Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Higor Valentim da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Gabriel da Cruz, Nascimento, Cleiton Feitosa do, de Souza Filho, José Cândido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124
Resumo: Neste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de física
id FASF_ff5aaf5ecd5911cb98fdfceda474ae7f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/124
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão UniversitáriaNeste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de físicaFaSFSilva, Higor Valentim daDias, Gabriel da CruzNascimento, Cleiton Feitosa dode Souza Filho, José Cândido2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/12410.22408/reva412019124728-737Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 728-7372526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124/203/*ref*/BERSIN, J. The blended learning book: best practices, proven methodologies and lessons learned. San Francisco: Pfeiffer, 2004./*ref*/FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010./*ref*/GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003./*ref*/LIVINGSTONE, 1999. LIVINGSTONE, D.W., Exploring the icebergs of Adult: Findings of the First Canadian Survey of Informal Learning Practices Universidade de Toronto (CA), 1999/*ref*/MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982/*ref*/MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-04T14:16:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/124Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-07-04T14:16:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
title Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
spellingShingle Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
Silva, Higor Valentim da
title_short Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
title_full Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
title_fullStr Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
title_full_unstemmed Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
title_sort Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
author Silva, Higor Valentim da
author_facet Silva, Higor Valentim da
Dias, Gabriel da Cruz
Nascimento, Cleiton Feitosa do
de Souza Filho, José Cândido
author_role author
author2 Dias, Gabriel da Cruz
Nascimento, Cleiton Feitosa do
de Souza Filho, José Cândido
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Higor Valentim da
Dias, Gabriel da Cruz
Nascimento, Cleiton Feitosa do
de Souza Filho, José Cândido
description Neste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124
10.22408/reva412019124728-737
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124
identifier_str_mv 10.22408/reva412019124728-737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124/203
/*ref*/BERSIN, J. The blended learning book: best practices, proven methodologies and lessons learned. San Francisco: Pfeiffer, 2004.
/*ref*/FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010.
/*ref*/GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003.
/*ref*/LIVINGSTONE, 1999. LIVINGSTONE, D.W., Exploring the icebergs of Adult: Findings of the First Canadian Survey of Informal Learning Practices Universidade de Toronto (CA), 1999
/*ref*/MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982
/*ref*/MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 728-737
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva412019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574145687552