Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Bornhofen, Paulo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Tenfen, Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
Texto Completo: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53
Resumo: A análise criminal é uma ferramenta que acompanha o planejamento do policiamento na maioria dos departamentos depolícia. Formas rudimentares desta ferramenta aparecem nos famosos mapas de alfinetes. Com a inclusão da informáticana rotina dos departamentos era de se esperar que os mapas de alfinetes migrassem para modernos sistemas deinformação geográfica, conhecidos pela sigla SIG – Sistema de Informação Geográfica.1 Entretanto, para esta transição,muitos departamentos têm se deparado com uma grande dificuldade para sua operacionalização, que é a aquisição de umabase cartográfica digitalizada, ou seja, um mapa georreferenciado da região a ser policiada. Esse texto aborda a soluçãoencontrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Blumenau, que desenvolveu e implantou um sistema queprojeta os dados armazenados no Sistema Copom (Centro de Operações Policial Militar) sobre a base cartográfica do portalGoogle Maps. Mais do que produzir uma ferramenta gerencial a custo zero para os cofres públicos, o código utilizado nosistema está disponibilizado de forma gratuita para que qualquer instituição policial possa dele fazer uso.
id FBSP_4fc97c43e06dfcc9cf214e0068e8c380
oai_identifier_str oai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/53
network_acronym_str FBSP
network_name_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento criminal por meio da plataforma Google MapsMapeamento criminalTecnologiaSegurança públicaA análise criminal é uma ferramenta que acompanha o planejamento do policiamento na maioria dos departamentos depolícia. Formas rudimentares desta ferramenta aparecem nos famosos mapas de alfinetes. Com a inclusão da informáticana rotina dos departamentos era de se esperar que os mapas de alfinetes migrassem para modernos sistemas deinformação geográfica, conhecidos pela sigla SIG – Sistema de Informação Geográfica.1 Entretanto, para esta transição,muitos departamentos têm se deparado com uma grande dificuldade para sua operacionalização, que é a aquisição de umabase cartográfica digitalizada, ou seja, um mapa georreferenciado da região a ser policiada. Esse texto aborda a soluçãoencontrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Blumenau, que desenvolveu e implantou um sistema queprojeta os dados armazenados no Sistema Copom (Centro de Operações Policial Militar) sobre a base cartográfica do portalGoogle Maps. Mais do que produzir uma ferramenta gerencial a custo zero para os cofres públicos, o código utilizado nosistema está disponibilizado de forma gratuita para que qualquer instituição policial possa dele fazer uso.Fórum Brasileiro de Segurança Pública2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 3 n. 2 (2009): Revista Brasileira de Segurança Pública 5Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 3 No. 2 (2009): Revista Brasileira de Segurança Pública 52595-02581981-1659reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)instacron:FBSP-1porhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53/51Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Públicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoberto Bornhofen, PauloTenfen, Emerson2022-03-17T01:24:15Zoai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/53Revistahttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/indexONGhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/oairevista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br2595-02581981-1659opendoar:2022-03-17T01:24:15Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
title Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
spellingShingle Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
Roberto Bornhofen, Paulo
Mapeamento criminal
Tecnologia
Segurança pública
title_short Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
title_full Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
title_fullStr Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
title_full_unstemmed Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
title_sort Mapeamento criminal por meio da plataforma Google Maps
author Roberto Bornhofen, Paulo
author_facet Roberto Bornhofen, Paulo
Tenfen, Emerson
author_role author
author2 Tenfen, Emerson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Bornhofen, Paulo
Tenfen, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento criminal
Tecnologia
Segurança pública
topic Mapeamento criminal
Tecnologia
Segurança pública
description A análise criminal é uma ferramenta que acompanha o planejamento do policiamento na maioria dos departamentos depolícia. Formas rudimentares desta ferramenta aparecem nos famosos mapas de alfinetes. Com a inclusão da informáticana rotina dos departamentos era de se esperar que os mapas de alfinetes migrassem para modernos sistemas deinformação geográfica, conhecidos pela sigla SIG – Sistema de Informação Geográfica.1 Entretanto, para esta transição,muitos departamentos têm se deparado com uma grande dificuldade para sua operacionalização, que é a aquisição de umabase cartográfica digitalizada, ou seja, um mapa georreferenciado da região a ser policiada. Esse texto aborda a soluçãoencontrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Blumenau, que desenvolveu e implantou um sistema queprojeta os dados armazenados no Sistema Copom (Centro de Operações Policial Militar) sobre a base cartográfica do portalGoogle Maps. Mais do que produzir uma ferramenta gerencial a custo zero para os cofres públicos, o código utilizado nosistema está disponibilizado de forma gratuita para que qualquer instituição policial possa dele fazer uso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53
url https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/53/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 3 n. 2 (2009): Revista Brasileira de Segurança Pública 5
Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 3 No. 2 (2009): Revista Brasileira de Segurança Pública 5
2595-0258
1981-1659
reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron:FBSP-1
instname_str Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron_str FBSP-1
institution FBSP-1
reponame_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
collection Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
repository.mail.fl_str_mv revista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br
_version_ 1754913693048504320