LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariane Grando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wendling, Cléria Maria, Strieder, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/889
Resumo: A vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisabibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação noCurrículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação queé fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para criançasaté 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e aexperimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais.
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