PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Neto, Abilio Azevedo, Guimarães, Jairo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386
Resumo: O estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica.   Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação.
id FASF_dd94c75bc7009e380a01516eca92c50f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/386
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃOO estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica.   Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação. FaSFSousa, Valéria Kelem Soares dos SantosSilva Neto, Abilio AzevedoGuimarães, Jairo de Carvalho2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/38610.22408/reva402019386480-491Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 480-4912526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386/288/*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724: Informação e documentação- trabalhos acadêmicos-apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p./*ref*/BRASIL. CES/CNE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 30 jul, 2019./*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 jul, 2019./*ref*/BRIDI, Jamile C. A.; PEREIRA, Elisabete M. A. O Impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de Professor, vol. 7, núm. 2, 2004, p. 77-88. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Paraná, Brasil/*ref*/CARBONI, Rosadélia. M.; NOGUEIRA, Valnice. O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientiae Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004./*ref*/CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996./*ref*//*ref*/COSTA, Joyce E. S. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019./*ref*/CUNHA, Leila C.; VOGT, Mara; JAVATTIi, Vania T. B. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Contabilidade Vista & Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 57-78, jan./abr. 2015./*ref*/DURANTE, Daniela. G.; RIBEIRO, Janaina. L. S.; ROCHA, Thays. L. C. G. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. R.G.Secr., GESEC, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 26-46, jan.-abr. 2019./*ref*/FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ. Normas e orientações para elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso. Guaratinguetá, 2016./*ref*/FILIPECKI, Ana. T. P.; BARROS, Susana. L. S.; ELIA, Marcos. F. A VISÃO DOS PESQUISADORES-ORIENTADORES DE UM PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.Ciência & Educação, Vol. 12, N° 2, 2006, pg. 199-217./*ref*/FREITAS, Adriana G. et al. Os trabalhos de conclusão de curso e interdisciplinaridade: teoria e prática. Pensamento & realidade. Ano IX, nº 18, p. 74-90, 2006./*ref*/GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas. v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, São Paulo, 1995./*ref*/GUEDES, Hermila T. V.; GUEDES, Jorge C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012./*ref*/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição do Estado de São Paulo e Declaração Universal dos Direitos Humanos. atual. mar, 2019./*ref*/LAFFIN, Carlos. A pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis. Revista de Ciência da Administração. v. 2, n. 4, p. 99-106, Set, 2000./*ref*/LEITE FILHO, Geraldo. A.; MARTINS, Gilberto A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006./*ref*//*ref*/MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7. ed. 4. reimp. São Paulo: Atlas, 2009./*ref*/MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000./*ref*/NEVES, José M. S. das; RUSSI, Luciana N. O TCC como Ferramenta para Consolidação das Competências Adquiridas no Ensino de Tecnologia na Fatec Guaratinguetá (SP). I Encontro de pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife- PE. 21 -23 nov, 2007./*ref*/RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989./*ref*/RIOLFI, Claudia. R.; ANDRADE, Emary. Ensinar a escrever texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 99-118, 25 abr. 2009./*ref*/SANTOS, Cassius K. S. et. al. Pesquisa Científica no curso de Ciências Contábeis: Limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. João Pessoa, v.5, n.3, p.140-156, set./dez. 2017./*ref*/TEIXEIRA, Enise B. et.al. RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ. 2011./*ref*/ZANCO, Kezia. F. et. al. Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 27, n. 2, p. 412-425, 2019.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T05:28:09Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/386Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-08T05:28:09Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
title PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos
title_short PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
author Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos
author_facet Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos
Silva Neto, Abilio Azevedo
Guimarães, Jairo de Carvalho
author_role author
author2 Silva Neto, Abilio Azevedo
Guimarães, Jairo de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos
Silva Neto, Abilio Azevedo
Guimarães, Jairo de Carvalho
description O estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica.   Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386
10.22408/reva402019386480-491
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386
identifier_str_mv 10.22408/reva402019386480-491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386/288
/*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724: Informação e documentação- trabalhos acadêmicos-apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p.
/*ref*/BRASIL. CES/CNE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 30 jul, 2019.
/*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 jul, 2019.
/*ref*/BRIDI, Jamile C. A.; PEREIRA, Elisabete M. A. O Impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de Professor, vol. 7, núm. 2, 2004, p. 77-88. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Paraná, Brasil
/*ref*/CARBONI, Rosadélia. M.; NOGUEIRA, Valnice. O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientiae Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004.
/*ref*/CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
/*ref*/
/*ref*/COSTA, Joyce E. S. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
/*ref*/CUNHA, Leila C.; VOGT, Mara; JAVATTIi, Vania T. B. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Contabilidade Vista & Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 57-78, jan./abr. 2015.
/*ref*/DURANTE, Daniela. G.; RIBEIRO, Janaina. L. S.; ROCHA, Thays. L. C. G. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. R.G.Secr., GESEC, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 26-46, jan.-abr. 2019.
/*ref*/FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ. Normas e orientações para elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso. Guaratinguetá, 2016.
/*ref*/FILIPECKI, Ana. T. P.; BARROS, Susana. L. S.; ELIA, Marcos. F. A VISÃO DOS PESQUISADORES-ORIENTADORES DE UM PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.Ciência & Educação, Vol. 12, N° 2, 2006, pg. 199-217.
/*ref*/FREITAS, Adriana G. et al. Os trabalhos de conclusão de curso e interdisciplinaridade: teoria e prática. Pensamento & realidade. Ano IX, nº 18, p. 74-90, 2006.
/*ref*/GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas. v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, São Paulo, 1995.
/*ref*/GUEDES, Hermila T. V.; GUEDES, Jorge C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012.
/*ref*/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição do Estado de São Paulo e Declaração Universal dos Direitos Humanos. atual. mar, 2019.
/*ref*/LAFFIN, Carlos. A pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis. Revista de Ciência da Administração. v. 2, n. 4, p. 99-106, Set, 2000.
/*ref*/LEITE FILHO, Geraldo. A.; MARTINS, Gilberto A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006.
/*ref*/
/*ref*/MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7. ed. 4. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
/*ref*/MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000.
/*ref*/NEVES, José M. S. das; RUSSI, Luciana N. O TCC como Ferramenta para Consolidação das Competências Adquiridas no Ensino de Tecnologia na Fatec Guaratinguetá (SP). I Encontro de pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife- PE. 21 -23 nov, 2007.
/*ref*/RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
/*ref*/RIOLFI, Claudia. R.; ANDRADE, Emary. Ensinar a escrever texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 99-118, 25 abr. 2009.
/*ref*/SANTOS, Cassius K. S. et. al. Pesquisa Científica no curso de Ciências Contábeis: Limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. João Pessoa, v.5, n.3, p.140-156, set./dez. 2017.
/*ref*/TEIXEIRA, Enise B. et.al. RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ. 2011.
/*ref*/ZANCO, Kezia. F. et. al. Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 27, n. 2, p. 412-425, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 480-491
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva402019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570714746880