LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/889 |
Resumo: | A vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisabibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação noCurrículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação queé fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para criançasaté 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e aexperimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais. |
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LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPRA vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisabibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação noCurrículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação queé fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para criançasaté 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e aexperimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais.FaSFFerreira, Mariane GrandoWendling, Cléria MariaStrieder, Dulce Maria2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/88910.22408/reva6020218891338-1347Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1338-13472526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/889/749/*ref*/ANDRADE, M.L.F., MASSABNI, V.G. O/*ref*/desenvolvimento de atividades práticas na escola: um/*ref*/desafio para os professores de Ciências. 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