Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124 |
Resumo: | Neste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de física |
id |
FASF_ff5aaf5ecd5911cb98fdfceda474ae7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/124 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão UniversitáriaNeste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de físicaFaSFSilva, Higor Valentim daDias, Gabriel da CruzNascimento, Cleiton Feitosa dode Souza Filho, José Cândido2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/12410.22408/reva412019124728-737Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 728-7372526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124/203/*ref*/BERSIN, J. The blended learning book: best practices, proven methodologies and lessons learned. San Francisco: Pfeiffer, 2004./*ref*/FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010./*ref*/GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003./*ref*/LIVINGSTONE, 1999. LIVINGSTONE, D.W., Exploring the icebergs of Adult: Findings of the First Canadian Survey of Informal Learning Practices Universidade de Toronto (CA), 1999/*ref*/MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982/*ref*/MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-04T14:16:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/124Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-07-04T14:16:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
title |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
spellingShingle |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária Silva, Higor Valentim da |
title_short |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
title_full |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
title_fullStr |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
title_full_unstemmed |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
title_sort |
Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária |
author |
Silva, Higor Valentim da |
author_facet |
Silva, Higor Valentim da Dias, Gabriel da Cruz Nascimento, Cleiton Feitosa do de Souza Filho, José Cândido |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Gabriel da Cruz Nascimento, Cleiton Feitosa do de Souza Filho, José Cândido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Higor Valentim da Dias, Gabriel da Cruz Nascimento, Cleiton Feitosa do de Souza Filho, José Cândido |
description |
Neste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de física |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124 10.22408/reva412019124728-737 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva412019124728-737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124/203 /*ref*/BERSIN, J. The blended learning book: best practices, proven methodologies and lessons learned. San Francisco: Pfeiffer, 2004. /*ref*/FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010. /*ref*/GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003. /*ref*/LIVINGSTONE, 1999. LIVINGSTONE, D.W., Exploring the icebergs of Adult: Findings of the First Canadian Survey of Informal Learning Practices Universidade de Toronto (CA), 1999 /*ref*/MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982 /*ref*/MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 728-737 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva412019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574145687552 |