O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano da Rosa, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182
Resumo: Se a sociologia “positivista-funcionalista” de Durkheim, que implica o fundamento da objetivação do social e tende a se deter nas fronteiras que encerram os equilíbrios estruturais, as uniformidades culturais e as formas de coesão da sociedade política, categoriza a educação como fato social que, trazendo os pressupostos que envolvem a coercibilidade, a exterioridade e a generalidade, converge para estabelecer a integração dos sujeitos, a teoria de Marx, baseada no materialismo histórico e dialético, priorizando a instabilidade relativa corporificada pelas contradições do sistema, concebe o processo de ensino-aprendizagem como uma forma institucional que funciona para instaurar o consenso através da ideologia, resultando em uma formação que emerge como uma criação humana “reificada”, que consiste no antagonismo entre a essência social-objetiva da humanidade e a existência singular de cada indivíduo.
id FC-1_12989b6f46e69060b70fe593b4646c1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANADurkheimMarxeducaçãointegraçãoalienação.Se a sociologia “positivista-funcionalista” de Durkheim, que implica o fundamento da objetivação do social e tende a se deter nas fronteiras que encerram os equilíbrios estruturais, as uniformidades culturais e as formas de coesão da sociedade política, categoriza a educação como fato social que, trazendo os pressupostos que envolvem a coercibilidade, a exterioridade e a generalidade, converge para estabelecer a integração dos sujeitos, a teoria de Marx, baseada no materialismo histórico e dialético, priorizando a instabilidade relativa corporificada pelas contradições do sistema, concebe o processo de ensino-aprendizagem como uma forma institucional que funciona para instaurar o consenso através da ideologia, resultando em uma formação que emerge como uma criação humana “reificada”, que consiste no antagonismo entre a essência social-objetiva da humanidade e a existência singular de cada indivíduo.Universidade Federal do Maranhão2016-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182Cadernos Zygmunt Bauman; v. 6 n. 12 (2016): O legado de Bauman2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182/4289Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano da Rosa, Luiz Carlos2017-08-27T18:44:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-08-27T18:44:36Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
title O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
spellingShingle O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
Mariano da Rosa, Luiz Carlos
Durkheim
Marx
educação
integração
alienação.
title_short O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
title_full O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
title_fullStr O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
title_full_unstemmed O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
title_sort O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA
author Mariano da Rosa, Luiz Carlos
author_facet Mariano da Rosa, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano da Rosa, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Durkheim
Marx
educação
integração
alienação.
topic Durkheim
Marx
educação
integração
alienação.
description Se a sociologia “positivista-funcionalista” de Durkheim, que implica o fundamento da objetivação do social e tende a se deter nas fronteiras que encerram os equilíbrios estruturais, as uniformidades culturais e as formas de coesão da sociedade política, categoriza a educação como fato social que, trazendo os pressupostos que envolvem a coercibilidade, a exterioridade e a generalidade, converge para estabelecer a integração dos sujeitos, a teoria de Marx, baseada no materialismo histórico e dialético, priorizando a instabilidade relativa corporificada pelas contradições do sistema, concebe o processo de ensino-aprendizagem como uma forma institucional que funciona para instaurar o consenso através da ideologia, resultando em uma formação que emerge como uma criação humana “reificada”, que consiste no antagonismo entre a essência social-objetiva da humanidade e a existência singular de cada indivíduo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182/4289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 6 n. 12 (2016): O legado de Bauman
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292617916416