A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Emanoela Moura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arantes, Fernanda Paes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1078
Resumo: Buscando formas de se diferenciar no mercado e superar seus concorrentes, algumas empresas passaram a investir nos sistemas produto-serviço (PSS), que consiste na combinação de produtos e serviços, aumentando o valor agregado dos produtos oferecidos, ampliando sua oferta, dando mais opções de consumo aos seus clientes e, com isso, criam relacionamentos mais amplos e duradouros. No entanto, essas ações precisam ser avaliadas para garantir a qualidade do PSS adotado pelas empresas e existe uma escassez de pesquisas nesse sentido. Diante disso, buscou-se desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar o PSS implantado em uma empresa de reciclagem de cartuchos, que se destacou no mercado por ser pioneira nesse segmento. Os indicadores são divididos em on line, in line e off line e relacionados às dimensões estratégica, operacional e tática. A partir desses indicadores, pode-se avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas do tipo de maneira mais precisa, controlando suas atividades em busca de melhoria contínua. A apresentação da metodologia de construção dos indicadores permite que estes sejam ampliados para cobrir demais áreas do PSS em estudo, bem como, ser adaptados para outras empresas. Palavras-chave: PSS, avaliação da qualidade, indicadores.
id FASF_de5c8bd78e8f40b7f9af18b830e0ec39
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1078
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOSBuscando formas de se diferenciar no mercado e superar seus concorrentes, algumas empresas passaram a investir nos sistemas produto-serviço (PSS), que consiste na combinação de produtos e serviços, aumentando o valor agregado dos produtos oferecidos, ampliando sua oferta, dando mais opções de consumo aos seus clientes e, com isso, criam relacionamentos mais amplos e duradouros. No entanto, essas ações precisam ser avaliadas para garantir a qualidade do PSS adotado pelas empresas e existe uma escassez de pesquisas nesse sentido. Diante disso, buscou-se desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar o PSS implantado em uma empresa de reciclagem de cartuchos, que se destacou no mercado por ser pioneira nesse segmento. Os indicadores são divididos em on line, in line e off line e relacionados às dimensões estratégica, operacional e tática. A partir desses indicadores, pode-se avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas do tipo de maneira mais precisa, controlando suas atividades em busca de melhoria contínua. A apresentação da metodologia de construção dos indicadores permite que estes sejam ampliados para cobrir demais áreas do PSS em estudo, bem como, ser adaptados para outras empresas. Palavras-chave: PSS, avaliação da qualidade, indicadores.FaSFToscano, Emanoela MouraArantes, Fernanda Paes2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107810.22408/reva702022107816-33Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Artigos - I CONACE - Congresso Nacional de Engenharia; 16-332526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1078/863/*ref*/ARIENTE NETO, R. Modelo para avaliar o comportamento dinâmico da agregação de serviços no contexto de PSS. 2013. 230 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação/*ref*/em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis./*ref*/BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007./*ref*/BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. A Produção Científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: Um Levantamento de Métodos e Tipos de Pesquisa. Produção, v. 9, p. 65-76, 2000./*ref*/BEUREN, F. H. Principais fatores críticos de sucesso para sistemas produto-serviço. 2011. 205 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis./*ref*/BEUREN, F. H.; AMARAL, C. E. D.; MIGUEL, P. A. C. Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise de um purificador de água disponível/*ref*/no Brasil. Exacta, v. 10, n. 1, p. 13-26, 2012./*ref*/BEUREN, F. H.; FERREIRA, M. G. G.; MIGUEL, P. A. C. Product-service systems: a literature review on integrated products and services. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 222-231, May 2013./*ref*/BORCHARDT, M.; SELLITTO, M. A.; PEREIRA, G. M. Sistemas produto-serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas. Revista Produção Online, v. 10, n. 4, p. 837-860, 2010./*ref*/CAMARGO, L. L. D. Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial. 2000. 142 Dissertação (Mestrado). Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis./*ref*/CAVALIERI, S.; PEZZOTTA, G. Product-service systems engineering: State of the art and research challenges. Computers in Industry, v. 63, n. 4, p. 278-288, 2012./*ref*/FERNANDES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista da FAE, v. 7, n. 1, p. 118, 2004./*ref*/HONG, Z. S.; HUO, J. Z. Applying quality function deployment to quality management of product service system. 2010. p.849-853/*ref*/MAUSSANG, N. et al. A model for designing product-service systems using functional analysis and agent based model. 2007./*ref*/MONT, O. K. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, v. 10, n. 3, p. 237-245, 2002 2002./*ref*/NEELY, A. Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing./*ref*/Operations Management Research, v. 1, n. 2, p. 103-118, 2008./*ref*/PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000./*ref*/______. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. 2. São Paulo: Atlas, 2009. ISBN 978-85-224-5646./*ref*/______. Avaliação estratégica da qualidade. 2. São Paulo: Atlas, 2011./*ref*/PEREIRA, V. R. Sistema produto-serviço (PSS): um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço. 2013./*ref*/Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo./*ref*/RIBEIRO, V. C. Aplicação do conceito sistema produto-serviço (PSS) no desenvolvimento integrado de produto. 2011. 155 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em/*ref*/Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba./*ref*/RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para amelhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010./*ref*/SANTOS, T. F. D. Proposta de um sistema de medição de desempenho que auxilie a gestão da cadeia de suprimentos: uma aplicação no setor de serviços. 2014. 187 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa./*ref*/TUKKER, A. Eight types of product-service system: Eight ways to sustainability? Experiences from suspronet. Business Strategy and the Environment, v. 13, n. 4, p. 246-260, 2004./*ref*/VANDERMERWE, S.; RADA, J. Servitization of business: Adding value by adding services.European Management Journal, v. 6, n. 4, p. 314-324, 1988./*ref*/VIANNA, W. B. et al. Identificação de indicadores para avaliação estratégica de qualidade ambiental: caso Fosfértil. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 4, n. 2, p. 108-121, 2009./*ref*/VIJAYKUMAR, G. V. A. V. et al. A review of product-service systems design methodologies. Journal of Engineering Design, v. 23, n. 9, p. 635-659, 2012.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T03:08:48Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1078Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-03-21T03:08:48Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
