MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Jean Louis Landim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, José Antônio, Magalhães, Cristiana Schmidt de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/947
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a implementação de uma atividade experimental para o ensino de óptica utilizando tecnologias como smartphone. Participaram desta atividade 60 alunos do Ensino Médio. Inicialmente aplicamos um questionário sobre ensino de Física, aulas práticas, interesse pela realização de experimentos e o uso do laboratório. Este trabalho foi desenvolvido a partir das considerações apontadas pelos alunos. Foram construídos kits com material de baixo custo e de fácil acesso. A análise das atividades de avaliação aplicadas possibilitou verificar resultados satisfatórios e concluir que ocorreu uma evolução considerável nas concepções dos alunos.Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentação, Uso do smartphone.
id FASF_f3c4b15067e6e89163501f765e4c5d15
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/947
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONESO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a implementação de uma atividade experimental para o ensino de óptica utilizando tecnologias como smartphone. Participaram desta atividade 60 alunos do Ensino Médio. Inicialmente aplicamos um questionário sobre ensino de Física, aulas práticas, interesse pela realização de experimentos e o uso do laboratório. Este trabalho foi desenvolvido a partir das considerações apontadas pelos alunos. Foram construídos kits com material de baixo custo e de fácil acesso. A análise das atividades de avaliação aplicadas possibilitou verificar resultados satisfatórios e concluir que ocorreu uma evolução considerável nas concepções dos alunos.Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentação, Uso do smartphone.FaSFSBF e CNPq - Apoio financeiroVilela, Jean Louis LandimPinto, José AntônioMagalhães, Cristiana Schmidt de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/94710.22408/reva602021947888-902Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 888-9022526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/947/726/*ref*/AUTH, M. A. Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis./*ref*/BARRETO FILHO, B.; XAVIER DA SILVA, C. Física aula por aula: mecânica dos fluidos, termologia, óptica. São Paulo: Editora FTD. 2.013, 189 – 281 p. v.2./*ref*/BONATTO, A; BARROS, C.R; GEMELI, R.A; LOPES, T.B. Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2012./*ref*/BORGES, A. T. - NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002./*ref*/DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997./*ref*/GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Editora Ática. 2.014, 210 – 267 p. v.3./*ref*/KARLING, A.A. A didática necessária. São Paulo: Ibrasa, 1991./*ref*/LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002, 107 p./*ref*/LEVY. P. Cibercultura; Tradução Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Editora 34, 1999, 264p./*ref*/Manual do mundo. Projetor caseiro com celular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVhLQBPZqUI. Acesso em: 03 abr. 2.018./*ref*/MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Física, 42 ed. São Paulo: Editora Scipione,1.997. 703 – 790p. v.2./*ref*/MEES, A. A. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/teorias.htm. Acesso em: 03 abr. 2018./*ref*/SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e/*ref*/ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000./*ref*/SOUZA, G. M.P. A informática como recurso didático para a aprendizagem de física no ensino médio. Gilberto Morel de Paula e Souza. – Natal, RN, 2007. 84f./*ref*/Agradecimentos/*ref*/SBF e CNPq (apoio financeiro).Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/947Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
title MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
spellingShingle MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
Vilela, Jean Louis Landim
title_short MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
title_full MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
title_fullStr MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
title_full_unstemmed MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
title_sort MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES
author Vilela, Jean Louis Landim
author_facet Vilela, Jean Louis Landim
Pinto, José Antônio
Magalhães, Cristiana Schmidt de
author_role author
author2 Pinto, José Antônio
Magalhães, Cristiana Schmidt de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SBF e CNPq - Apoio financeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Jean Louis Landim
Pinto, José Antônio
Magalhães, Cristiana Schmidt de
description O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a implementação de uma atividade experimental para o ensino de óptica utilizando tecnologias como smartphone. Participaram desta atividade 60 alunos do Ensino Médio. Inicialmente aplicamos um questionário sobre ensino de Física, aulas práticas, interesse pela realização de experimentos e o uso do laboratório. Este trabalho foi desenvolvido a partir das considerações apontadas pelos alunos. Foram construídos kits com material de baixo custo e de fácil acesso. A análise das atividades de avaliação aplicadas possibilitou verificar resultados satisfatórios e concluir que ocorreu uma evolução considerável nas concepções dos alunos.Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentação, Uso do smartphone.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/947
10.22408/reva602021947888-902
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/947
identifier_str_mv 10.22408/reva602021947888-902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/947/726
/*ref*/AUTH, M. A. Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
/*ref*/BARRETO FILHO, B.; XAVIER DA SILVA, C. Física aula por aula: mecânica dos fluidos, termologia, óptica. São Paulo: Editora FTD. 2.013, 189 – 281 p. v.2.
/*ref*/BONATTO, A; BARROS, C.R; GEMELI, R.A; LOPES, T.B. Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2012.
/*ref*/BORGES, A. T. - NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
/*ref*/DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo.
/*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
/*ref*/GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Editora Ática. 2.014, 210 – 267 p. v.3.
/*ref*/KARLING, A.A. A didática necessária. São Paulo: Ibrasa, 1991.
/*ref*/LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002, 107 p.
/*ref*/LEVY. P. Cibercultura; Tradução Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Editora 34, 1999, 264p.
/*ref*/Manual do mundo. Projetor caseiro com celular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVhLQBPZqUI. Acesso em: 03 abr. 2.018.
/*ref*/MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Física, 42 ed. São Paulo: Editora Scipione,1.997. 703 – 790p. v.2.
/*ref*/MEES, A. A. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/teorias.htm. Acesso em: 03 abr. 2018.
/*ref*/SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e
/*ref*/ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
/*ref*/SOUZA, G. M.P. A informática como recurso didático para a aprendizagem de física no ensino médio. Gilberto Morel de Paula e Souza. – Natal, RN, 2007. 84f.
/*ref*/Agradecimentos
/*ref*/SBF e CNPq (apoio financeiro).
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 888-902
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321568580894720