Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosana Sifuentes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Izaias, Sidclei José de, Pallaoro, Dryelle Sifuentes, Pereira, Pedro Silvério Xavier, Muniz, Meiresangela Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308
Resumo: O Porto de Santarém, localizado no norte do Estado do Pará, é considerado como mais uma solução para a logística de transportes, na busca da diminuição do custo do frete praticado pelos produtores ao escoar as safras. Assim, a proposta deste trabalho foi analisar viabilidade do transporte rodoviário da soja em grãos com origem em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, até o porto de Santarém no estado do Pará, fazendo uma comparação em relação aos preços dos fretes praticados até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) focando transporte da soja, por meio do corredor de exportação do Arco Norte. Nessa perspectiva, verificaram-se os impactos dos fatores como distância percorrida, filas de esperas nos portos e falta de infraestrutura como armazenagem e as condições das rodovias que compõem os custos de frete e o valor praticado, por esse novo corredor logístico da bacia amazônica, será menor do que o praticado atualmente levando a produção para os portos do sul do Brasil podendo com isto aumentar o desempenho brasileiro no mercado internacional de soja.
id FATEC-2_cdd8a5576b89f62c62cf0f1b932be037
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/308
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato GrossoO Porto de Santarém, localizado no norte do Estado do Pará, é considerado como mais uma solução para a logística de transportes, na busca da diminuição do custo do frete praticado pelos produtores ao escoar as safras. Assim, a proposta deste trabalho foi analisar viabilidade do transporte rodoviário da soja em grãos com origem em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, até o porto de Santarém no estado do Pará, fazendo uma comparação em relação aos preços dos fretes praticados até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) focando transporte da soja, por meio do corredor de exportação do Arco Norte. Nessa perspectiva, verificaram-se os impactos dos fatores como distância percorrida, filas de esperas nos portos e falta de infraestrutura como armazenagem e as condições das rodovias que compõem os custos de frete e o valor praticado, por esse novo corredor logístico da bacia amazônica, será menor do que o praticado atualmente levando a produção para os portos do sul do Brasil podendo com isto aumentar o desempenho brasileiro no mercado internacional de soja.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 5 n. 4 (2019); 1-122359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v05n04_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308/214Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Rosana SifuentesIzaias, Sidclei José dePallaoro, Dryelle SifuentesPereira, Pedro Silvério XavierMuniz, Meiresangela Miranda2019-05-06T14:38:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/308Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2019-05-06T14:38:54Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
title Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
spellingShingle Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
Machado, Rosana Sifuentes
title_short Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
title_full Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
title_fullStr Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
title_full_unstemmed Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
title_sort Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso
author Machado, Rosana Sifuentes
author_facet Machado, Rosana Sifuentes
Izaias, Sidclei José de
Pallaoro, Dryelle Sifuentes
Pereira, Pedro Silvério Xavier
Muniz, Meiresangela Miranda
author_role author
author2 Izaias, Sidclei José de
Pallaoro, Dryelle Sifuentes
Pereira, Pedro Silvério Xavier
Muniz, Meiresangela Miranda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosana Sifuentes
Izaias, Sidclei José de
Pallaoro, Dryelle Sifuentes
Pereira, Pedro Silvério Xavier
Muniz, Meiresangela Miranda
description O Porto de Santarém, localizado no norte do Estado do Pará, é considerado como mais uma solução para a logística de transportes, na busca da diminuição do custo do frete praticado pelos produtores ao escoar as safras. Assim, a proposta deste trabalho foi analisar viabilidade do transporte rodoviário da soja em grãos com origem em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, até o porto de Santarém no estado do Pará, fazendo uma comparação em relação aos preços dos fretes praticados até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) focando transporte da soja, por meio do corredor de exportação do Arco Norte. Nessa perspectiva, verificaram-se os impactos dos fatores como distância percorrida, filas de esperas nos portos e falta de infraestrutura como armazenagem e as condições das rodovias que compõem os custos de frete e o valor praticado, por esse novo corredor logístico da bacia amazônica, será menor do que o praticado atualmente levando a produção para os portos do sul do Brasil podendo com isto aumentar o desempenho brasileiro no mercado internacional de soja.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 5 n. 4 (2019); 1-12
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v05n04_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949459894273