title A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
Toscano, Emanoela Moura
title_short A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
title_full A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
title_sort A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS
author Toscano, Emanoela Moura
author_facet Toscano, Emanoela Moura
Arantes, Fernanda Paes
author_role author
author2 Arantes, Fernanda Paes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Emanoela Moura
Arantes, Fernanda Paes
description Buscando formas de se diferenciar no mercado e superar seus concorrentes, algumas empresas passaram a investir nos sistemas produto-serviço (PSS), que consiste na combinação de produtos e serviços, aumentando o valor agregado dos produtos oferecidos, ampliando sua oferta, dando mais opções de consumo aos seus clientes e, com isso, criam relacionamentos mais amplos e duradouros. No entanto, essas ações precisam ser avaliadas para garantir a qualidade do PSS adotado pelas empresas e existe uma escassez de pesquisas nesse sentido. Diante disso, buscou-se desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar o PSS implantado em uma empresa de reciclagem de cartuchos, que se destacou no mercado por ser pioneira nesse segmento. Os indicadores são divididos em on line, in line e off line e relacionados às dimensões estratégica, operacional e tática. A partir desses indicadores, pode-se avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas do tipo de maneira mais precisa, controlando suas atividades em busca de melhoria contínua. A apresentação da metodologia de construção dos indicadores permite que estes sejam ampliados para cobrir demais áreas do PSS em estudo, bem como, ser adaptados para outras empresas. Palavras-chave: PSS, avaliação da qualidade, indicadores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1078
10.22408/reva702022107816-33
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1078
identifier_str_mv 10.22408/reva702022107816-33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1078/863
/*ref*/ARIENTE NETO, R. Modelo para avaliar o comportamento dinâmico da agregação de serviços no contexto de PSS. 2013. 230 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação
/*ref*/em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
/*ref*/BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007.
/*ref*/BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. A Produção Científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: Um Levantamento de Métodos e Tipos de Pesquisa. Produção, v. 9, p. 65-76, 2000.
/*ref*/BEUREN, F. H. Principais fatores críticos de sucesso para sistemas produto-serviço. 2011. 205 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
/*ref*/BEUREN, F. H.; AMARAL, C. E. D.; MIGUEL, P. A. C. Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise de um purificador de água disponível
/*ref*/no Brasil. Exacta, v. 10, n. 1, p. 13-26, 2012.
/*ref*/BEUREN, F. H.; FERREIRA, M. G. G.; MIGUEL, P. A. C. Product-service systems: a literature review on integrated products and services. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 222-231, May 2013.
/*ref*/BORCHARDT, M.; SELLITTO, M. A.; PEREIRA, G. M. Sistemas produto-serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas. Revista Produção Online, v. 10, n. 4, p. 837-860, 2010.
/*ref*/CAMARGO, L. L. D. Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial. 2000. 142 Dissertação (Mestrado). Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
/*ref*/CAVALIERI, S.; PEZZOTTA, G. Product-service systems engineering: State of the art and research challenges. Computers in Industry, v. 63, n. 4, p. 278-288, 2012.
/*ref*/FERNANDES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista da FAE, v. 7, n. 1, p. 118, 2004.
/*ref*/HONG, Z. S.; HUO, J. Z. Applying quality function deployment to quality management of product service system. 2010. p.849-853
/*ref*/MAUSSANG, N. et al. A model for designing product-service systems using functional analysis and agent based model. 2007.
/*ref*/MONT, O. K. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, v. 10, n. 3, p. 237-245, 2002 2002.
/*ref*/NEELY, A. Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing.
/*ref*/Operations Management Research, v. 1, n. 2, p. 103-118, 2008.
/*ref*/PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
/*ref*/______. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. 2. São Paulo: Atlas, 2009. ISBN 978-85-224-5646.
/*ref*/______. Avaliação estratégica da qualidade. 2. São Paulo: Atlas, 2011.
/*ref*/PEREIRA, V. R. Sistema produto-serviço (PSS): um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço. 2013.
/*ref*/Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
/*ref*/RIBEIRO, V. C. Aplicação do conceito sistema produto-serviço (PSS) no desenvolvimento integrado de produto. 2011. 155 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em
/*ref*/Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
/*ref*/RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para amelhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
/*ref*/SANTOS, T. F. D. Proposta de um sistema de medição de desempenho que auxilie a gestão da cadeia de suprimentos: uma aplicação no setor de serviços. 2014. 187 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
/*ref*/TUKKER, A. Eight types of product-service system: Eight ways to sustainability? Experiences from suspronet. Business Strategy and the Environment, v. 13, n. 4, p. 246-260, 2004.
/*ref*/VANDERMERWE, S.; RADA, J. Servitization of business: Adding value by adding services.European Management Journal, v. 6, n. 4, p. 314-324, 1988.
/*ref*/VIANNA, W. B. et al. Identificação de indicadores para avaliação estratégica de qualidade ambiental: caso Fosfértil. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 4, n. 2, p. 108-121, 2009.
/*ref*/VIJAYKUMAR, G. V. A. V. et al. A review of product-service systems design methodologies. Journal of Engineering Design, v. 23, n. 9, p. 635-659, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Artigos - I CONACE - Congresso Nacional de Engenharia; 16-33
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva702022
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321575014957056