Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113 |
Resumo: | Este artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. Knowledge |
id |
FASF_b51353cb0569bc9b93099c38403c46d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/113 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimientoEste artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. KnowledgeFaSFFerreira, Edson LeoneGarcia, Sônia Cardoso Moreira2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/11310.22408/reva322018113576-596Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 576-5962526-043X2525-900810.22408/reva322018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113/191/*ref*/Análise de questionários passados aos alunos do primeiro e segundo ano de uma escola de ensino médio situada em Sobradinho-DF. A importância da filosofia no ensino médio: uma visão dos secundaristas. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/10342/8253/>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011. Número especial. Disponível em: <https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/24364/ssoar-etd-2011-esp-araujo-a_quarta_revolucao_educacional_a.pdf?sequence=1>, Acesso em: jan. de 2018./*ref*/BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em:/*ref*/<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333> Acesso em: fev. de 2018./*ref*/BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. 2014. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf>, Acesso em: fev. de 2018./*ref*/CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo, ed. Ática, 2000. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37583332/convite.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1522786840&Signature=G8VMKtSMSmNJ7Y5gOPxkS5aJ3Y0%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DConvite_a_Filosofiar.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/DEBALD, Blausius Silvano. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO/*ref*/BRASIL. Cascavel-Pr. 2003. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo5/97blasiussilvanodebald.pdf>. Acesso em: Jan. de 2018./*ref*/ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto. Aprendendo com PBL Aprendizagem Baseada em Problemas: Relato de uma Experiência em Cursos de Engenharia da EESC-USP. Pesquisa e Tecnologia Minerva. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/APRENDENDO_COM_PBL-APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEM%20(1).pdf>. Acesso em fev. de 2018./*ref*/FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da Filosofia no Brasil: Um Mapa das Condições Atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Revista Eletrônica Debate em Educação Científica e Tecnológica, ISBN: 2236-2150. V. 6, N. 01, p. 45 - 57, março, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303484598>. Acesso em: fev. de 2018/*ref*/MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Filosofia da Educação: uma outra filosofia? PERSPECTIVA. RorilnópolÍl, V. 17, n. 32, p. IS -32, jul./d81. 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10520/10066>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/71170001/5275731/FORMA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_E_NOVAS_TECNOLOGIAS.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/NOGUEIRA, Regina da silva; OLIVEIRA, Ernesto Borba. A importância da Didática no Ensino Superior 2011. Disponível em:/*ref*/<http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/83c0e97d502903db35a360d899853241.pdf>. Acesso em: jan. de 2018./*ref*/NUNES, V. W. do N.; BESSA, R. C. Metodologias Ativas Apoiadas por Recursos Digitais: Usando os Aplicativos Prezi e Plickers. In: Challenges 2017. Aprender nas Nuvens, learning inthe clouds. Disponível em:/*ref*/<https://www.researchgate.net/profile/Elza_Mesquita/publication/318278006_INOVACAO_E_TECNOLOGIAS_A_VISAO_DE_ESTUDANTES_EM_FORMACAO/links/595fab33aca2728c11838a8e/INOVACAO-E-TECNOLOGIAS-A-VISAO-DE-ESTUDANTES-EM-FORMACAO.pdf#page=24>. Acesso em fev. de 2018./*ref*/PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, N.º 24 (Ejemplar dedicado a: Tic en la educación), 2000. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, 2002. Disponível em:/*ref*/<http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. Metodologias Ativas: do que estamos falando? Base Conceitual e Relato de Pesquisa em andamento. IX SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2014. Disponível em:/*ref*/<file:///C:/Users/FELIPE/Desktop/Material%20para%20Elaborar%20Artigo%20Final/Artigos%20para%20Estudar/Metodologia%20Ativa.pdf>. Acesso em: fev. de 2018./*ref*/SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, coleção educação contemporânea, 11ª Edição, editora autores associados, 1996. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/EDUCACAO_DO_SENSO_COMUM_A_CONSCIENCIA_FI%20(1).pdf>, Acesso em: Fev.de 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-31T16:36:31Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/113Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-31T16:36:31Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
title |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
spellingShingle |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento Ferreira, Edson Leone |
title_short |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
