HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuzuki, Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Moisés Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/837
Resumo: Considerando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.
id FASF_edc8e84888962e1620463e66ed07b0ea
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/837
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIASConsiderando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.FaSFTsuzuki, FelipeOliveira, Moisés Alves de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83710.22408/reva602021837638-647Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 638-6472526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/837/588/*ref*/ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (org.). Handbook of research on teaching. 3ª ed. Nova York: Macmillan, 1986./*ref*/GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989./*ref*/GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, A.; BANKS, S. P. (org.). Fiction and social research: By ice or fire. Londres: Sage, 1998./*ref*/GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003./*ref*/HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019./*ref*/HALL, S. Cultural Studies and Its Theoretical Legacies. In: GROSSBERG, L. et al. (org.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992./*ref*/HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003./*ref*/HALL, S. Thinking the Diaspora: Home-Thoughts form Abroad. Small Axe, Durham, v. 6, 1999./*ref*/OTTENBERG, S. Thirty years of fieldnotes: changing relationships to the text. In: SANJEK, R. Fieldnotes: The makings of anthropology. Ithaca: Cornell University Press, 1990.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:15Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/837Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:15Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
title HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
spellingShingle HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
Tsuzuki, Felipe
title_short HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
title_full HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
title_fullStr HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
title_sort HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
author Tsuzuki, Felipe
author_facet Tsuzuki, Felipe
Oliveira, Moisés Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Moisés Alves de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsuzuki, Felipe
Oliveira, Moisés Alves de
description Considerando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/837
10.22408/reva602021837638-647
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/837
identifier_str_mv 10.22408/reva602021837638-647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/837/588
/*ref*/ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (org.). Handbook of research on teaching. 3ª ed. Nova York: Macmillan, 1986.
/*ref*/GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.
/*ref*/GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, A.; BANKS, S. P. (org.). Fiction and social research: By ice or fire. Londres: Sage, 1998.
/*ref*/GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
/*ref*/HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
/*ref*/HALL, S. Cultural Studies and Its Theoretical Legacies. In: GROSSBERG, L. et al. (org.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992.
/*ref*/HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
/*ref*/HALL, S. Thinking the Diaspora: Home-Thoughts form Abroad. Small Axe, Durham, v. 6, 1999.
/*ref*/OTTENBERG, S. Thirty years of fieldnotes: changing relationships to the text. In: SANJEK, R. Fieldnotes: The makings of anthropology. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 638-647
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572085235712