Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Francisco Nunes de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Bruno Miranda, Nascimento, Francisco Jeovane do, Sousa, Raylson Francisco Nunes de, Menezes, Jones Baroni Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/746
Resumo: Atentando-se da importância da formação pedagógica docente, associada ao trabalho de assuntos científicos e curriculares, no Ensino de Ciências, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a concepção de licenciandos em Pedagogia quanto à diversificação de recursos metodológicos no citado componente curricular. Assim, foi aplicado um questionário eletrônico aos licenciandos em Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Ciências em uma universidade estadual do Sertão de Crateús-CE, no qual discorria quanto aos saberes prévios dos recursos didáticos apresentados em aula, as facilidades e as dificuldades de aprendizado destes recursos. Com base no relato dos respondentes, observou-se que os alunos continham saberes prévios sobre as principais estratégias e recursos didáticos de ensino elencados, tendo alguns sido experenciados na educação básica e/ou no ensino superior. Eles relataram também que tiveram facilidade em aprender sobre os recursos pedagógicos, mas tiveram dificuldades de internalização e relação para com os assuntos científicos e curriculares, o que pode ser refletido em práticas futuras pelo docente formador. Ademais, os alunos consideraram o momento relevante para o amadurecimento docente e, portanto, identifica-se esse como viável e válido para exitosa formação pedagógica de professores.
id FASF_a55fb13e57551ad843e9170eb94d1cf8
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/746
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CEAtentando-se da importância da formação pedagógica docente, associada ao trabalho de assuntos científicos e curriculares, no Ensino de Ciências, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a concepção de licenciandos em Pedagogia quanto à diversificação de recursos metodológicos no citado componente curricular. Assim, foi aplicado um questionário eletrônico aos licenciandos em Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Ciências em uma universidade estadual do Sertão de Crateús-CE, no qual discorria quanto aos saberes prévios dos recursos didáticos apresentados em aula, as facilidades e as dificuldades de aprendizado destes recursos. Com base no relato dos respondentes, observou-se que os alunos continham saberes prévios sobre as principais estratégias e recursos didáticos de ensino elencados, tendo alguns sido experenciados na educação básica e/ou no ensino superior. Eles relataram também que tiveram facilidade em aprender sobre os recursos pedagógicos, mas tiveram dificuldades de internalização e relação para com os assuntos científicos e curriculares, o que pode ser refletido em práticas futuras pelo docente formador. Ademais, os alunos consideraram o momento relevante para o amadurecimento docente e, portanto, identifica-se esse como viável e válido para exitosa formação pedagógica de professores.FaSFMoura, Francisco Nunes de SousaFreitas, Bruno MirandaNascimento, Francisco Jeovane doSousa, Raylson Francisco Nunes deMenezes, Jones Baroni Ferreira de2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/74610.22408/reva802023746%pRevista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80272526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/746/1058/*ref*/AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, 2019./*ref*/ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille; 2004, p. 67-100./*ref*/ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patricia Albiere; AMBROSETTI, Neusa Banhara; PASSOS, Laurizete Ferragut; CRUZ, Giseli Barreto da; HOBOLD, Márcia. O papel do professor formador e das práticas de licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. 12, p. 101-123, 2012./*ref*/BORSEKOWSKY, Alana Rafaela; KESKE, Cátia; PIRES, Fabiana Lasta Beck; KETZER, Felipe; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 2, p. 13-22, 2021./*ref*/BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 229-251, 2007./*ref*/CACHAPUZ, António Francisco. Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa. Revista Internacional de Formação de Professores, São Paulo, v. 6, p. 1-22, 2021./*ref*/CACHAPUZ, António Francisco; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; VILCHES, Amparo (orgs). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, 3 ed., São Paulo: Cortez, 2011, 264 p./*ref*/DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2018, 364 p./*ref*/GARCIA, Bruna; OLIVEIRA, Alinne Pereira de; LORENZETTI, Leonir; ZANLORENZI, Marcos Aurelio. As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 151-163, 2020./*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010./*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, 2020./*ref*/GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p./*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017, 248 p./*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012,171 p./*ref*/MANFRÉ, Viviane Barrozo; CARLOS, Michele da Silva; MENDONÇA, Onaide Schwartz. A docência no ensino fundamental: desafios e possibilidades. