus do Itabapoana. O público-alvo foram alunos  entre 10 e 14 anos, tendo como objetivo refletir sobre os padrões estéticos de beleza. A prática pedagógica mostrou as cobranças da sociedade sobre o assunto. A proposta foi aplicada de forma interdisciplinar, tendo a BNCC como apoio. Para atingir o objetivo foi utilizado o gênero meme para representar os anseios dos alunos quando expusessem seus pensamentos. O professor da disciplina de Educação Física contribuiu discutindo como os corpos sofreram influência do meio e se transformaram ao longo da história. A professora de Artes apresentou imagens com a representação do feminino ao longo dos tempos através de obras artísticas. A professora de Literatura contribuiu com a reflexão através de fragmentos de dois livros da literatura contemporânea. Por fim, a professora de Língua Portuguesa trabalhou com a criação do gênero meme que abordasse criticamente o tema. Em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, as atividades foram propostas através do GoogleClassroom e o Meet. O desenvolvimento desta prática possibilitou a ampliação do olhar crítico e reflexivo do aluno sobre as  provocações exercidas pelos padrões de beleza.
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