Análise dos custos de transportes: um estudo de caso em veículo de distribuição urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva Junior, Renato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/543
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal identificar e analisar os custos logísticos, na atividade de logística de distribuição urbana. O levantamento dos dados foi realizado em uma empresa com frota própria e limitou-se à análise dos custos de oficina e de combustíveis de um único modelo de caminhão da fabricante Volkswagen, modelo 9.160 DELIVERY do ano de 2013. Adicionalmente à coleta de dados, avaliou-se o mapeamento da forma de condução do veículo pelo motorista e seu reflexo nos custos operacionais. Portanto, o presente trabalho é de carácter descritivo e iniciou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma conciliação com os dados da empresa. Por fim, utilizou-se o diagrama de Ishikawa para reconhecer as principais causas para um efeito não desejado: custos logísticos fora de controle. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediana do custo de combustível com esta frota é de R$ 0,84/km e as despesas com oficina possui mediana de R$0,24/km, totalizando R$ 1,08 por km rodado. Após análise dos dados e identificadas as melhores práticas, foram realizadas entrevistas com quatro motoristas para descobrir o que esses recursos fazem de diferente que conseguem se destacar com bons resultados. A contribuição do trabalho quanto à visão empresarial está relacionada à apresentação de dados de um modelo de veículo para entrega urbana e a possibilidade de utilização da internet das coisas (IOT) como mecanismo de monitoramento, controle e melhoria contínua; quanto à visão acadêmica, expõe-se um levantamento de dados primários no qual as práticas de treinamento e seleção de motoristas e de controle de oficina são moderadas pelo nível de utilização da tecnologia para o monitoramento dos processos logísticos buscando melhores níveis de desempenho.
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