Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Edson Leone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Garcia, Sônia Cardoso Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113
Resumo: Este artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para  o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. Knowledge
id FASF_b51353cb0569bc9b93099c38403c46d8
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/113
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimientoEste artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para  o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. KnowledgeFaSFFerreira, Edson LeoneGarcia, Sônia Cardoso Moreira2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/11310.22408/reva322018113576-596Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 576-5962526-043X2525-900810.22408/reva322018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113/191/*ref*/Análise de questionários passados aos alunos do primeiro e segundo ano de uma escola de ensino médio situada em Sobradinho-DF. A importância da filosofia no ensino médio: uma visão dos secundaristas. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/10342/8253/>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011. Número especial. Disponível em: <https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/24364/ssoar-etd-2011-esp-araujo-a_quarta_revolucao_educacional_a.pdf?sequence=1>, Acesso em: jan. de 2018./*ref*/BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em:/*ref*/<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333> Acesso em: fev. de 2018./*ref*/BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. 2014. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf>, Acesso em: fev. de 2018./*ref*/CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo, ed. Ática, 2000. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37583332/convite.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1522786840&Signature=G8VMKtSMSmNJ7Y5gOPxkS5aJ3Y0%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DConvite_a_Filosofiar.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/DEBALD, Blausius Silvano. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO/*ref*/BRASIL. Cascavel-Pr. 2003. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo5/97blasiussilvanodebald.pdf>. Acesso em: Jan. de 2018./*ref*/ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto. Aprendendo com PBL Aprendizagem Baseada em Problemas: Relato de uma Experiência em Cursos de Engenharia da EESC-USP. Pesquisa e Tecnologia Minerva. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/APRENDENDO_COM_PBL-APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEM%20(1).pdf>. Acesso em fev. de 2018./*ref*/FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da Filosofia no Brasil: Um Mapa das Condições Atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Revista Eletrônica Debate em Educação Científica e Tecnológica, ISBN: 2236-2150. V. 6, N. 01, p. 45 - 57, março, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303484598>. Acesso em: fev. de 2018/*ref*/MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Filosofia da Educação: uma outra filosofia? PERSPECTIVA. RorilnópolÍl, V. 17, n. 32, p. IS -32, jul./d81. 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10520/10066>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/71170001/5275731/FORMA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_E_NOVAS_TECNOLOGIAS.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/NOGUEIRA, Regina da silva; OLIVEIRA, Ernesto Borba. A importância da Didática no Ensino Superior 2011. Disponível em:/*ref*/<http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/83c0e97d502903db35a360d899853241.pdf>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/NUNES, V. W. do N.; BESSA, R. C. Metodologias Ativas Apoiadas por Recursos Digitais: Usando os Aplicativos Prezi e Plickers. In: Challenges 2017. Aprender nas Nuvens, learning inthe clouds. Disponível em:/*ref*/<https://www.researchgate.net/profile/Elza_Mesquita/publication/318278006_INOVACAO_E_TECNOLOGIAS_A_VISAO_DE_ESTUDANTES_EM_FORMACAO/links/595fab33aca2728c11838a8e/INOVACAO-E-TECNOLOGIAS-A-VISAO-DE-ESTUDANTES-EM-FORMACAO.pdf#page=24>. Acesso em fev. de 2018./*ref*/PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, N.º 24 (Ejemplar dedicado a: Tic en la educación), 2000. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, 2002. Disponível em:/*ref*/<http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. Metodologias Ativas: do que estamos falando? Base Conceitual e Relato de Pesquisa em andamento. IX SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2014. Disponível em:/*ref*/<file:///C:/Users/FELIPE/Desktop/Material%20para%20Elaborar%20Artigo%20Final/Artigos%20para%20Estudar/Metodologia%20Ativa.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, coleção educação contemporânea, 11ª Edição, editora autores associados, 1996. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/EDUCACAO_DO_SENSO_COMUM_A_CONSCIENCIA_FI%20(1).pdf>, Acesso em: Fev.de 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-31T16:36:31Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/113Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-31T16:36:31Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
title Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
spellingShingle Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
Ferreira, Edson Leone
title_short Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
title_full Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
title_fullStr Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
title_full_unstemmed Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
title_sort Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
author Ferreira, Edson Leone
author_facet Ferreira, Edson Leone
Garcia, Sônia Cardoso Moreira
author_role author
author2 Garcia, Sônia Cardoso Moreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Edson Leone
Garcia, Sônia Cardoso Moreira
description Este artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para  o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. Knowledge
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113
10.22408/reva322018113576-596
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113
identifier_str_mv 10.22408/reva322018113576-596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113/191
/*ref*/Análise de questionários passados aos alunos do primeiro e segundo ano de uma escola de ensino médio situada em Sobradinho-DF. A importância da filosofia no ensino médio: uma visão dos secundaristas. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/10342/8253/>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011. Número especial. Disponível em: <https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/24364/ssoar-etd-2011-esp-araujo-a_quarta_revolucao_educacional_a.pdf?sequence=1>, Acesso em: jan. de 2018.
