Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Werner, George Andrade, Costa, Eduardo Tadeu Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
Texto Completo: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/815
Resumo: A norma penal tem função de manter a coesão social, punindo ao mesmo tempo em que previne o comportamento desviante no âmbito da reação social jurídica ao crime. Durante a história da humanidade, já se manifestou em um extenso rol de penas cruéis, mas hoje ela acompanha os valores de humanização universalmente aceitos. No meio militar, são – e sempre foram - mais severas, entretanto, essa diferenciação entre as penas deve guardar apenas a discrepância necessária à preservação dos bens jurídicos distintos. Exemplo disso seria a inadmissão do princípio da insignificância ao porte de drogas por militar, punido de igual forma que aquele que trafica. A discussão gira em torno da consideração de um quadro social de epidemia do uso de drogas no mundo moderno, dos seus impactos sociais e da necessidade de repensar a matéria como questão de saúde pública, inclusive e especialmente no meio policial militar. Daí a razão da necessária reflexão sobre o direito do cidadão comum não ser punido pelo porte de quantidade ínfima em face da Lei de Drogas, ao passo que tal medida não pode ser aplicada ao militar. Daí a discussão se pautar na busca pela congruência ou não com princípios constitucionais de proporcionalidade e individualização da pena.
id FBSP_26165766dc542a775f600143c1fc00f2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/815
network_acronym_str FBSP
network_name_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository_id_str
spelling Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.Lei de DrogasCódigo Penal MilitarPolicial MilitarA norma penal tem função de manter a coesão social, punindo ao mesmo tempo em que previne o comportamento desviante no âmbito da reação social jurídica ao crime. Durante a história da humanidade, já se manifestou em um extenso rol de penas cruéis, mas hoje ela acompanha os valores de humanização universalmente aceitos. No meio militar, são – e sempre foram - mais severas, entretanto, essa diferenciação entre as penas deve guardar apenas a discrepância necessária à preservação dos bens jurídicos distintos. Exemplo disso seria a inadmissão do princípio da insignificância ao porte de drogas por militar, punido de igual forma que aquele que trafica. A discussão gira em torno da consideração de um quadro social de epidemia do uso de drogas no mundo moderno, dos seus impactos sociais e da necessidade de repensar a matéria como questão de saúde pública, inclusive e especialmente no meio policial militar. Daí a razão da necessária reflexão sobre o direito do cidadão comum não ser punido pelo porte de quantidade ínfima em face da Lei de Drogas, ao passo que tal medida não pode ser aplicada ao militar. Daí a discussão se pautar na busca pela congruência ou não com princípios constitucionais de proporcionalidade e individualização da pena.Fórum Brasileiro de Segurança Pública2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/81510.31060/rbsp.2018.v12.n1.815Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 12 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 22; 208-200Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 12 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 22; 208-2002595-02581981-1659reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)instacron:FBSP-1porhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/815/285Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Segurança Públicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes deWerner, George AndradeCosta, Eduardo Tadeu Silva2021-11-11T16:33:47Zoai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/815Revistahttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/indexONGhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/oairevista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br2595-02581981-1659opendoar:2021-11-11T16:33:47Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
title Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
spellingShingle Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
Queiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes de
Lei de Drogas
Código Penal Militar
Policial Militar
title_short Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
title_full Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
title_fullStr Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
title_full_unstemmed Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
title_sort Lei de Drogas, Código Penal Militar e o princípio insignificância: da necessidade da sanção à humanização da pena.
author Queiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes de
author_facet Queiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes de
Werner, George Andrade
Costa, Eduardo Tadeu Silva
author_role author
author2 Werner, George Andrade
Costa, Eduardo Tadeu Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Isaac Newton Lucena Fernandes de
Werner, George Andrade
Costa, Eduardo Tadeu Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de Drogas
Código Penal Militar
Policial Militar
topic Lei de Drogas
Código Penal Militar
Policial Militar
description A norma penal tem função de manter a coesão social, punindo ao mesmo tempo em que previne o comportamento desviante no âmbito da reação social jurídica ao crime. Durante a história da humanidade, já se manifestou em um extenso rol de penas cruéis, mas hoje ela acompanha os valores de humanização universalmente aceitos. No meio militar, são – e sempre foram - mais severas, entretanto, essa diferenciação entre as penas deve guardar apenas a discrepância necessária à preservação dos bens jurídicos distintos. Exemplo disso seria a inadmissão do princípio da insignificância ao porte de drogas por militar, punido de igual forma que aquele que trafica. A discussão gira em torno da consideração de um quadro social de epidemia do uso de drogas no mundo moderno, dos seus impactos sociais e da necessidade de repensar a matéria como questão de saúde pública, inclusive e especialmente no meio policial militar. Daí a razão da necessária reflexão sobre o direito do cidadão comum não ser punido pelo porte de quantidade ínfima em face da Lei de Drogas, ao passo que tal medida não pode ser aplicada ao militar. Daí a discussão se pautar na busca pela congruência ou não com princípios constitucionais de proporcionalidade e individualização da pena.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/815
10.31060/rbsp.2018.v12.n1.815
url https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/815
identifier_str_mv 10.31060/rbsp.2018.v12.n1.815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/815/285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 12 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 22; 208-200
Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 12 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 22; 208-200
2595-0258
1981-1659
reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron:FBSP-1
instname_str Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron_str FBSP-1
institution FBSP-1
reponame_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
collection Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
repository.mail.fl_str_mv revista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br
_version_ 1754913694077157376