title_full |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
title_fullStr |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
title_full_unstemmed |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
title_sort |
Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento |
author |
Ferreira, Edson Leone |
author_facet |
Ferreira, Edson Leone Garcia, Sônia Cardoso Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Sônia Cardoso Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Edson Leone Garcia, Sônia Cardoso Moreira |
description |
Este artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. Knowledge |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113 10.22408/reva322018113576-596 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva322018113576-596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113/191 /*ref*/Análise de questionários passados aos alunos do primeiro e segundo ano de uma escola de ensino médio situada em Sobradinho-DF. A importância da filosofia no ensino médio: uma visão dos secundaristas. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/10342/8253/>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011. Número especial. Disponível em: <https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/24364/ssoar-etd-2011-esp-araujo-a_quarta_revolucao_educacional_a.pdf?sequence=1>, Acesso em: jan. de 2018. /*ref*/BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: /*ref*/<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333> Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. 2014. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf>, Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo, ed. Ática, 2000. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37583332/convite.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1522786840&Signature=G8VMKtSMSmNJ7Y5gOPxkS5aJ3Y0%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DConvite_a_Filosofiar.pdf>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/DEBALD, Blausius Silvano. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO /*ref*/BRASIL. Cascavel-Pr. 2003. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo5/97blasiussilvanodebald.pdf>. Acesso em: Jan. de 2018. /*ref*/ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto. Aprendendo com PBL Aprendizagem Baseada em Problemas: Relato de uma Experiência em Cursos de Engenharia da EESC-USP. Pesquisa e Tecnologia Minerva. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/APRENDENDO_COM_PBL-APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEM%20(1).pdf>. Acesso em fev. de 2018. /*ref*/FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da Filosofia no Brasil: Um Mapa das Condições Atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830>. Acesso em: jan. de 2018. /*ref*/KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Revista Eletrônica Debate em Educação Científica e Tecnológica, ISBN: 2236-2150. V. 6, N. 01, p. 45 - 57, março, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303484598>. Acesso em: fev. de 2018 /*ref*/MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Filosofia da Educação: uma outra filosofia? PERSPECTIVA. RorilnópolÍl, V. 17, n. 32, p. IS -32, jul./d81. 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10520/10066>. Acesso em: jan. de 2018. /*ref*/MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. IV Congresso RIBIE, Brasília 1998. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/71170001/5275731/FORMA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_E_NOVAS_TECNOLOGIAS.pdf>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/NOGUEIRA, Regina da silva; OLIVEIRA, Ernesto Borba. A importância da Didática no Ensino Superior 2011. Disponível em: /*ref*/<http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/83c0e97d502903db35a360d899853241.pdf>. Acesso em: jan. de 2018. /*ref*/NUNES, V. W. do N.; BESSA, R. C. Metodologias Ativas Apoiadas por Recursos Digitais: Usando os Aplicativos Prezi e Plickers. In: Challenges 2017. Aprender nas Nuvens, learning inthe clouds. Disponível em: /*ref*/<https://www.researchgate.net/profile/Elza_Mesquita/publication/318278006_INOVACAO_E_TECNOLOGIAS_A_VISAO_DE_ESTUDANTES_EM_FORMACAO/links/595fab33aca2728c11838a8e/INOVACAO-E-TECNOLOGIAS-A-VISAO-DE-ESTUDANTES-EM-FORMACAO.pdf#page=24>. Acesso em fev. de 2018. /*ref*/PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, N.º 24 (Ejemplar dedicado a: Tic en la educación), 2000. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, 2002. Disponível em: /*ref*/<http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. Metodologias Ativas: do que estamos falando? Base Conceitual e Relato de Pesquisa em andamento. IX SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2014. Disponível em: /*ref*/<file:///C:/Users/FELIPE/Desktop/Material%20para%20Elaborar%20Artigo%20Final/Artigos%20para%20Estudar/Metodologia%20Ativa.pdf>. Acesso em: fev. de 2018. /*ref*/SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, coleção educação contemporânea, 11ª Edição, editora autores associados, 1996. Disponível em: <file:///C:/Users/FELIPE/Downloads/EDUCACAO_DO_SENSO_COMUM_A_CONSCIENCIA_FI%20(1).pdf>, Acesso em: Fev.de 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 576-596 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva322018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575068434432 |