/*ref*/BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em:
/*ref*/<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333> Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. 2014. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf>, Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo, ed. Ática, 2000. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37583332/convite.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1522786840&Signature=G8VMKtSMSmNJ7Y5gOPxkS5aJ3Y0%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DConvite_a_Filosofiar.pdf>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/DEBALD, Blausius Silvano. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO
/*ref*/BRASIL. Cascavel-Pr. 2003. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo5/97blasiussilvanodebald.pdf>. Acesso em: Jan. de 2018.
/*ref*/ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto. Aprendendo com PBL Aprendizagem Baseada em Problemas: Relato de uma Experiência em Cursos de Engenharia da EESC-USP. Pesquisa e Tecnologia Minerva. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/APRENDENDO_COM_PBL-APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEM%20(1).pdf>. Acesso em fev. de 2018.
/*ref*/FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da Filosofia no Brasil: Um Mapa das Condições Atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830>. Acesso em: jan. de 2018.
/*ref*/KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Revista Eletrônica Debate em Educação Científica e Tecnológica, ISBN: 2236-2150. V. 6, N. 01, p. 45 - 57, março, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303484598>. Acesso em: fev. de 2018
/*ref*/MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Filosofia da Educação: uma outra filosofia? PERSPECTIVA. RorilnópolÍl, V. 17, n. 32, p. IS -32, jul./d81. 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10520/10066>. Acesso em: jan. de 2018.
/*ref*/MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/71170001/5275731/FORMA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_E_NOVAS_TECNOLOGIAS.pdf>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/NOGUEIRA, Regina da silva; OLIVEIRA, Ernesto Borba. A importância da Didática no Ensino Superior 2011. Disponível em:
/*ref*/<http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/83c0e97d502903db35a360d899853241.pdf>. Acesso em: jan. de 2018.
/*ref*/NUNES, V. W. do N.; BESSA, R. C. Metodologias Ativas Apoiadas por Recursos Digitais: Usando os Aplicativos Prezi e Plickers. In: Challenges 2017. Aprender nas Nuvens, learning inthe clouds. Disponível em:
/*ref*/<https://www.researchgate.net/profile/Elza_Mesquita/publication/318278006_INOVACAO_E_TECNOLOGIAS_A_VISAO_DE_ESTUDANTES_EM_FORMACAO/links/595fab33aca2728c11838a8e/INOVACAO-E-TECNOLOGIAS-A-VISAO-DE-ESTUDANTES-EM-FORMACAO.pdf#page=24>. Acesso em fev. de 2018.
/*ref*/PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, N.º 24 (Ejemplar dedicado a: Tic en la educación), 2000. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, 2002. Disponível em:
/*ref*/<http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. Metodologias Ativas: do que estamos falando? Base Conceitual e Relato de Pesquisa em andamento. IX SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2014. Disponível em:
/*ref*/<file:///C:/Users/FELIPE/Desktop/Material%20para%20Elaborar%20Artigo%20Final/Artigos%20para%20Estudar/Metodologia%20Ativa.pdf>. Acesso em: fev. de 2018.
/*ref*/SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, coleção educação contemporânea, 11ª Edição, editora autores associados, 1996. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/EDUCACAO_DO_SENSO_COMUM_A_CONSCIENCIA_FI%20(1).pdf>, Acesso em: Fev.de 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 576-596
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva322018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321575068434432