Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Raul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
Texto Completo: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857
Resumo: O Massacre nas Penitenciárias Estadual de Alcaçuz e Rogério Madruga (Pavilhão 5), estabelecimentos contíguos e localizados no Estado do RN, ocorrido em janeiro de 2017 e do qual resultaram no mínimo 26 mortos, deu início a uma escalada de violência nunca antes vista no Estado. As consequências se espraiam por todo sistema prisional e têm reflexos nas ruas, com a ocorrência de homicídios e execuções cotidianas de pessoas vinculadas, de um modo direto ou não, a esse contexto. Pela sua dramaticidade, e duração no tempo, o evento permite evidenciar claramente as duas formas de poder estatal expostas por Foucault (2005) nas prisões: o poder soberano de “fazer morrer” e o poder exercido através do dispositivo do “deixar morrer”. Por outro lado, também convida à uma reflexão sobre a condição de pesquisador, militante e testemunha em um contexto marcado pela dor, sofrimento e por violações constantes perpetuadas por parte do Estado, ao mesmo tempo, omisso e violador de direitos.
id FBSP_c6cf8de83ed7e476cd00f732be01a0c3
oai_identifier_str oai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/857
network_acronym_str FBSP
network_name_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository_id_str
spelling Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.Massacre. Sistema prisional. Familiares de presos. Direitos humanos. Segurança pública.O Massacre nas Penitenciárias Estadual de Alcaçuz e Rogério Madruga (Pavilhão 5), estabelecimentos contíguos e localizados no Estado do RN, ocorrido em janeiro de 2017 e do qual resultaram no mínimo 26 mortos, deu início a uma escalada de violência nunca antes vista no Estado. As consequências se espraiam por todo sistema prisional e têm reflexos nas ruas, com a ocorrência de homicídios e execuções cotidianas de pessoas vinculadas, de um modo direto ou não, a esse contexto. Pela sua dramaticidade, e duração no tempo, o evento permite evidenciar claramente as duas formas de poder estatal expostas por Foucault (2005) nas prisões: o poder soberano de “fazer morrer” e o poder exercido através do dispositivo do “deixar morrer”. Por outro lado, também convida à uma reflexão sobre a condição de pesquisador, militante e testemunha em um contexto marcado pela dor, sofrimento e por violações constantes perpetuadas por parte do Estado, ao mesmo tempo, omisso e violador de direitos.Fórum Brasileiro de Segurança Pública2017-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 11 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Segurança Pública 21Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 11 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Segurança Pública 212595-02581981-1659reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)instacron:FBSP-1porhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857/262Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Segurança Públicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Juliana GonçalvesRodrigues, Raul2021-11-11T16:53:49Zoai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/857Revistahttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/indexONGhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/oairevista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br2595-02581981-1659opendoar:2021-11-11T16:53:49Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
title Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
spellingShingle Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
Melo, Juliana Gonçalves
Massacre. Sistema prisional. Familiares de presos. Direitos humanos. Segurança pública.
title_short Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
title_full Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
title_fullStr Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
title_full_unstemmed Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
title_sort Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.
author Melo, Juliana Gonçalves
author_facet Melo, Juliana Gonçalves
Rodrigues, Raul
author_role author
author2 Rodrigues, Raul
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Juliana Gonçalves
Rodrigues, Raul
dc.subject.por.fl_str_mv Massacre. Sistema prisional. Familiares de presos. Direitos humanos. Segurança pública.
topic Massacre. Sistema prisional. Familiares de presos. Direitos humanos. Segurança pública.
description O Massacre nas Penitenciárias Estadual de Alcaçuz e Rogério Madruga (Pavilhão 5), estabelecimentos contíguos e localizados no Estado do RN, ocorrido em janeiro de 2017 e do qual resultaram no mínimo 26 mortos, deu início a uma escalada de violência nunca antes vista no Estado. As consequências se espraiam por todo sistema prisional e têm reflexos nas ruas, com a ocorrência de homicídios e execuções cotidianas de pessoas vinculadas, de um modo direto ou não, a esse contexto. Pela sua dramaticidade, e duração no tempo, o evento permite evidenciar claramente as duas formas de poder estatal expostas por Foucault (2005) nas prisões: o poder soberano de “fazer morrer” e o poder exercido através do dispositivo do “deixar morrer”. Por outro lado, também convida à uma reflexão sobre a condição de pesquisador, militante e testemunha em um contexto marcado pela dor, sofrimento e por violações constantes perpetuadas por parte do Estado, ao mesmo tempo, omisso e violador de direitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857
url https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 11 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Segurança Pública 21
Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 11 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Segurança Pública 21
2595-0258
1981-1659
reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron:FBSP-1
instname_str Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron_str FBSP-1
institution FBSP-1
reponame_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
collection Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
repository.mail.fl_str_mv revista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br
_version_ 1754913694091837440