A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/450 |
Resumo: | O presente texto decorre de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC, nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas e nas questões que compõem os exames nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscou-se analisar se o mau desempenho dos alunos em Matemática nas avaliações oficiais está associado, em parte, a uma possível discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos PCN), nos livros didáticos e no próprio SAEB. A pesquisa demonstrou que o que é cobrado nas avaliações oficiais do SAEB, através da Prova Brasil, não se alinha às orientações do MEC/PCN para o ensino de Matemática, mas coincide com o que é trabalhado nas escolas públicas através dos livros didáticos. |
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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASILO presente texto decorre de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC, nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas e nas questões que compõem os exames nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscou-se analisar se o mau desempenho dos alunos em Matemática nas avaliações oficiais está associado, em parte, a uma possível discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos PCN), nos livros didáticos e no próprio SAEB. A pesquisa demonstrou que o que é cobrado nas avaliações oficiais do SAEB, através da Prova Brasil, não se alinha às orientações do MEC/PCN para o ensino de Matemática, mas coincide com o que é trabalhado nas escolas públicas através dos livros didáticos.FaSFCardoso, Márcia Regina Gonçalvesde Oliveira, Guilherme Saramago2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/45010.22408/reva502020450e-5041Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-50412526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/450/491/*ref*/BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In.: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Org.). A resolução de problema na matemática escolar. Tradução Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. 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