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. Especial 2, p. 33-38, 2018./*ref*/MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos Tarciso (org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus Editoras; 2014, p. 9-25./*ref*/MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016, 96 p./*ref*/MOURA, Francisco Nunes Sousa; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira. Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. e29525-e29525, 2019./*ref*/OLABUENAGA, José Ignacio Ruiz; ISPIZUA, María Antonia. La descodificación de la vida cotidiana: métodos de investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989, 241 p./*ref*/OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de; STRIEDER, Dulce Maria; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Cultura científica/divulgação científica e formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, edição especial, p. 489-497, 2018./*ref*/PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; RODRIGUES, Talita Almeida; MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a polivalência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 401-416, 2018./*ref*/PRAIA, João Félix. Contributo para uma leitura possível de um percurso profissional. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa; CACHAPUZ, Antonio Francisco; GIL-PÉREZ, Daniel. (org.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Perdizes: Cortez, 2012, p. 53-73./*ref*/RABELO, Amanda Oliveira. Formação dos docentes e a feminização nas instituições de formação docente no Brasil–história e atualidade. Revista de estudios y experiencias en educación, Chile, v. 17, n. 35, p. 133-152, 2018./*ref*/RIBEIRO, Lucas de Sousa; MOTA, Maria Danielle Araújo; LEITE, Raquel Crosara Maia. História da Educação Científica: revisando aspectos e construindo perspectivas. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 5, n. 2, p. 198-216, 2021./*ref*/SANTOS, Tayse Dantas dos; SANTOS, Maria Auxiliadora; KOHN, Carla Daniela. A Importância da utilização dos Experimentos Científicos para uma Aprendizagem Significativa, na disciplina de Ciências, no 3º ano do Ensino Fundamental. Ciência na Fama, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 06-27, 2017./*ref*/SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009./*ref*/SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 438-454, 2020./*ref*/THEODORO, Flávia Cristine Medeiros; COSTA, Josenilde Bezerra de Souza; ALMEIDA, Lucia Maria de. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:57Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/746Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:57Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
title Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
spellingShingle Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
Moura, Francisco Nunes de Sousa
title_short Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
title_full Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
title_fullStr Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
title_full_unstemmed Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
title_sort Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE
author Moura, Francisco Nunes de Sousa
author_facet Moura, Francisco Nunes de Sousa
Freitas, Bruno Miranda
Nascimento, Francisco Jeovane do
Sousa, Raylson Francisco Nunes de
Menezes, Jones Baroni Ferreira de
author_role author
author2 Freitas, Bruno Miranda
Nascimento, Francisco Jeovane do
Sousa, Raylson Francisco Nunes de
Menezes, Jones Baroni Ferreira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Francisco Nunes de Sousa
Freitas, Bruno Miranda
Nascimento, Francisco Jeovane do
Sousa, Raylson Francisco Nunes de
Menezes, Jones Baroni Ferreira de
description Atentando-se da importância da formação pedagógica docente, associada ao trabalho de assuntos científicos e curriculares, no Ensino de Ciências, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a concepção de licenciandos em Pedagogia quanto à diversificação de recursos metodológicos no citado componente curricular. Assim, foi aplicado um questionário eletrônico aos licenciandos em Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Ciências em uma universidade estadual do Sertão de Crateús-CE, no qual discorria quanto aos saberes prévios dos recursos didáticos apresentados em aula, as facilidades e as dificuldades de aprendizado destes recursos. Com base no relato dos respondentes, observou-se que os alunos continham saberes prévios sobre as principais estratégias e recursos didáticos de ensino elencados, tendo alguns sido experenciados na educação básica e/ou no ensino superior. Eles relataram também que tiveram facilidade em aprender sobre os recursos pedagógicos, mas tiveram dificuldades de internalização e relação para com os assuntos científicos e curriculares, o que pode ser refletido em práticas futuras pelo docente formador. Ademais, os alunos consideraram o momento relevante para o amadurecimento docente e, portanto, identifica-se esse como viável e válido para exitosa formação pedagógica de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/746
10.22408/reva802023746%p
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/746
identifier_str_mv 10.22408/reva802023746%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/746/1058
/*ref*/AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, 2019.
