GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NA VISÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NO OESTE DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Cassiana Santos da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de, Silva, Neivande Dias da, Oliveira, Lívia Veiga de, Fontes, Cláudio Luiz Ariani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/369
Resumo: Conflitos também fazem parte do cotidiano das organizações. Justifica-se esta pesquisa por entender que proprietários e gestores de empresas de pequeno porte (EPP) geram empregos, na medida em que empreendem e contribuem com o desenvolvimento econômico do local onde instalam seu negócio. Cabe ao empresário a aquisição das competências necessárias para gerenciar seus funcionários. O proprietário deve buscar aprimorar suas habilidades em gestão de pessoas, incorporando a gestão de conflitos. Para tanto, se admite, como objetivo geral deste estudo, verificar a percepção dos proprietários de EPP em Bom Jesus da Lapa - BA, no que se refere às suas competências gerencias quanto à gestão de pessoas, bem como à gestão de conflitos interpessoais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi executada no período de agosto a outubro de 2018. Para que o objetivo deste estudo fosse alcançado, definiu-se que os questionários seriam respondidos pelos proprietários. Verificou-se, nesse estudo, que a maioria da amostra pesquisada desconhece as formas teóricas e práticas para gerenciar pessoas e conflitos no ambiente interno da sua organização, o que impossibilita o aprimoramento das competências gerenciais, no que se refere à gestão de conflitos. Palavras-chaves: Gestão, Pessoas, Conflitos, Pequenas Empresas.
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A coleta de dados foi executada no período de agosto a outubro de 2018. Para que o objetivo deste estudo fosse alcançado, definiu-se que os questionários seriam respondidos pelos proprietários. Verificou-se, nesse estudo, que a maioria da amostra pesquisada desconhece as formas teóricas e práticas para gerenciar pessoas e conflitos no ambiente interno da sua organização, o que impossibilita o aprimoramento das competências gerenciais, no que se refere à gestão de conflitos. Palavras-chaves: Gestão, Pessoas, Conflitos, Pequenas Empresas. FaSFFarias, Cassiana Santos da SilvaBarros, Manoel Joaquim Fernandes deSilva, Neivande Dias daOliveira, Lívia Veiga deFontes, Cláudio Luiz Ariani2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/36910.22408/reva402019369259-276Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 259-2762526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/369/270/*ref*/ABREU, M.C. S. Recrutamento e Seleção: A Importância de Planejar e Executar Cada Etapa do Processo. RH portal, 2015. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/perfil/maiara-caroline-soares-de-abreuhyobjotxo/> Acesso em Acesso em 10 de novembro de 2018 ás 14h15min./*ref*/AGUIAR, C.Z.B. 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