PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386 |
Resumo: | O estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica. Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação. |
id |
FASF_dd94c75bc7009e380a01516eca92c50f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/386 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃOO estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica. Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação. FaSFSousa, Valéria Kelem Soares dos SantosSilva Neto, Abilio AzevedoGuimarães, Jairo de Carvalho2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/38610.22408/reva402019386480-491Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 480-4912526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386/288/*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724: Informação e documentação- trabalhos acadêmicos-apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p./*ref*/BRASIL. CES/CNE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 30 jul, 2019./*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 jul, 2019./*ref*/BRIDI, Jamile C. A.; PEREIRA, Elisabete M. A. O Impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de Professor, vol. 7, núm. 2, 2004, p. 77-88. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Paraná, Brasil/*ref*/CARBONI, Rosadélia. M.; NOGUEIRA, Valnice. O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientiae Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004./*ref*/CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996./*ref*//*ref*/COSTA, Joyce E. S. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019./*ref*/CUNHA, Leila C.; VOGT, Mara; JAVATTIi, Vania T. B. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Contabilidade Vista & Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 57-78, jan./abr. 2015./*ref*/DURANTE, Daniela. G.; RIBEIRO, Janaina. L. S.; ROCHA, Thays. L. C. G. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. R.G.Secr., GESEC, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 26-46, jan.-abr. 2019./*ref*/FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ. Normas e orientações para elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso. Guaratinguetá, 2016./*ref*/FILIPECKI, Ana. T. P.; BARROS, Susana. L. S.; ELIA, Marcos. F. A VISÃO DOS PESQUISADORES-ORIENTADORES DE UM PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.Ciência & Educação, Vol. 12, N° 2, 2006, pg. 199-217./*ref*/FREITAS, Adriana G. et al. Os trabalhos de conclusão de curso e interdisciplinaridade: teoria e prática. Pensamento & realidade. Ano IX, nº 18, p. 74-90, 2006./*ref*/GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas. v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, São Paulo, 1995./*ref*/GUEDES, Hermila T. V.; GUEDES, Jorge C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012./*ref*/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição do Estado de São Paulo e Declaração Universal dos Direitos Humanos. atual. mar, 2019./*ref*/LAFFIN, Carlos. A pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis. Revista de Ciência da Administração. v. 2, n. 4, p. 99-106, Set, 2000./*ref*/LEITE FILHO, Geraldo. A.; MARTINS, Gilberto A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006./*ref*//*ref*/MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7. ed. 4. reimp. São Paulo: Atlas, 2009./*ref*/MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000./*ref*/NEVES, José M. S. das; RUSSI, Luciana N. O TCC como Ferramenta para Consolidação das Competências Adquiridas no Ensino de Tecnologia na Fatec Guaratinguetá (SP). I Encontro de pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife- PE. 21 -23 nov, 2007./*ref*/RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989./*ref*/RIOLFI, Claudia. R.; ANDRADE, Emary. Ensinar a escrever texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 99-118, 25 abr. 2009./*ref*/SANTOS, Cassius K. S. et. al. Pesquisa Científica no curso de Ciências Contábeis: Limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. João Pessoa, v.5, n.3, p.140-156, set./dez. 2017./*ref*/TEIXEIRA, Enise B. et.al. RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ. 2011./*ref*/ZANCO, Kezia. F. et. al. Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 27, n. 2, p. 412-425, 2019.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T05:28:09Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/386Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-08T05:28:09Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
title |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos |
title_short |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
PRODUÇÃO MONOGRÁFICA: UMA ANÁLISE COM OS FORMANDOS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO |
author |
Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos |
author_facet |
Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos Silva Neto, Abilio Azevedo Guimarães, Jairo de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Silva Neto, Abilio Azevedo Guimarães, Jairo de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Valéria Kelem Soares dos Santos Silva Neto, Abilio Azevedo Guimarães, Jairo de Carvalho |
description |
O estudo visou identificar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso através de uma pesquisa qualitativa, em especial a entrevista. Esta pesquisa se justifica pela escassez de informações quanto ao Curso de Bacharelado em Administração. Os sujeitos da pesquisa foram os formandos do 8º período do Curso de Bacharelado em Administração da UFPI, por terem uma visão mais abrangente da produção monográfica e por ser, neste estágio (8º período) o momento que o TCC é exigido. Os entrevistados apontaram a importância do TCC na vida acadêmica e profissional, dificuldades materiais, psicológicas, emocionais, o papel do orientador no desenvolvimento do TCC, relação entre a iniciação científica e a produção do TCC, bem como, incentivos para que pudessem participar de algum tipo de iniciação científica. Palavras-chave: Monografia. Pesquisa Científica. Administração. Graduação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386 10.22408/reva402019386480-491 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva402019386480-491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/386/288 /*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724: Informação e documentação- trabalhos acadêmicos-apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. /*ref*/BRASIL. CES/CNE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 30 jul, 2019. /*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 jul, 2019. /*ref*/BRIDI, Jamile C. A.; PEREIRA, Elisabete M. A. O Impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de Professor, vol. 7, núm. 2, 2004, p. 77-88. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Paraná, Brasil /*ref*/CARBONI, Rosadélia. M.; NOGUEIRA, Valnice. O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientiae Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004. /*ref*/CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. /*ref*/ /*ref*/COSTA, Joyce E. S. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. /*ref*/CUNHA, Leila C.; VOGT, Mara; JAVATTIi, Vania T. B. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Contabilidade Vista & Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 57-78, jan./abr. 2015. /*ref*/DURANTE, Daniela. G.; RIBEIRO, Janaina. L. S.; ROCHA, Thays. L. C. G. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. R.G.Secr., GESEC, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 26-46, jan.-abr. 2019. /*ref*/FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ. Normas e orientações para elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso. Guaratinguetá, 2016. /*ref*/FILIPECKI, Ana. T. P.; BARROS, Susana. L. S.; ELIA, Marcos. F. A VISÃO DOS PESQUISADORES-ORIENTADORES DE UM PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.Ciência & Educação, Vol. 12, N° 2, 2006, pg. 199-217. /*ref*/FREITAS, Adriana G. et al. Os trabalhos de conclusão de curso e interdisciplinaridade: teoria e prática. Pensamento & realidade. Ano IX, nº 18, p. 74-90, 2006. /*ref*/GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas. v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, São Paulo, 1995. /*ref*/GUEDES, Hermila T. V.; GUEDES, Jorge C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012. /*ref*/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição do Estado de São Paulo e Declaração Universal dos Direitos Humanos. atual. mar, 2019. /*ref*/LAFFIN, Carlos. A pesquisa nos cursos de Ciências Contábeis. Revista de Ciência da Administração. v. 2, n. 4, p. 99-106, Set, 2000. /*ref*/LEITE FILHO, Geraldo. A.; MARTINS, Gilberto A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006. /*ref*/ /*ref*/MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7. ed. 4. reimp. São Paulo: Atlas, 2009. /*ref*/MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000. /*ref*/NEVES, José M. S. das; RUSSI, Luciana N. O TCC como Ferramenta para Consolidação das Competências Adquiridas no Ensino de Tecnologia na Fatec Guaratinguetá (SP). I Encontro de pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife- PE. 21 -23 nov, 2007. /*ref*/RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. /*ref*/RIOLFI, Claudia. R.; ANDRADE, Emary. Ensinar a escrever texto acadêmico: as múltiplas funções do orientador. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 99-118, 25 abr. 2009. /*ref*/SANTOS, Cassius K. S. et. al. Pesquisa Científica no curso de Ciências Contábeis: Limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. João Pessoa, v.5, n.3, p.140-156, set./dez. 2017. /*ref*/TEIXEIRA, Enise B. et.al. RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ. 2011. /*ref*/ZANCO, Kezia. F. et. al. Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 27, n. 2, p. 412-425, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 480-491 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570714746880 |