A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucio, Marcio Aparecido
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bronnemann, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489
Resumo: A inovação é essencial para a manutenção da competitividade e desenvolvimento de uma nação, da mesma forma que um país depende da internacionalização para se inovar. O Global Innovation Index (GII), apresenta um ranking de inovação todos os países, por meio indicadores de insumos e resultados, facilitando a comparação entre as nações e indicando os caminhos para a inovação. Dentre esses índices, alguns permitem verificar se existe e qual o nível de influência da internacionalização nos níveis de inovação de um país. Assim o objetivo deste estudo é analisar a influência, tanto dos insumos, como dos resultados do GII relacionados a internacionalização nas notas de inovação de um país e se o nível de desenvolvimento deste país também influência seu nível de inovação. Esta é uma pesquisa quantitativa com base nos dados do GII de 2019 das 50 maiores economias do mundo, diferenciando as desenvolvidas das em desenvolvimento. Utilizando correlação linear e o modelo de regressão linear múltipla, pode-se concluir que tantos os indicadores de insumos (inputs) como de resultados (outputs) têm influência significativa nas notas do ranking de inovação e que os países em desenvolvimento encontram maior dificuldade em internacionalizar suas empresas, prejudicando assim sua capacidade inovativa.
id FATEC-2_2ad5f171f0c7e13d3011a22cefe1734b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/489
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation IndexA inovação é essencial para a manutenção da competitividade e desenvolvimento de uma nação, da mesma forma que um país depende da internacionalização para se inovar. O Global Innovation Index (GII), apresenta um ranking de inovação todos os países, por meio indicadores de insumos e resultados, facilitando a comparação entre as nações e indicando os caminhos para a inovação. Dentre esses índices, alguns permitem verificar se existe e qual o nível de influência da internacionalização nos níveis de inovação de um país. Assim o objetivo deste estudo é analisar a influência, tanto dos insumos, como dos resultados do GII relacionados a internacionalização nas notas de inovação de um país e se o nível de desenvolvimento deste país também influência seu nível de inovação. Esta é uma pesquisa quantitativa com base nos dados do GII de 2019 das 50 maiores economias do mundo, diferenciando as desenvolvidas das em desenvolvimento. Utilizando correlação linear e o modelo de regressão linear múltipla, pode-se concluir que tantos os indicadores de insumos (inputs) como de resultados (outputs) têm influência significativa nas notas do ranking de inovação e que os países em desenvolvimento encontram maior dificuldade em internacionalizar suas empresas, prejudicando assim sua capacidade inovativa.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 4 (2021); 1-232359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n04_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489/309Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucio, Marcio AparecidoBronnemann, Marcia2021-11-04T08:55:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/489Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2021-11-04T08:55:14Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
title A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
spellingShingle A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
Lucio, Marcio Aparecido
title_short A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
title_full A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
title_fullStr A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
title_full_unstemmed A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
title_sort A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index
author Lucio, Marcio Aparecido
author_facet Lucio, Marcio Aparecido
Bronnemann, Marcia
author_role author
author2 Bronnemann, Marcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucio, Marcio Aparecido
Bronnemann, Marcia
description A inovação é essencial para a manutenção da competitividade e desenvolvimento de uma nação, da mesma forma que um país depende da internacionalização para se inovar. O Global Innovation Index (GII), apresenta um ranking de inovação todos os países, por meio indicadores de insumos e resultados, facilitando a comparação entre as nações e indicando os caminhos para a inovação. Dentre esses índices, alguns permitem verificar se existe e qual o nível de influência da internacionalização nos níveis de inovação de um país. Assim o objetivo deste estudo é analisar a influência, tanto dos insumos, como dos resultados do GII relacionados a internacionalização nas notas de inovação de um país e se o nível de desenvolvimento deste país também influência seu nível de inovação. Esta é uma pesquisa quantitativa com base nos dados do GII de 2019 das 50 maiores economias do mundo, diferenciando as desenvolvidas das em desenvolvimento. Utilizando correlação linear e o modelo de regressão linear múltipla, pode-se concluir que tantos os indicadores de insumos (inputs) como de resultados (outputs) têm influência significativa nas notas do ranking de inovação e que os países em desenvolvimento encontram maior dificuldade em internacionalizar suas empresas, prejudicando assim sua capacidade inovativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489/309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 4 (2021); 1-23
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n04_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949747204096