/*ref*/ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille; 2004, p. 67-100.
/*ref*/ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patricia Albiere; AMBROSETTI, Neusa Banhara; PASSOS, Laurizete Ferragut; CRUZ, Giseli Barreto da; HOBOLD, Márcia. O papel do professor formador e das práticas de licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, n. 12, p. 101-123, 2012.
/*ref*/BORSEKOWSKY, Alana Rafaela; KESKE, Cátia; PIRES, Fabiana Lasta Beck; KETZER, Felipe; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 2, p. 13-22, 2021.
/*ref*/BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 229-251, 2007.
/*ref*/CACHAPUZ, António Francisco. Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa. Revista Internacional de Formação de Professores, São Paulo, v. 6, p. 1-22, 2021.
/*ref*/CACHAPUZ, António Francisco; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; VILCHES, Amparo (orgs). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, 3 ed., São Paulo: Cortez, 2011, 264 p.
/*ref*/DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2018, 364 p.
/*ref*/GARCIA, Bruna; OLIVEIRA, Alinne Pereira de; LORENZETTI, Leonir; ZANLORENZI, Marcos Aurelio. As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 151-163, 2020.
/*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
/*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, 2020.
/*ref*/GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p.
/*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017, 248 p.
/*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012,171 p.
/*ref*/MANFRÉ, Viviane Barrozo; CARLOS, Michele da Silva; MENDONÇA, Onaide Schwartz. A docência no ensino fundamental: desafios e possibilidades. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. Especial 2, p. 33-38, 2018.
/*ref*/MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos Tarciso (org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus Editoras; 2014, p. 9-25.
/*ref*/MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016, 96 p.
/*ref*/MOURA, Francisco Nunes Sousa; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira. Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. e29525-e29525, 2019.
/*ref*/OLABUENAGA, José Ignacio Ruiz; ISPIZUA, María Antonia. La descodificación de la vida cotidiana: métodos de investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989, 241 p.
/*ref*/OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de; STRIEDER, Dulce Maria; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Cultura científica/divulgação científica e formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, edição especial, p. 489-497, 2018.
/*ref*/PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; RODRIGUES, Talita Almeida; MARANHÃO, Ana Larisse do Nascimento; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a polivalência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 401-416, 2018.
/*ref*/PRAIA, João Félix. Contributo para uma leitura possível de um percurso profissional. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa; CACHAPUZ, Antonio Francisco; GIL-PÉREZ, Daniel. (org.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Perdizes: Cortez, 2012, p. 53-73.
/*ref*/RABELO, Amanda Oliveira. Formação dos docentes e a feminização nas instituições de formação docente no Brasil–história e atualidade. Revista de estudios y experiencias en educación, Chile, v. 17, n. 35, p. 133-152, 2018.
/*ref*/RIBEIRO, Lucas de Sousa; MOTA, Maria Danielle Araújo; LEITE, Raquel Crosara Maia. História da Educação Científica: revisando aspectos e construindo perspectivas. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 5, n. 2, p. 198-216, 2021.
/*ref*/SANTOS, Tayse Dantas dos; SANTOS, Maria Auxiliadora; KOHN, Carla Daniela. A Importância da utilização dos Experimentos Científicos para uma Aprendizagem Significativa, na disciplina de Ciências, no 3º ano do Ensino Fundamental. Ciência na Fama, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 06-27, 2017.
/*ref*/SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.
/*ref*/SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 438-454, 2020.
/*ref*/THEODORO, Flávia Cristine Medeiros; COSTA, Josenilde Bezerra de Souza; ALMEIDA, Lucia Maria de. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8027
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570808070144