INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Rosilene dos Santos, Lombarde, Washington, Silva, Josie Agatha Parrilha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/158
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a concepção de Ciência apresentada por um grupo de professores de História da mesorregião Noroeste do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online estruturado. A análise dos dados se deu mediante a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Verificou-se que os professores pesquisados relataram se lembrar de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências, além de reconhecerem a importância de seu estudo. Ademais, pontuaram a Ciência enquanto uma construção humana e que se consideram cientistas. Notou-se que a maior parte dos docentes não teve contato com as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial, o que nos alerta para a necessidade de maiores discussões acerca da temática.
id FASF_ecf1a64850981f4c9f6327a3a293d30f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/158
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁO presente estudo objetivou investigar a concepção de Ciência apresentada por um grupo de professores de História da mesorregião Noroeste do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online estruturado. A análise dos dados se deu mediante a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Verificou-se que os professores pesquisados relataram se lembrar de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências, além de reconhecerem a importância de seu estudo. Ademais, pontuaram a Ciência enquanto uma construção humana e que se consideram cientistas. Notou-se que a maior parte dos docentes não teve contato com as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial, o que nos alerta para a necessidade de maiores discussões acerca da temática.FaSFCAPESMendes, Deisiane Aparecida da SilvaOliveira, Rosilene dos SantosLombarde, WashingtonSilva, Josie Agatha Parrilha da2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/15810.22408/reva302018158236-248Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 236-2482526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/158/144/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/CAMARGO, N. S. J. de; BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. O Ensino de Ciências e o Papel Do Professor: Concepções de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19629_9505.pdf>. Acesso em 04 set. 2018./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000./*ref*/DOMINGUINI, L.; ORTIGARA, O. Análise de conteúdo como metodologia para seleção de livros didáticos de química. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma – SC. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, julho de 2010./*ref*/MINAYO, M. C. de S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009./*ref*/GIL PÉREZ, D.; FERNÁNDEZ, I.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125 - 153, 2001./*ref*/PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 16, nº 2, p. 215-230, 2017. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_3_ex1181.pdf>. Acesso em 04 set 2018./*ref*/PUJALTE, A. P.; BONAN, L., PORRO, S.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 535 - 548, 2014./*ref*/SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015./*ref*/ZANOTTO, R. L.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 727-740, 2016.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/158Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
title_short INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_full INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
author Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
author_facet Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
Oliveira, Rosilene dos Santos
Lombarde, Washington
Silva, Josie Agatha Parrilha da
author_role author
author2 Oliveira, Rosilene dos Santos
Lombarde, Washington
Silva, Josie Agatha Parrilha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
Oliveira, Rosilene dos Santos
Lombarde, Washington
Silva, Josie Agatha Parrilha da
description O presente estudo objetivou investigar a concepção de Ciência apresentada por um grupo de professores de História da mesorregião Noroeste do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online estruturado. A análise dos dados se deu mediante a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Verificou-se que os professores pesquisados relataram se lembrar de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências, além de reconhecerem a importância de seu estudo. Ademais, pontuaram a Ciência enquanto uma construção humana e que se consideram cientistas. Notou-se que a maior parte dos docentes não teve contato com as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial, o que nos alerta para a necessidade de maiores discussões acerca da temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/158
10.22408/reva302018158236-248
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/158
identifier_str_mv 10.22408/reva302018158236-248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/158/144
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
/*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/CAMARGO, N. S. J. de; BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. O Ensino de Ciências e o Papel Do Professor: Concepções de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19629_9505.pdf>. Acesso em 04 set. 2018.
/*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
/*ref*/DOMINGUINI, L.; ORTIGARA, O. Análise de conteúdo como metodologia para seleção de livros didáticos de química. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma – SC. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, julho de 2010.
/*ref*/MINAYO, M. C. de S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
/*ref*/GIL PÉREZ, D.; FERNÁNDEZ, I.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125 - 153, 2001.
/*ref*/PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 16, nº 2, p. 215-230, 2017. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_3_ex1181.pdf>. Acesso em 04 set 2018.
/*ref*/PUJALTE, A. P.; BONAN, L., PORRO, S.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 535 - 548, 2014.
/*ref*/SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015.
/*ref*/ZANOTTO, R. L.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 727-740, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 236-248
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572259299328