A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruna Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nakandakare, Eduardo Bento, Paulino, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190
Resumo: Pessoas que apresentam características do espectro autista, embora representem uma parcela considerável da população, ainda discriminadas em diversas situações de convivência social. Este artigo aborda a dificuldade de inclusão deste segmento na área de tecnologia da informação, tanto no ambiente acadêmico, quanto ao ambiente profissional. Este trabalho tem a pretensão de tornar-se, através das situações e respectivos problemas relacionados, um ponto de partida para uma reflexão mais profunda capaz de gerar análise e discussão, promovendo respostas a respeito da inserção do autista no ensino superior e respectivo mercado de trabalho da área em questão. Este trabalho foi elaborado por intermédio de intensa pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados constantes em reportagens, sítios da internet e outros canais igualmente importantes para este projeto. buscamos, a fim de complementar o material de natureza qualitativa acima mencionado, utilizar resultados de aspecto quantitativo, obtidos após mensuração de banco de dados oriundos de entrevistas utilizadas especificamente para esta finalidade. Os resultados atingidos permitiram-nos confirmar as evidencias que já possuíamos, ou seja, são grandes as dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo na sociedade, em particular, dentro do proposito aqui estudado, na área de Tecnologia da Informação.
id FATEC-2_579e4de87804aa36fba0303bad34b07d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/190
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informaçãoPessoas que apresentam características do espectro autista, embora representem uma parcela considerável da população, ainda discriminadas em diversas situações de convivência social. Este artigo aborda a dificuldade de inclusão deste segmento na área de tecnologia da informação, tanto no ambiente acadêmico, quanto ao ambiente profissional. Este trabalho tem a pretensão de tornar-se, através das situações e respectivos problemas relacionados, um ponto de partida para uma reflexão mais profunda capaz de gerar análise e discussão, promovendo respostas a respeito da inserção do autista no ensino superior e respectivo mercado de trabalho da área em questão. Este trabalho foi elaborado por intermédio de intensa pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados constantes em reportagens, sítios da internet e outros canais igualmente importantes para este projeto. buscamos, a fim de complementar o material de natureza qualitativa acima mencionado, utilizar resultados de aspecto quantitativo, obtidos após mensuração de banco de dados oriundos de entrevistas utilizadas especificamente para esta finalidade. Os resultados atingidos permitiram-nos confirmar as evidencias que já possuíamos, ou seja, são grandes as dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo na sociedade, em particular, dentro do proposito aqui estudado, na área de Tecnologia da Informação.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 4 n. 4 (2018); 1-102359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v04n04_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190/157Copyright (c) 2018 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Bruna SantosNakandakare, Eduardo BentoPaulino, Eduardo2018-11-01T15:35:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/190Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2018-11-01T15:35:10Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
title A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
spellingShingle A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
Costa, Bruna Santos
title_short A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
title_full A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
title_fullStr A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
title_full_unstemmed A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
title_sort A inserção do autista no meio acadêmico e profissional de tecnologia da informação
author Costa, Bruna Santos
author_facet Costa, Bruna Santos
Nakandakare, Eduardo Bento
Paulino, Eduardo
author_role author
author2 Nakandakare, Eduardo Bento
Paulino, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruna Santos
Nakandakare, Eduardo Bento
Paulino, Eduardo
description Pessoas que apresentam características do espectro autista, embora representem uma parcela considerável da população, ainda discriminadas em diversas situações de convivência social. Este artigo aborda a dificuldade de inclusão deste segmento na área de tecnologia da informação, tanto no ambiente acadêmico, quanto ao ambiente profissional. Este trabalho tem a pretensão de tornar-se, através das situações e respectivos problemas relacionados, um ponto de partida para uma reflexão mais profunda capaz de gerar análise e discussão, promovendo respostas a respeito da inserção do autista no ensino superior e respectivo mercado de trabalho da área em questão. Este trabalho foi elaborado por intermédio de intensa pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados constantes em reportagens, sítios da internet e outros canais igualmente importantes para este projeto. buscamos, a fim de complementar o material de natureza qualitativa acima mencionado, utilizar resultados de aspecto quantitativo, obtidos após mensuração de banco de dados oriundos de entrevistas utilizadas especificamente para esta finalidade. Os resultados atingidos permitiram-nos confirmar as evidencias que já possuíamos, ou seja, são grandes as dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo na sociedade, em particular, dentro do proposito aqui estudado, na área de Tecnologia da Informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/190/157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 4 n. 4 (2018); 1-10
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v04n04_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949398028288